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Os segredos do motor mais eficiente do Brasil em 2025: como a tecnologia da Toyota quebra recordes e supera até carros menores

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/06/2025 às 17:37
Tecnologia híbrida flex da Toyota revoluciona a eficiência energética no Brasil em 2025 e surpreende ao superar até carros compactos em consumo, desempenho e sustentabilidade.
Tecnologia híbrida flex da Toyota revoluciona a eficiência energética no Brasil em 2025 e surpreende ao superar até carros compactos em consumo, desempenho e sustentabilidade.
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Tecnologia da Toyota revoluciona a eficiência energética no Brasil em 2025 e surpreende ao superar até carros compactos em consumo, desempenho e sustentabilidade.

O Toyota Corolla híbrido 1.8 flex assumiu, em 2025, a liderança absoluta como o motor mais eficiente do Brasil.

De acordo com dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) do Inmetro, ele alcança impressionantes 1,21 MJ/km, marca que o coloca à frente até mesmo comparado a carros compactos e elétricos leves.

Entre os veículos com motor a combustão ou híbrido, não houve quem superasse esse desempenho.

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Dado imbatível e surpreendente, considerando que o Corolla híbrido não é totalmente elétrico, mas sim um veículo flex de 1.8 litro.

O motor combina gasolina e etanol, aliado a um sistema elétrico inteligente: em trânsito urbano, o motor elétrico se encarrega da tração; em acelerações fortes ou em velocidades mais altas, o motor a combustão assume, auxiliado pela energia recuperada em frenagens.

O resultado é um consumo recordista — 1,21 MJ/km com etanol e cerca de 1,26 MJ/km com gasolina, garantindo selo “B” de eficiência energética.

O motor do Toyota Corolla Híbrido 1.8 flex é o 2ZR‑FXE, um propulsor ciclo Atkinson de 1,8 litro especialmente desenvolvido para sistemas híbridos.

Comparativo com outros modelos híbridos e flex

Toyota Corolla Cross híbrido: alcançou 1,29 MJ/km, ainda à frente dos rivais por compartilhar base tecnológica com o sedã.

Fiat Cronos 1.3 CVT: registrou 1,50 MJ/km.

Hyundai HB20S 1.0 turbo: atingiu 1,51 MJ/km.

Modelos como Honda City, Onix Plus, Renault Kwid e Volkswagen Virtus exibem consumo entre 1,42 e 1,66 MJ/km.

Nenhum se aproxima da eficiência energética do Corolla híbrido.

Mesmo SUVs flex híbridos leves, como Fiat Pulse e Fiat Fastback, contam com 1,54 e 1,62 MJ/km respectivamente — números que não competem com o desempenho superior da tecnologia Toyota.

Tecnologia do sistema híbrido Toyota

O sistema híbrido flex do Corolla integra um motor a combustão 1.8 litro (bicombustível) a dois propulsores elétricos.

Um controlador eletrônico altamente sofisticado determina o uso dos motores de forma automática, com base em parâmetros como velocidade, carga da bateria elétrica e exigência de torque.

Modo elétrico: em baixas velocidades e partida, utiliza apenas o motor elétrico, eliminando o consumo de combustível.

Modo assistido: em acelerações ou velocidade constante, o motor a combustão entra em ação, trabalhando em conjunto com a energia elétrica gerada.

Recuperação de energia: frenagens e desacelerações regeneram energia armazenada na bateria, reduzindo a dependência do combustível.

Transmissão e‑CVT: câmbio continuamente variável que remove perdas mecânicas típicas de transmissões automáticas, otimizando desempenho e consumo.

Ajustes aerodinâmicos e eletrônicos dedicados: desde a carroceria redesenhada até softwares que coordenam motores e modos de condução.

Tecnologias de assistência, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma, reforçam uma condução suave, maximizando o modo elétrico e evitando picos de consumo.

Essa convergência de tecnologias resultou no índice recorde de 1,21 MJ/km, definindo o Corolla híbrido como referência nacional em eficiência.

Toyota domina com híbrido mais eficiente do país em 2025, superando rivais e revelando nova era em economia e sustentabilidade no Brasil.
Toyota domina com híbrido mais eficiente do país em 2025, superando rivais e revelando nova era em economia e sustentabilidade no Brasil.

O que é MJ/km e por que essa métrica é importante?

Com a atualização da metodologia do PBE Veicular em 2025, o Inmetro passou a usar megajoules por quilômetro (MJ/km) como métrica para mensurar eficiência energética.

Essa padronização permite comparações entre combustíveis, híbridos e veículos elétricos.

Quanto menor o valor de MJ/km, mais eficiente o veículo. O Corolla está bem abaixo dos mais de 2,0 MJ/km registrados por muitos carros a combustão.

Consumo e desempenho do Toyota Corolla híbrido em números

  • Cidade: 12,8 km/l com etanol e 18,5 km/l com gasolina.
  • Estrada: 11,1 km/l com etanol e 15,7 km/l com gasolina.
  • Potência combinada do sistema híbrido: cerca de 122 cv.
  • Emissões com etanol: aproximadamente 47 g/km de CO₂, abaixo de diversos carros compactos.

Esses números não apenas reforçam a frase foco “motor mais eficiente do Brasil em 2025”, como demonstram, na prática, os benefícios reais para o motorista — mistura de economia, performance e respeito ambiental.

Sustentabilidade com etanol e baixo impacto ambiental

Ao operar com etanol, combustível renovável, o Corolla híbrido entrega vantagens além da economia.

Menor emissão de CO₂ por quilômetro em relação a muitos veículos a gasolina.

Isso reforça o compromisso com a proteção ambiental, ao mesmo tempo que flexibiliza o abastecimento, sem depender da infraestrutura de recarga elétrica.

Custo-benefício e apelo ao consumidor brasileiro com o modelo da Toyota

Com preço médio acima de R$ 180 mil, o Corolla híbrido representa investimento elevado comparado a versões convencionais.

No entanto, seu custo-benefício se destaca frente a híbridos importados e SUVs elétricos, que exigem alto investimento inicial.

Por ser produzido nacionalmente e contar com ampla rede de assistência técnica, peças acessíveis e boa liquidez no mercado de usados, o modelo oferece segurança e tranquilidade aos consumidores.

O futuro da eficiência energética automotiva

Apesar do conjunto tecnológico apurado, seu maior rival ainda é o preço.

A etiqueta “motor mais eficiente do Brasil em 2025” não anula o valor elevado do modelo.

A autonomia em rodovias, embora boa, segue limitada pelas distâncias entre postos de etanol.

Para manter a liderança, a Toyota poderá expandir a tecnologia híbrida flex para modelos menores ou até considerar versões plug‑in, aumentando a eficiência urbana e estendendo o alcance elétrico.

Atentos ao Proconve L8 — fase com regras mais rígidas de emissões de poluentes — novos ajustes poderão surgir nos próximos anos.

Você acredita que essa tecnologia híbrida flex será replicada em modelos mais acessíveis e ajudará a popularizar a eficiência energética no Brasil?

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Sizenando
Sizenando
17/06/2025 13:26

Importante a eficiência energética, porém em termos de relação custo/benefício nada supera o veículo 100% elétrico x energia fotovoltaica.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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