Programa estadual do Pará abre 7 mil vagas em cursos diversos, incluindo 5 mil para cursos de inglês
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) anunciou a abertura de sete mil vagas em cursos de capacitação para a COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, em 2025.
Destinados a capacitar profissionais locais, esses cursos fazem parte do programa “Capacita COP30”, promovido pelo governo do estado, e atendem a setores como turismo, hospitalidade, infraestrutura e idiomas.
Dos sete mil cursos, cinco mil são para o ensino de inglês, uma demanda crescente com a expectativa de turistas e representantes de vários países que virão ao estado durante o evento.
- Que tal fazer um curso na área da Educação sem pagar nada por isso? Unesp abre mais de 3700 vagas para cursos na área da Educação com certificado de 120 horas totalmente EAD
- Já pensou em estudar em Harvard de graça? A universidade abre 130 cursos gratuitos e online em diversas áreas; Veja como se candidatar!
- Que tal aprender Xadrez de Casa? Federal libera inscrições para Especialização em Xadrez EAD
- Quer fazer uma graduação em pedagogia ou letras SEM SAIR de casa e DE GRAÇA? Instituto Federal abre mais de 450 vagas para Cursos de Graduação em Pedagogia e Letras EAD
Os cursos iniciarão na próxima segunda-feira (11) e serão oferecidos na região metropolitana de Belém, Salinas e Santarém. Interessados devem se inscrever no site oficial do programa “Capacita COP30“.
Cursos de capacitação oferecidos no Pará
O programa oferece 31 cursos de capacitação, desde áreas de turismo até atendimento em espaços culturais. Abaixo, a lista completa dos cursos oferecidos:
- Treinamento de garçom e garçonete
- Turismo receptivo
- Inglês visando negócios turísticos
- Marketing digital para o setor turístico
- Marketing em vendas do setor turístico
- Inglês básico visando negócios turísticos
- Excelência nos serviços de turismo, hospitalidade e lazer
- Gestão de turismo sustentável
- Excelência no atendimento
- Turismo receptivo
- Libras básico
- Marketing e vendas no setor de turismo
- Inglês avançado visando negócios turísticos
- Excelência no atendimento em serviços de recepção
- Condutor de turismo em espaços culturais
- Manutenção de sistema solar fotovoltaico
- Gestão de bares e restaurantes
- Língua Brasileira de Sinais (Libras) básico
Parcerias e Modalidades de Ensino
O programa conta com parcerias estratégicas, incluindo o Instituto Coca-Cola Brasil, Solar Coca-Cola e EF Education First, que trazem a opção de ensino online para os cursos de idiomas.
Serão duas mil vagas em cursos voltados para áreas administrativas e cinco mil para cursos de idiomas. Essas iniciativas fortalecem a rede de capacitação e trazem oportunidades de formação qualificadas para os profissionais da região.
Além da modalidade online, as cidades de Castanhal, Santa Izabel, Benevides e Salvaterra terão polos presenciais com turmas de 30 alunos cada.
Essa expansão para aulas presenciais busca alcançar um número maior de participantes em localidades estratégicas, facilitando o acesso à formação.
Desenvolvimento Local com cursos de capacitação
A COP30, que será realizada em novembro de 2025, representa uma oportunidade ímpar para a economia e a infraestrutura do Pará. Dada a relevância do evento, o governo está comprometido em preparar os paraenses para receber turistas e delegações de forma qualificada, impulsionando o setor de turismo e serviços do estado.
Com o programa “Capacita COP30“, espera-se que o Pará consiga atender com excelência a demanda de visitantes, oferecendo um serviço qualificado e ajudando a divulgar a cultura e as belezas naturais do estado.
Como se Inscrever As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site oficial do programa.