O aumento da produção de baterias da Tesla, feitas pela Panasonic, será na cidade Kansas e terá início após o ano de 2024
A Panasonic está, atualmente, fornecendo baterias de lítio para a Tesla da joint venture em Nevada e no Japão. As linhas de produção de baterias no país são mais efetivas e a Panasonic está atualmente buscando melhorar os processos de fabricação de baterias nos EUA para que as fábricas do país possam conduzir a eficiência do Japão. Existem reservas da Panasonic para aumentar a produtividade em 10%.
Alguns técnicos japoneses foram para Nevada no primeiro semestre de 2022 para otimizar a produção de baterias da Panasonic em uma fábrica local de baterias de tração, segundo o Nikkei Asian Review. Futuramente, a melhora das fábricas deverá impulsionar a produção anual de baterias de tração com uma capacidade total de 43 GWh.
Nos EUA, a Panasonic vai aumentar a produção de baterias com células de lítio de tamanho 2170, que já são utilizadas há muito tempo e devem, aos poucos, dar lugar a células mais modernas do tipo 4680. A Panasonic já fabrica estas últimas baterias em sua linha piloto no Japão e nos EUA. Na conferência trimestral, antecedendo a última, Elon Musk admite que neste ano as capacidades da Tesla não serão limitadas pelo número de células 4680 disponíveis.
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Melhora nas fábricas de produção de baterias da Tesla não será feita antes de 2024
A Panasonic afirmou no mês de julho que está planejando construir uma nova unidade de células de bateria no Kansas, porém, esse empreendimento não sairá até o ano de 2024, no mínimo.
A mídia chinesa discorreu de forma direta na semana do dia 08 de agosto sobre a possibilidade da Tesla utilizar as baterias de pacotes fabricados pela empresa chinesa BYD em sua fábrica em Berlim. Os veículos elétricos da Tesla agora utilizam células de bateria cilíndricas e a modificação para baterias complicaria de forma extrema os processos de produção de baterias em Berlim, com isso, esses rumores devem ser tratados com cautela.
É possível, no entanto, que em alguns modelos dos anos seguintes de veículos elétricos, a Tesla preveja a utilização de baterias Panasonic de layout diferentes, principalmente na China, onde é altamente dependente de fornecedores locais.
Tesla utiliza baterias da BYD em seus carros elétricos
De acordo com a imprensa chinesa, a Tesla já estaria usando as baterias de lâminas (Blade) da chinesa BYD em seus veículos elétricos desenvolvidos na gigante fábrica de Berlim, uma unidade que foi estabelecida neste ano e está em processo de ramp-up.
De acordo com a reportagem do site Sinatech, as primeiras unidades da bateria Blade vão estar nos modelos Tesla Model Y montados na fábrica alemã no período entre o final de agosto e o início do mês de setembro. Também afirma-se que as baterias não serão usadas na fábrica da Tesla em Xangai, pelo menos não neste primeiro momento.
Se pensarmos no passado da produtora de baterias, de acordo com Lian Yubo, vice-presidente executivo da BYD e diretor do Automotive Engineering Research Institute já tinha falado sobre a parceria em uma entrevista à mídia estatal CGTN. Na reunião, o executivo comentou que a BYD em breve fornecerá baterias de lâminas à Tesla.
No primeiro momento, o único veículo da Tesla equipado com as baterias Blade será mesmo o SUV elétrico Model Y, de acordo com fontes ligadas ao assunto. Contudo, se trata de uma parceria que aumenta de forma lenta, outrossim, o uso integral das baterias Blade poderá ficar mais para o ano que vem.