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Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 59 comentários

China se mostra à frente na indústria automotiva e apresenta novo motor movido a amônia, prometendo superar o hidrogênio na corrida energética!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/11/2024 às 12:11
novo motor movido a amônia
Foto: Reprodução/ Youtube
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China quer superar gigantes da indústria automotiva e apresenta novo motor movido a amônia que entrega até 120 kW. Entenda como funciona este novo propulsor e seus benefícios para o meio ambiente.

China pode revolucionar com motor a amônia, prometendo nova era na indústria automotiva:
Em uma busca contínua por alternativas energéticas mais sustentáveis, a China deu um passo significativo com a criação de um novo motor movido a amônia. Esta inovação, revelada pelo Guangzhou Automobile Group Co. (GAC) durante o Tech Day 2024, promete marcar uma virada na indústria automotiva. De acordo com a Bloomberg, o motor de 2.0 litros foi projetado para queimar amônia líquida de forma eficiente e segura, apresentando-se como uma solução viável para reduzir as emissões de carbono e promover um futuro mais verde.

Novo motor movido a amônia da China entrega 120 kW

Esta inovação promete uma redução de até 90% nas emissões de carbono se comparado com os combustíveis fósseis tradicionais. Historicamente, a amônia é usada em vários setores, principalmente como fertilizante agrícola, contudo, sua aplicação como combustível em veículos é relativamente recente.

O novo motor movido a amônia da GAC em parceria com a Toyota não é pioneiro nessa frente, visto que há uma década, pesquisadores do Instituto Coreano de Pesquisa de Energia já haviam testado o AmVeh, um carro que atuava com uma mistura de 70% de amônia e 30% de gasolina, reduzindo as emissões de CO2 em 70%. Contudo, a GAC agora explora a potência da amônia pura como combustível na indústria automotiva.

O motor apresenta uma potência de 120 kW (161 hp) e, embora ainda produza um pouco de dióxido de carbono, a emissão é drasticamente reduzida. Este novo motor movido a amônia da China chega em um momento extremamente crucial, dado que a amônia pode ser produzida de forma mais limpa do que outros combustíveis e transportada com mais eficiência. Contudo, a manipulação da amônia exige cuidados devido à sua natureza corrosiva e perigosa para seres humanos e o meio ambiente.

China aposta na queima direta da amônia líquida 

Outras iniciativas na indústria automotiva estão explorando a desintegração da amônia em hidrogênio e nitrogênio, utilizando células de combustível para produzir energia elétrica, enquanto outras se concentram em motores a combustão modificados. A estratégia da GAC, contudo, aposta na queima direta de amônia líquida. 

A transição para a amônia como combustível na indústria automotiva não apenas envolve a inovação no design do novo motor. É necessária a construção de uma infraestrutura robusta para produção, armazenamento e distribuição de amônia. Este desafio logístico é amplificado pela necessidade de garantir a segurança no transporte e armazenamento deste combustível altamente volátil.

A aposta da China com este novo motor movido a amônia como substituto ao hidrogênio e combustíveis fósseis reflete a mudança de paradigma na busca por soluções energéticas sustentáveis.

Enquanto o mercado global de hidrogênio continua crescendo, previsto para superar os 200 bilhões de dólares até 2025 segundo a CAS, a amônia emerge como um competidor viável com potencial para redefinir as normas de emissões e eficiência energética no setor de transportes.

Amônia pode marcar uma virada na indústria automotiva rumo à sustentabilidade

O desenvolvimento e implementação de tecnologias como o novo motor movido a amônia da China são essenciais para atingir reduções significativas nas emissões de carbono. Este avanço tecnológico, juntamente com o compromisso em construir a infraestrutura necessária, poderá ser um marco na jornada global rumo a um futuro mais sustentável.

A inovação contínua e a colaboração entre setores comercial, acadêmico e governamental serão fundamentais para o sucesso desta transição energética. Um fato interessante é que a amônia é um gás incolor, tóxico e de odor forte e desagradável. Apresenta geometria piramidal, além de ser o gás mais solúvel em água que se conhece justamente pela formação de ligações de hidrogênio.

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Humberto
Humberto
25/11/2024 21:55

Já existiu bonde com motor de amônia faz tempo

João
João
Em resposta a  Humberto
26/11/2024 07:58

Sim, mas não era viável, mas agora com investimentos e pressão global para redução dos gases estufas pode ser mais viável.

Mona
Mona
Em resposta a  Humberto
28/11/2024 08:01

Tu leu?

Ricardo
Ricardo
Em resposta a  Mona
29/11/2024 02:26

Deus de discernimento a estes cientistas dos automotores, para que urgentemente ponham no mercado carros menos poluentes para que o clima volte ao normal, pelo bem da humanidade,
#foracombustiveisfosseis.

Última edição em 5 dias atrás por Ricardo
Cristofer
Cristofer
Em resposta a  Ricardo
02/12/2024 00:12

Cara, lamento dizer, mas o clima não volta ao normal. E aliás, os carros não são os maiores causadores dessas mudanças, pode apostar. É tudo um “grande mistério”.

Clodoveu Martins da Silva filho
Clodoveu Martins da Silva filho
26/11/2024 06:09

Isso e ótimo

Gerson Torres
Gerson Torres
26/11/2024 06:17

A queima de amônia produz o NOx, que é pior que o CO2.

Anderson
Anderson
Em resposta a  Gerson Torres
26/11/2024 19:53

Embora a queima de amônia possa gerar óxidos de nitrogênio (NOx), esses gases são menos prejudiciais que o CO₂ em termos de impacto climático e podem ser reduzidos com tecnologias de pós-tratamento de gases, como catalisadores.

Humberto Silva
Humberto Silva
Em resposta a  Gerson Torres
27/11/2024 04:43

Ou seja,o carro pode rodar até com xixi, ou seja,****,urina…!!!

Luis Carlos Borsuk
Luis Carlos Borsuk
26/11/2024 06:52

Enche de esperanças. Pois o elemento mais abundante da atmosfera é o nitrogênio.

Teixeira
Teixeira
Em resposta a  Luis Carlos Borsuk
26/11/2024 16:57

Corrija nitrogênio por hidrogênio e seu comentário será perfeito

Evaristo
Evaristo
Em resposta a  Teixeira
26/11/2024 17:26

Maldoso kkkkk gostei!

Claudinei A Silva
Claudinei A Silva
Em resposta a  Evaristo
01/12/2024 23:54

Quanto menor a emissão de gás carbono, será bem recebido e que venha o combustível amônia!
Tivemos por mais difícil e trágico a pandemia com o COVID 19 assolando o planeta, mas deu para perceber quando foi decretado o luckdon, em poucos dias a mudança no clima e horizonte, as terríveis nuvens cinzas de poluição, haviam dado lugar a um nascer e pôr do sol radiante um cartão postal maravilhoso, parecendo uma pintura, sei que muita gente viu também, isso mostra quanto a a diminuição de veículos diminuiu a poluição do ar, parabéns pela iniciativa de todos governantes e seus desempenhos, para acabar de vez com essa história, também tem de se para com as guerras, e seus efeitos contra a humanidade e a natureza!

Anderson
Anderson
Em resposta a  Teixeira
26/11/2024 19:59

Nitrogênio é, de fato, o elemento mais abundante na atmosfera. 78% do nosso ar é composto por nitrogênio.

A amônia (NH₃) é produzida utilizando nitrogênio (N₂) como um dos componentes principais. O processo industrial mais comum para produzir amônia é o processo Haber-Bosch, que combina nitrogênio com hidrogênio (H₂) sob altas temperaturas e pressões.

Enezio
Enezio
Em resposta a  Anderson
27/11/2024 06:08

Excelente!

Bolsonaro na cadeia
Bolsonaro na cadeia
Em resposta a  Teixeira
26/11/2024 22:32

A porcentagem de nitrogênio na atmosfera terrestre é de cerca de 78%, enquanto a de hidrogênio é de 0,00005%

Leon
Leon
Em resposta a  Bolsonaro na cadeia
27/11/2024 14:28

Quem gosta de puxar c4deia eh o moLusco niNe d3dos! 😎

E você?
E você?
Em resposta a  Bolsonaro na cadeia
01/12/2024 01:58

Só inverter os nomes do seu box que será perfeito seu comentário. 🇧🇷

Emerson Silva
Emerson Silva
Em resposta a  Teixeira
28/11/2024 14:32

Está correto o nitrogênio compõe 78% do ar atmosférico Teixeira.

Felipe Amaro Schmitt
Felipe Amaro Schmitt
26/11/2024 07:02

Amônia é mortal para seres humanos , imagine um vazamento em um interior de carro , é morte certa , idéia péssima.

Ronaldo
Ronaldo
Em resposta a  Felipe Amaro Schmitt
26/11/2024 07:30

Em caso de acidente não escapa ninguém em volta, extremamente perigoso não aprovou.

Anderson
Anderson
Em resposta a  Ronaldo
27/11/2024 23:44

É amônia líquida

Anderson
Anderson
Em resposta a  Felipe Amaro Schmitt
26/11/2024 20:04

Tudo é perigoso.. mas pode ser bem controlado.

Carros movidos a células de hidrogênio, por exemplo, estão sendo utilizados como bomba pela Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Carros elétricos.. não é incomum ver pessoas sendo eletrocutadas ao carregar ou explodirem.

Carros movidos à gás.. explodem seguidamente no Brasil.

Carros à gasolina e álcool.. utilizam material inflamável e produzem Dióxido de Carbono que está matando os seres humanos com as mudanças climáticas..

Enfim.. tudo pode matar, mas amônia pelo menos é possível controlar.

André
André
Em resposta a  Anderson
26/11/2024 21:18

Quem ta morrendo por causa de gases CO2? Só se for na manipulação do **** que acredita no que a lacrosfera ****.

Cesar
Cesar
Em resposta a  André
27/11/2024 11:16

VC OUVIU FALAR DAS ENCHENTES NO SUL DO BRASIL , NOS FURACÕES NOS EUA E NAS NEVASCAS ABSURDAS NA EUROPA ❓

Enezio
Enezio
Em resposta a  Anderson
27/11/2024 06:11

SF6 é mortal e é usado na maioria das subestações e ninguém morreu com isso, graças a Deus!

Marcelo
Marcelo
Em resposta a  Felipe Amaro Schmitt
29/11/2024 23:13

Imagine, se o Brasil nunca terá competência para disponibilizar um parque de recarga para eletricos, a fim de suprir a demanda, imagine se terá condições de operar a nível pais, o transporte e o armazenamento em postos dessa substância tão perigosa e nociva para a saúde, não dá pra entender, estamos precisando urgente abandonar os combustíveis fósseis, pois agridem a natureza e os abençoados dos cientistas estão querendo investir em outras substâncias cheias de restrições, afinal, existe ou não existe essa tecnologia de motor à água que nós temos visto a todo momento serem propagandas e o carro a dínamo, que necessitaria apenas de pequena carga elétrica para ligar?Existiu essa tecnologia? Vi nos comentários que vários são bem de pessoas bem mais informadas que eu,então vcs podem falar melhor à respeito?

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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