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Ônibus elétricos: Eles podem ser solução para o Brasil?

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 26/09/2022 às 21:47
Ônibus elétricos
Ônibus elétricos (Foto/divulgação)

Os ônibus elétricos podem resolver problemas de infraestrutura e ter passagem mais acessível à população

No Brasil, o transporte público ainda é um grande problema, especialmente nas metrópoles. Isso acontece devido ao alto custo de manutenção, principalmente pelas frotas velhas e desgastadas. Entretanto, a opção de ônibus elétricos surgiu e promete revolucionar a mobilidade urbana. Conforme a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), a frota de ônibus urbanos brasileira é a mais velha em 27 anos, sendo que esses coletivos são responsáveis por mais de 50% do transporte de população de grandes cidades, como São Paulo, Salvador e Curitiba.

Primeiramente, os ônibus com idade avançada em circulação são considerados um grande problema de segurança, já que muitos coletivos não recebem a manutenção adequada, especialmente no período pós-pandemia. Dessa forma, a compra de ônibus elétricos poderia resolver dois problemas de uma vez só. Além disso, eles afetam diretamente o meio ambiente, pois possuem motores de projetos antigos, que emitem maior quantidade de dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio, e material particulado, que são extremamente tóxicos e prejudiciais para a humanidade.

Para combater esse mal, a melhor solução é o investimento em ônibus elétricos, que estão sendo interpretados positivamente por algumas prefeituras. Entretanto, o alto custo de aquisição e manutenção afasta os conselhos municipais com menos condições financeiras. Além disso, algumas cidades não possuem a infraestrutura necessária para a implementação dos ônibus elétricos.

Ônibus elétricos oferecem soluções ambientais e sociais

O sócio-diretor da Elev, Ricardo David, afirma que os ônibus elétricos têm grande impacto social e ambiental. Para ele, pensar em ESG é focar em questões ambientalmente sustentáveis, o que engloba carros e ônibus elétricos. Além disso, ele afirma que esses novos coletivos também podem ter grande impacto social, pois oferecem melhor qualidade de vida aos habitantes de uma cidade.

São Paulo sai na frente na frota de ônibus elétricos

Hoje, a cidade de São Paulo é a que mais investe em ônibus elétricos no país, com 219 coletivos em sua frota, sendo a maior do estilo trólebus, que é recarregado através de linhas aéreas. Dessa forma, 18 modelos são ônibus elétricos com baterias modernas, que não precisam de cabos para fornecimento de energia. Atualmente, a prefeitura de São Paulo afirmou que, em breve, mais 300 unidades dos ônibus eletrificados estarão rodando na cidade. Assim, a Prefeitura de Salvador, prevê que o sistema BRT tenha 30% de sua frota elétrica. Por outro lado, a Prefeitura de Curitiba afirmou que estuda a eletrificação dos corredores Inter 2 e BRT Leste-Oeste até 2024.

Conforme o levantamento da NTU, a aquisição de ônibus elétricos também teria impacto no bolso dos usuários. Isso porque o custo por km rodado em energia elétrica será 73% mais barato do que o diesel – que está na margem de R$3,10 – e ficaria apenas R$0,84 com os coletivos elétricos. Por fim, a associação afirma que um terço dos custos operacionais das empresas de ônibus é referente ao gasto com combustíveis. Por isso, a adoção de ônibus elétricos traria uma grande vantagem para todos os envolvidos. Além disso, os modelos elétricos demandam 70% menos recursos financeiros para manutenção do que os modelos convencionais.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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