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Obras geram 10,2 mil empregos em São Paulo com duplicação de vias, novas faixas, passarelas e pontos de ônibus nas marginais

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 01/11/2024 às 13:21
empregos em São Paulo
Foto: Reprodução

Investimentos em obras viárias em São Paulo geram 10,2 mil empregos, incluindo duplicação de vias, novas faixas, passarelas e pontos de ônibus nas marginais.

O Governo do Estado de São Paulo deu continuidade à sua série de leilões para a concessão da Rota Sorocabana. Esse é o segundo leilão de uma série que visa atrair investimentos significativos para o Estado, somando cerca de R$ 20 bilhões, gerando muitos empregos em São Paulo.

A concessão envolve um trecho de 460 quilômetros de rodovias na região sudoeste de São Paulo, e recebeu propostas de quatro empresas renomadas do setor de infraestrutura.

Projeto da Rota Sorocabana: Investimento e Desenvolvimento

A Rota Sorocabana faz parte dos 1.800 quilômetros de rodovias qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Este programa tem como objetivo impulsionar a infraestrutura rodoviária por meio de parcerias público-privadas, promovendo melhorias que impactem positivamente o transporte e a economia da região.

Empregos em São Paulo e obras estruturais

Com a previsão de criar mais de 10,2 mil empregos em São Paulo, tanto diretos quanto indiretos, o projeto inclui uma série de obras que visam melhorar a segurança e a eficiência das rodovias. Dentre as principais melhorias, destacam-se:

  • Duplicação de vias: Ampliação das pistas para melhorar o fluxo de veículos e reduzir o tempo de viagem.
  • Implantação de faixas adicionais: Aumento das opções de pista para aliviar o trânsito em horários de pico.
  • Novas passarelas e acostamentos: Inclusão de estruturas de apoio para pedestres e veículos, aumentando a segurança ao longo das rodovias.
  • Construção de pontos de ônibus nas marginais: Proporcionar maior conforto para os usuários do transporte público que utilizam as vias diariamente.

Além das melhorias para motoristas e pedestres, o projeto ainda prevê investimentos em obras de arte especiais, como viadutos e pontes, que vão facilitar a circulação e reduzir o tempo de deslocamento na região.

Estradas envolvidas e gestão da concessão

A concessão inclui trechos rurais que atualmente estão sob a operação da ViaOeste, como a rodovia Castello Branco, e outras estradas sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).

Esse processo de concessão, com um prazo de duração de 30 anos, projeta um investimento total de R$ 8,8 bilhões, sendo o maior entre os cinco leilões promovidos pelo PPI-SP.

O valor da outorga fixa mínima, ou seja, o montante que a futura concessionária deverá pagar ao poder público, foi estipulado em R$ 597,5 mil.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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