Para combater a escassez no setor de TI, 500 vagas em cursos gratuitos estão abertas para jovens do Maranhão. Saiba como participar dos cursos de Tecnologia da Informação e ingressar no mercado de trabalho.
O Governo do Maranhão está com inscrições abertas em cursos gratuitos para os interessados em se qualificar ou requalificar nas áreas de tecnologia e que estejam em busca de oportunidades, consoante à escassez no setor de TI. Estão sendo oferecidas 500 vagas em cursos de Tecnologia da Informação por meio do programa Trilhas Inova.
Quem pode participar dos cursos gratuitos para escassez no setor de TI?
Executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o edital já conta com 3.315 inscritos de 181 cidades do Maranhão. As inscrições seguem até o dia 18 de outubro.
O programa, que visa combater a escassez no setor de TI, é destinado a pessoas com idade a partir de 16 anos, que residem no Maranhão e estejam cursando ou tenham completado o ensino médio em escolas públicas ou privadas (com bolsa integral) e caso tenham feito ou façam ensino superior, que seja em uma instituição pública ou privada, com bolsa integral.
- Quer se qualificar de graça em 2025? IF oferece mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos; As inscrições começam na próxima segunda-feira (18) e vão até 10 de janeiro
- Quer aprender inglês de graça? UFRGS oferece cursos gratuitos com inscrições abertas até 23 de novembro
- Quer se qualificar de graça? Firjan SENAI abre mais de 150 vagas em cursos gratuitos com início ainda em novembro; Veja como participar
- Instituto Federal abre inscrições com MAIS DE MIL vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio sem necessidade de prova
Os interessados nos cursos de Tecnologia da Informação devem ter acesso a computador e internet, além de disponibilidade de 8 horas semanais para as atividades.
As vagas são em cursos gratuitos para escassez no setor de TI na área de Programação de Sites/Front-Emd (125 vagas), Programação de Jogos (50 vagas), Programação de Sistemas/Jack-End (125 vagas), Design e Experiência do Usuário (100 vagas) e Ciência de Dados (100 vagas).
Além disso, haverá uma trilha extra de carreiras para todos os participantes. Nesta etapa, o governo ampliou para 1.000 o número total de vagas, considerando os 500 jovens já selecionados no começo do ano.
Como participar dos cursos de Tecnologia da Informação?
O edital Secti, com informações da inscrição e critérios para os cursos gratuitos, está disponível no site da Secti. A princípio, o candidato deve acessar o site da Inova, clicar no menu Startups, clicar no submenu Trilhas e clicar o botão do formulário de inscrição.
Para efetivar a inscrição, o candidato deverá preencher e enviar o formulário disponível no endereço mencionado, com os documentos digitais solicitado, conforme descrito no edital.
O candidato, no ato de sua inscrição, deverá fazer o upload de documentos, em formato PDF, como certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de vínculo com a instituição, caso ainda esteja cursando e declaração ou comprovante de bolsista, entre outros como RG e CPF, Comprovante de residência e declaração de inscrição.
Confira o valor da bolsa de estudo para os cursos de Tecnologia da Informação
Segundo Natássia Weba, enfatizou a titular da Secti, este edital para cursos de Tecnologia da Informação representa uma porta de entrada para o futuro dos jovens, ao oferecer oportunidades de capacitação em áreas inovadoras e proporcionar apoio financeiro, suportes fundamentais para fazer a diferença na trajetória dos selecionados.
Investir na formação das novas gerações com cursos gratuitos garante preparação para os desafios do mercado de trabalho e combater a escassez no setor de TI. A instituição está criando um ambiente propício para a criatividade, a inovação e o desenvolvimento pessoal.
O projeto de cursos de Tecnologia da Informação é uma chance de empoderar esses jovens, proporcionando conhecimento e a chance de colocar em prática tudo o que aprenderem a serem protagonistas no futuro.
O programa de cursos gratuitos oferece 500 bolsas de estudo, no valor de R$ 500 cada, durante quatro meses, totalizando R$ 2 mil. Com uma carga horária total de 400 horas, os participantes terão 20 semanas de aulas online e atividades práticas. Ao final dos cursos, os participantes recebem certificado e farão parte de um banco de talentos integrado com empresas da área.