Quando concluída, a obra no Porto do Açu, no Rio de Janeiro, vai ser a maior do mundo em atividades de logística, sendo que a mesma já gera diversos empregos na área
As obras da base logística da Aliseo, no Porto do Açu, localizado em São João da Barra, no norte do Rio de Janeiro, já estão 80% concluídas e, em breve, entrará em operação como o maior centro de logística do mundo, de acordo com o site O Dia.
A obra no Porto do Açu já gerou mais de 1.600 vagas de emprego aos moradores da região do Rio de Janeiro, sendo cerca de 650 vagas de emprego diretos e 1000 vagas de empregos indiretos. 58% dessas vagas de emprego foram preenchidas por pessoas que moram no local. A obra no Porto do Açu ocupa, ao todo, uma área de 160m² e possui uma posição privilegiada na porção norte do estado.
Por mais que o Rio de Janeiro tenha vivido uma crise política, institucional e moral, e consequentemente tenha afastado investimentos, atualmente a realidade é outra. Hoje, o estado recebe diversas propostas para investimentos em diversos setores, sendo que nos últimos 2 anos o governo aprovou cerca de 27 projetos de incentivo ao desenvolvimento do estado e diversas oportunidades de emprego, incluindo essas que o Porto do Açu gerou.
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
Investimentos no estado e empregos na região do Rio de Janeiro, no Porto do Açu
Diante da volta do protagonismo de investimentos no local onde está o Porto do Açu, o estado está voltando a ter um certo protagonismo na economia do Brasil, saindo do último lugar e saltando para o segundo em geração de empregos no país.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Vinícius Farah: “Estamos trabalhando em conjunto com diversas secretarias e órgãos para que as demandas das empresas que estão investindo no Rio de Janeiro sejam resolvidas com mais celeridade dentro do governo”.
Já para Thiago Lemgruber, presidente da OSX Brasil, o Rio de Janeiro está atraindo diversas empresas para investimentos diversos. “Nos últimos dois anos, ampliamos as marcas parceiras atuando no espaço da OSX e o novo momento que o estado do Rio atravessa trouxe credibilidade para ajudar na captação de novos investidores para o super Porto do Açu, como é o caso da Aliseo.”
A empresa Aliseo no Rio de Janeiro
De acordo com o diretor da Aliseo, Leandro Cariello: “A Aliseo nasceu no estado do Rio para ser uma empresa de engenharia e logística. Nosso foco é prestar serviços de qualidade, com responsabilidade ambiental e visão de futuro. A presença do secretário Vinicius Farah em nosso canteiro de obras nos deixa muito satisfeitos. Além de transmitir a ele alguns de nossos planos de investimento no estado, tivemos a oportunidade de mostrar o que já estamos fazendo no presente e mostrar ao público a geração de emprego que as obras no Porto do Açu trouxe”.