O projeto da Universidade de Strathclyde e da Oscar Propulsion visa garantir melhorias na navegação e diminuição na poluição marinha causada nas operações. A nova tecnologia reduz em até 14% a emissão do ruído subaquático nas hélices dos navios.
Visando novas melhorias na logística de navegação e ainda mais compromisso ambiental, a Universidade de Strathclyde se uniu à Oscar Propulsion para um novo projeto, ainda em desenvolvimento nesta quinta-feira (12/01). A iniciativa busca novas soluções para a redução do ruído subaquático causado pelas hélices de navios, reduzindo assim a poluição marinha causada nas operações com as embarcações. As organizações chegaram a uma tecnologia eficiente reduzindo em até 14% os ruídos, mas pretendem expandir os números.
Parceria da Universidade de Strathclyde e da Oscar Propulsion é essencial para minimizar os danos causados pelo ruído das hélices de navios
O setor de navegação marítima vem buscando cada vez mais novas soluções para se adequar às necessidades do meio ambiente e minimizar os impactos causados à fauna e à flora marinhas.
Entre elas, está a iniciativa da Universidade de Strathclyde e da Oscar Propulsion para uma nova tecnologia que reduz em até 14% o ruído causadas pelas hélices de navios durante a navegação.
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O sistema reduz a cavitação do vórtice na ponta da hélice, aplicando um pequeno número de furos estrategicamente posicionados nas pás da hélice.
Dessa forma, o acréscimo desses orifícios para o alívio de pressão resulta assim em hélices mais silenciosas e com menos impactos à fauna marinha.
Lars Eikeland, diretor Marítimo da Oscar Propulsion, destacou que o ruído subaquático ainda é um dos principais problemas causados pelas navegações marítimas.
No entanto, ele destaca que, ao contrário de outras formas de poluição marinha, não existem regulamentações para minimizar os impactos causados pelas hélices dos navios.
Dessa forma, se fez necessário um projeto como o da Oscar Propulsion e da universidade para o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de reduzir esse problema.
“O aumento dos níveis de ruído, especialmente na faixa de baixa frequência, está desorientando a fauna marinha e interrompendo seus sinais de comunicação, levando a mudanças comportamentais ou extinção. Agora temos uma solução econômica e fácil de aplicar que evita que isso aconteça”, reforçou o especialista.
Nova tecnologia da Oscar Propulsion permite uma redução de até 14% no ruído causado pelas hélices de navios durante as operações de navegação marítima
Foram quatro anos de dinâmica de fluidos computacional abrangente (CFD), modelagem e testes de túnel de cavitação durante a fase de desenvolvimento da solução da companhia Oscar Propulsion.
O projeto, em parceria com a Universidade de Strathclyde, trouxe grandes resultados e contribuições para a navegação marítima global.
Isso, pois, segundo a empresa, a nova tecnologia permite reduzir em até 14% o ruído causado pelas hélices de navios nas operações.
Os resultados foram verificados posteriormente em testes nas hélices de subcavitação no “Princess Royal”, um catamarã de pesquisa de 19m operado pela Newcastle University.
Além disso, ambas as organizações realizaram os testes de estresse de hélice CFD Finite Element (FE) no ano passado, com resultados satisfatórios para o setor marítimo global.
Assim, as empresas trabalham em busca de um compromisso ambiental ainda maior nas operações de navegação.
Conheça a Oscar Propulsion
A Oscar Propulsion é uma empresa de tecnologia focada em projetos de propulsão de navios. Em colaboração com as principais universidades e empresas especializadas do Reino Unido, a empresa desenvolve novas tecnologias inovadoras e realiza o licenciamento do seu uso para fabricantes globais em vários setores.