China quer superar gigantes da indústria automotiva e apresenta novo motor movido a amônia que entrega até 120 kW. Entenda como funciona este novo propulsor e seus benefícios para o meio ambiente.
China pode revolucionar com motor a amônia, prometendo nova era na indústria automotiva:
Em uma busca contínua por alternativas energéticas mais sustentáveis, a China deu um passo significativo com a criação de um novo motor movido a amônia. Esta inovação, revelada pelo Guangzhou Automobile Group Co. (GAC) durante o Tech Day 2024, promete marcar uma virada na indústria automotiva. De acordo com a Bloomberg, o motor de 2.0 litros foi projetado para queimar amônia líquida de forma eficiente e segura, apresentando-se como uma solução viável para reduzir as emissões de carbono e promover um futuro mais verde.
Novo motor movido a amônia da China entrega 120 kW
Esta inovação promete uma redução de até 90% nas emissões de carbono se comparado com os combustíveis fósseis tradicionais. Historicamente, a amônia é usada em vários setores, principalmente como fertilizante agrícola, contudo, sua aplicação como combustível em veículos é relativamente recente.
O novo motor movido a amônia da GAC em parceria com a Toyota não é pioneiro nessa frente, visto que há uma década, pesquisadores do Instituto Coreano de Pesquisa de Energia já haviam testado o AmVeh, um carro que atuava com uma mistura de 70% de amônia e 30% de gasolina, reduzindo as emissões de CO2 em 70%. Contudo, a GAC agora explora a potência da amônia pura como combustível na indústria automotiva.
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O motor apresenta uma potência de 120 kW (161 hp) e, embora ainda produza um pouco de dióxido de carbono, a emissão é drasticamente reduzida. Este novo motor movido a amônia da China chega em um momento extremamente crucial, dado que a amônia pode ser produzida de forma mais limpa do que outros combustíveis e transportada com mais eficiência. Contudo, a manipulação da amônia exige cuidados devido à sua natureza corrosiva e perigosa para seres humanos e o meio ambiente.
China aposta na queima direta da amônia líquida
Outras iniciativas na indústria automotiva estão explorando a desintegração da amônia em hidrogênio e nitrogênio, utilizando células de combustível para produzir energia elétrica, enquanto outras se concentram em motores a combustão modificados. A estratégia da GAC, contudo, aposta na queima direta de amônia líquida.
A transição para a amônia como combustível na indústria automotiva não apenas envolve a inovação no design do novo motor. É necessária a construção de uma infraestrutura robusta para produção, armazenamento e distribuição de amônia. Este desafio logístico é amplificado pela necessidade de garantir a segurança no transporte e armazenamento deste combustível altamente volátil.
A aposta da China com este novo motor movido a amônia como substituto ao hidrogênio e combustíveis fósseis reflete a mudança de paradigma na busca por soluções energéticas sustentáveis.
Enquanto o mercado global de hidrogênio continua crescendo, previsto para superar os 200 bilhões de dólares até 2025 segundo a CAS, a amônia emerge como um competidor viável com potencial para redefinir as normas de emissões e eficiência energética no setor de transportes.
Amônia pode marcar uma virada na indústria automotiva rumo à sustentabilidade
O desenvolvimento e implementação de tecnologias como o novo motor movido a amônia da China são essenciais para atingir reduções significativas nas emissões de carbono. Este avanço tecnológico, juntamente com o compromisso em construir a infraestrutura necessária, poderá ser um marco na jornada global rumo a um futuro mais sustentável.
A inovação contínua e a colaboração entre setores comercial, acadêmico e governamental serão fundamentais para o sucesso desta transição energética. Um fato interessante é que a amônia é um gás incolor, tóxico e de odor forte e desagradável. Apresenta geometria piramidal, além de ser o gás mais solúvel em água que se conhece justamente pela formação de ligações de hidrogênio.
Já existiu bonde com motor de amônia faz tempo
Sim, mas não era viável, mas agora com investimentos e pressão global para redução dos gases estufas pode ser mais viável.
Tu leu?
Deus de discernimento a estes cientistas dos automotores, para que urgentemente ponham no mercado carros menos poluentes para que o clima volte ao normal, pelo bem da humanidade,
#foracombustiveisfosseis.
Cara, lamento dizer, mas o clima não volta ao normal. E aliás, os carros não são os maiores causadores dessas mudanças, pode apostar. É tudo um “grande mistério”.
Isso e ótimo
A queima de amônia produz o NOx, que é pior que o CO2.
Embora a queima de amônia possa gerar óxidos de nitrogênio (NOx), esses gases são menos prejudiciais que o CO₂ em termos de impacto climático e podem ser reduzidos com tecnologias de pós-tratamento de gases, como catalisadores.
Ou seja,o carro pode rodar até com xixi, ou seja,****,urina…!!!
Enche de esperanças. Pois o elemento mais abundante da atmosfera é o nitrogênio.
Corrija nitrogênio por hidrogênio e seu comentário será perfeito
Maldoso kkkkk gostei!
Quanto menor a emissão de gás carbono, será bem recebido e que venha o combustível amônia!
Tivemos por mais difícil e trágico a pandemia com o COVID 19 assolando o planeta, mas deu para perceber quando foi decretado o luckdon, em poucos dias a mudança no clima e horizonte, as terríveis nuvens cinzas de poluição, haviam dado lugar a um nascer e pôr do sol radiante um cartão postal maravilhoso, parecendo uma pintura, sei que muita gente viu também, isso mostra quanto a a diminuição de veículos diminuiu a poluição do ar, parabéns pela iniciativa de todos governantes e seus desempenhos, para acabar de vez com essa história, também tem de se para com as guerras, e seus efeitos contra a humanidade e a natureza!
Nitrogênio é, de fato, o elemento mais abundante na atmosfera. 78% do nosso ar é composto por nitrogênio.
A amônia (NH₃) é produzida utilizando nitrogênio (N₂) como um dos componentes principais. O processo industrial mais comum para produzir amônia é o processo Haber-Bosch, que combina nitrogênio com hidrogênio (H₂) sob altas temperaturas e pressões.
Excelente!
A porcentagem de nitrogênio na atmosfera terrestre é de cerca de 78%, enquanto a de hidrogênio é de 0,00005%
Quem gosta de puxar c4deia eh o moLusco niNe d3dos! 😎
Só inverter os nomes do seu box que será perfeito seu comentário. 🇧🇷
Está correto o nitrogênio compõe 78% do ar atmosférico Teixeira.
Amônia é mortal para seres humanos , imagine um vazamento em um interior de carro , é morte certa , idéia péssima.
Em caso de acidente não escapa ninguém em volta, extremamente perigoso não aprovou.
É amônia líquida
Tudo é perigoso.. mas pode ser bem controlado.
Carros movidos a células de hidrogênio, por exemplo, estão sendo utilizados como bomba pela Ucrânia na guerra contra a Rússia.
Carros elétricos.. não é incomum ver pessoas sendo eletrocutadas ao carregar ou explodirem.
Carros movidos à gás.. explodem seguidamente no Brasil.
Carros à gasolina e álcool.. utilizam material inflamável e produzem Dióxido de Carbono que está matando os seres humanos com as mudanças climáticas..
Enfim.. tudo pode matar, mas amônia pelo menos é possível controlar.
Quem ta morrendo por causa de gases CO2? Só se for na manipulação do **** que acredita no que a lacrosfera ****.
VC OUVIU FALAR DAS ENCHENTES NO SUL DO BRASIL , NOS FURACÕES NOS EUA E NAS NEVASCAS ABSURDAS NA EUROPA ❓
SF6 é mortal e é usado na maioria das subestações e ninguém morreu com isso, graças a Deus!
Imagine, se o Brasil nunca terá competência para disponibilizar um parque de recarga para eletricos, a fim de suprir a demanda, imagine se terá condições de operar a nível pais, o transporte e o armazenamento em postos dessa substância tão perigosa e nociva para a saúde, não dá pra entender, estamos precisando urgente abandonar os combustíveis fósseis, pois agridem a natureza e os abençoados dos cientistas estão querendo investir em outras substâncias cheias de restrições, afinal, existe ou não existe essa tecnologia de motor à água que nós temos visto a todo momento serem propagandas e o carro a dínamo, que necessitaria apenas de pequena carga elétrica para ligar?Existiu essa tecnologia? Vi nos comentários que vários são bem de pessoas bem mais informadas que eu,então vcs podem falar melhor à respeito?