A companhia realizou a importação de mais de 12,5 mil toneladas de GLP vindos diretamente da Argentina em um acordo com a TGS. O Porto de Suape foi escolhido para a realização da operação de descarga do produto pela Interco.
A trading company Interco iniciou o ano de 2023 com grandes operações realizadas no segmento portuário. Na última terça-feira, (24/01), a empresa realizou uma operação de importação de 12,5 mil toneladas de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) no Porto de Suape, no estado de Pernambuco. A importação foi realizada por acordo com a Transportadora Gas del Sur (TGS). O produto será destinado a diversas distribuidoras do gás de cozinha em todo o país.
Interco realiza operação de importação de 12,5 mil toneladas de GLP no Porto de Suape
A Interco conseguiu dar o pontapé inicial para expandir suas operações de recebimento de GLP no mercado nacional em 2023.
A trading company realizou uma operação de importação de gás de cozinha através de um acordo com a TGS no Porto de Suape, localizado no estado de Pernambuco.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
Foram mais de 12,5 mil toneladas de GLP descarregados no complexo portuário por meio de um transbordo ship to ship no navio cisterna BW Princess.
A embarcação Eco Arctic, vinda de Bahia Blanca, na Argentina, atracou no porto trazendo 12,5 mil toneladas de GLP, para atender a região Nordeste.
Segundo a Interco, o produto descarregado na operação será destinado a diversas distribuidoras do gás de cozinha no país.
Com essa operação de importação, a Interco visa eliminar os sobressaltos no suprimento de GLP no Brasil, trazendo normalidade e fluidez nos fluxos do produto.
Ela acredita que esse é um tipo de atividade que pode contribuir fortemente para o setor portuário e energético brasileiro.
O Diretor de commodities e trading da Interco Trading, Marcos Paulo Ferraz, disse: “A chegada da embarcação Eco Arctic atenderá regiões que demandam uma quantidade alta de GLP. Outro ponto que precisa ser destacado é que este modelo de importação é importante para diminuir os riscos de desabastecimento, que vez ou outra, acabam ocorrendo em nosso país. O trabalho que realizamos é feito em individualmente com cada distribuidora.”
Trading company Interco aposta na operação de importação de gás de cozinha no Porto de Suape como partida para uma forte expansão no mercado nacional
A Interco, uma startup no segmento de commodities, é composta por profissionais da indústria de óleo e gás, iniciou as operações em setembro do ano passado, atendendo mercado do Sul do Brasil por meio de GLP importado pelo modal rodoviário proveniente da Argentina.
A abertura de uma infraestrutura no Porto de Suape para a realização de operações de importação ofereceu à companhia uma nova possibilidade de crescimento no mercado nacional.
Foram mais de 20 mil toneladas de GLP importadas somente em três meses de atuação no complexo pernambucano.
Dessa forma, a companhia vem se destacando cada vez mais no cenário nacional de combustíveis, focando em se tornar referência em todo o país.
“Nesse primeiro semestre temos a perspectiva de importar 60 mil toneladas da molécula para o Brasil, tanto pela malha rodoviária quanto pela marítima”, disse o diretor executivo da Interco Trading, Nicholas Taylor.
A empresa afirmou que se entende como uma ferramenta de funcionamento do fluxo de operação com o GLP, mas pretende diversificar o seu portfólio ao longo dos próximos anos.
Para 2023, a operação de importação do GLP no Porto de Suape já garantiu à Interco um bom reconhecimento na região.