Os serviços no Brasil cresceram mais do que se previa em dezembro, alcançando o maior nível já registrado na história, e isso se manteve por dois anos consecutivos graças à retomada gradual da economia.
O setor de serviços brasileiro mostrou um crescimento considerável em dezembro em relação a novembro, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma elevação de 3,1% foi registrada, logo após o início das atividades econômicas.
O resultado surpreendeu a todos e interrompeu dois meses seguidos de declínios, ultrapassando as expectativas da Reuters que era de um crescimento de 1,0%. O desempenho foi excelente!
Serviços crescem 3,1% em dezembro e fecham 2022 com alta de 8,3%
No ano de 2021, os serviços alcançaram um patamar de crescimento recorde: 10,9%! Após a pandemia, o setor conseguiu recuperar e chegar a uma alta acumulada de 8,3%, 14,4% maior do que o nível visto antes da crise. Com isso, 2022 fechou com um novo recorde na série histórica iniciada em 2011.
- Investimento na casa dos R$ 3 BILHÕES promete gerar 18 MIL empregos e transformar pequena cidade brasileira
- Mais de 1 MILHÃO de idosos sofrem com descontos indevidos: Auditoria do INSS revela escândalo em benefícios
- Elon Musk comprou o Twitter por 41,8 bilhões de euros, demitiu 80% dos funcionários, cortou 4 milhões de euros em custos e viu a receita despencar 59%
- É do Brasil! Soberania nacional fala mais alto e EUA terá que devolver pedra valiosa monumental avaliada em R$ 2 BILHÕES após retirada ilegal do solo brasileiro
Apesar do crescimento de 6,0% da economia no ano passado comparado ao dezembro anterior – maior que o esperado – os serviços se beneficiaram muito da reabertura da economia após a pandemia de Covid-19. Entretanto, esse impulso tende a perder força com o tempo.
Com a elevação dos juros no país e a desaceleração da economia global, os serviços que oferecemos não podem esperar ganhar mais força. Estamos enfrentando um momento em que os efeitos defasados desses fatores se farão sentir, exigindo toda a nossa criatividade para encontrar soluções que possam nos ajudar a superar esses desafios.
Em dezembro, o setor de transporte teve uma alta de 2,5%, contribuindo para o resultado positivo do IBGE. Outros serviços também apresentaram um crescimento expressivo, com 10,3% a mais do que no mês anterior.
O ano de 2022 foi um período de grandes avanços para o ramo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registrou um crescimento acumulado de 13,3%. Esta foi uma influência significativa no desenvolvimento da economia no ano.
O setor de transportes apresentou um crescimento desde 2020, com uma dinâmica diferente. De acordo com o analista da pesquisa, Luiz Almeida, o aumento foi impulsionado pela área de logística, com os serviços de entrega substituindo as compras presenciais.
No último ano de 2022, o segundo setor com maior impacto nos resultados foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceu em 7,7%. O turismo também experimentou um avanço significativo no mesmo período, aumentando 4,1% em dezembro e 29,9% no acumulado do ano. Com esses números, o setor está 1,5% mais elevado que antes da pandemia e 5,5% abaixo do seu ponto mais alto na série histórica, atingido em fevereiro de 2014.