Novo hatch da Volkswagen faz mega lançamento em Nürburgring para enlouquecer fãs da marca e carro alcança 267 km/h com 300 cv de potência!
O Volkswagen Golf Clubsport 2024 foi finalmente apresentado ao público em Nürburgring, na Alemanha, durante a icônica corrida de 24 horas. Esta edição especial comemora os 50 anos do Volkswagen Golf, trazendo 300 cavalos de potência, tornando-se o Golf GTI mais potente já produzido pela marca. Este lançamento destaca-se não apenas pela potência, mas também pelo design e tecnologia avançada.
Design externo do Golf Clubsport 2024
Diferente do Golf GTI padrão, que possui 265 cv, o Clubsport é imediatamente reconhecível graças às suas distintivas “asas” dianteiras maiores e acabamento em preto brilhante. Este hatch também conta com luzes dianteiras IQ.LIGHT LED Matrix e luzes traseiras 3D LED opcionais, com funções de pisca dinâmico e sequências personalizáveis “Welcome” e “Goodbye”.
Outro detalhe que chama a atenção é o spoiler traseiro de grandes dimensões com aberturas para melhorar a aerodinâmica, essencial para um desempenho superior. Na traseira, o Clubsport mantém os dois escapamentos simples, com a opção de um sistema de escapamento esportivo Akrapovic, que intensifica o som do motor e vem de série no pacote opcional “Race”.
-
SUVs mais baratos do Brasil em 2025: 5 modelos novos com visual moderno, espaço de sobra e preço até R$ 120 mil
-
5 motos custom que rodam muito, gastam pouco e raramente param na oficina – inclusive uma Harley entra na lista
-
Conheça “Dieselpunk”, scooter russa com visual retrô e motorzão V4 de 1.200 cc retirado de um carro soviético dos anos 70
-
O sedã da Honda que em 2007 trouxe painel futurista de dois andares e câmbio de 5 marchas — e ainda hoje deixa muito carro zero no “chinelo” fazendo até 13 km por litro
Interior luxuoso e tecnológico
O interior do Volkswagen Golf Clubsport 2024 é uma combinação de tradição e modernidade. O famoso padrão xadrez dos bancos e a icônica bola na alavanca do câmbio permanecem, mas agora são complementados por uma central multimídia modular de quarta geração (MIB4) com uma tela sensível ao toque de 12,9 polegadas. Disponível em duas versões, a central oferece navegação GPS como upgrade na versão Ready 2 Discover ou como item de série na versão Discover.
Os assentos em ArtVelours, um material robusto, proporcionam um toque premium, com couro e fibra de carbono disponíveis como opcionais. O sistema de áudio pode ser melhorado com o Sound System 2 de 480 watts da Harman Kardon, além da adição de um assistente virtual via ChatGPT.
Potência e desempenho mecânico
O motor EA888 evo4 turbo do Clubsport, a gasolina, de quatro cilindros com injeção direta TSI a 350 bar, entrega 300 cv e 40,8 kgfm de torque ao eixo dianteiro. Com a transmissão automatizada DSG de 7 marchas, o Golf Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 267 km/h com o pacote “Race”.
Ambos os modelos GTI possuem um diferencial de deslizamento limitado (XDS) no eixo dianteiro controlado eletronicamente, garantindo uma gestão de torque eficiente mesmo nas condições de condução mais extremas. O Clubsport se destaca ainda mais pela nova direção progressiva, configurada para uma resposta mais precisa e ágil.
Preços e disponibilidade do Golf Clubsport 2024
A partir de junho de 2024, o novo Golf GTI Clubsport estará disponível para encomenda na Europa, com preços ainda a serem anunciados para o mercado italiano. Estima-se que o preço inicial supere os 50.000 euros (R$ 284.518), considerando que o GTI padrão começa em 44.950 euros (R$ 255.782).
A Volkswagen está avaliando trazer o Golf de volta ao Brasil, com uma versão esportiva para competir com o Toyota GR Corolla e o Honda Civic Type-R. Segundo Ciro Possobom, presidente da Volkswagen na América Latina, a marca ainda considera se trará o Golf GTI ou o Golf R, com o Clubsport sendo uma possível opção para um esportivo exclusivo.
Assim, o Volkswagen Golf Clubsport 2024 promete ser uma combinação perfeita de potência, design e tecnologia, elevando ainda mais o prestígio da linha Golf no mercado automotivo global.