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Onde decisões cruciais são tomadas: a vida dentro da menor cabine de comando de um porta-aviões

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 08/06/2024 às 12:52
Onde decisões cruciais são tomadas: a vida dentro da menor cabine de comando de um porta-aviões
Dentro do porta-aviões, há um espaço minúsculo, mas extremamente importante, conhecido como “bolha”. É na cabine de comando que operações vitais acontecem, garantindo o lançamento seguro e eficiente de jatos em um espaço reduzido. Foto: Navy Productions/Divulgação

Dentro do porta-aviões, há um espaço minúsculo, mas extremamente importante, conhecido como “bolha”. É na cabine de comando que operações vitais acontecem, garantindo o lançamento seguro e eficiente de jatos em um espaço reduzido.

A “bolha”, ou Sistema Integrado de Controle de Catapulta (ICCS), está localizada no convés de voo do porta-aviões. É um pequeno posto onde os oficiais controlam as catapultas que lançam os aviões. Embora o espaço seja pequeno, o trabalho ali realizado é enorme. Os oficiais na bolha têm uma visão privilegiada de toda a ação e são responsáveis por garantir que cada decolagem ocorra de maneira segura e eficaz.

Dentro da cabine de comando no porta-aviões, os oficiais realizam verificações de segurança antes do lançamento dos aviões. Eles monitoram o vento, garantem que o caminho esteja livre e ficam atentos ao painel de controle. Pequenos erros ou falhas na comunicação podem causar acidentes, tornando o papel desses oficiais ainda mais crucial.

A cabine de comando é equipada com consoles de controle que permitem aos oficiais monitorar e operar as catapultas

Em caso de emergência, há painéis de controle alternativos que podem ser usados para manter a operação segura. Os porta-aviões são capazes de lançar um avião a cada 20 segundos usando suas quatro catapultas.

A operação começa quando os manuseadores de aviões posicionam a aeronave na catapulta e a conectam ao trem de pouso dianteiro. A catapulta acelera o avião de 0 a 160 nós (cerca de 300 km/h) em menos de dois segundos, utilizando vapor para impulsionar os pistões e lançar o avião do convés de voo.

A ‘bolha’ é exclusiva dos porta-aviões da classe Nimitz

A primeira bolha fica do lado estibordo, entre as catapultas número um e dois, e a segunda bolha fica do lado bombordo, à esquerda da catapulta número quatro. O trabalho dentro da bolha é desafiador e requer muita atenção e precisão. A menor sala do porta-aviões é um centro de operações vitais, onde decisões rápidas e precisas são a chave para o sucesso das missões.

A vida dentro da bolha pode ser intensa, mas é fundamental para a operação segura e eficaz dos porta-aviões. Cada lançamento de avião é uma demonstração de habilidade e coordenação, garantindo que os jatos decolem e pousem com segurança em um espaço tão limitado.

A cabine de comando de um porta-aviões é um espaço pequeno, mas vital. Os oficiais na bolha desempenham um papel crucial, garantindo que cada decolagem ocorra de maneira segura. A próxima vez que você ver um porta-aviões, lembre-se da pequena, mas poderosa bolha e do importante trabalho que acontece lá dentro.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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