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Obras do projeto de R$ 50 BILHÕES do trem-bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro viram alvo de empreiteiras estrangeiras

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 07/03/2023 às 12:03
Trem, São Paulo, Rio de Janeiro, projeto
Foto: Reprodução MelhoresDestinos

O projeto foi autorizado pela ANTT e empresas internacionais demonstram interesse em participar

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu autorização ao projeto da TAV Brasil, que já está conversando com empreiteiras na tentativa de tirá-lo do papel. Trata-se de um trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro, e suas obras têm um custo estimado de R$ 50 bilhões. De acordo com o diretor-presidente da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, os contatos estão sendo feitos pelas próprias empresas estrangeiras interessadas no projeto.

Bernardo Figueiredo foi diretor da ANTT e comandou o projeto do primeiro trem-bala no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007. Já em 2012, foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff à presidência da Etav, estatal que deveria licitar o projeto e que não teve avanço algum. Depois disso, o executivo não foi reconduzido ao cargo na agência.

O projeto visa oferecer ao passageiro diversas possibilidades de viagens entre Rio de Janeiro e São Paulo

O primeiro trajeto do trem-bala foi desenvolvido durante o primeiro governo Dilma, e previa a construção de até oito estações em seu trajeto de 400 km. Enquanto isso, o novo projeto conta com somente quatro possíveis paradas: São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro.

Assim, diversas possibilidades de viagem poderão ser oferecidas ao passageiro, inclusive sem parada. O trajeto todo possui 378 km, e poderá ser feito em viagens de 1 hora e 30 minutos, com velocidade aproximada de 350 km/h, disse Figueiredo.

De acordo com o Infomoney, a TAV Brasil assinou o contrato de adesão ao projeto com a ANTT na quarta-feira passada. Com o documento em mãos, a TAV Brasil possui o direito de construir e explorar comercialmente o trem-bala pelo prazo de 99 anos.

Próximo passo para o início das obras do trem-bala

Após receber a autorização da ANTT, o próximo passo do projeto é contratar uma empresa que fará o estudo de impacto ambiental (EIA) da obra. Esse processo deverá ser encaminhado ao Ibama, que é responsável pela liberação dessa parte do projeto.

Além disso, a TAV Brasil está em busca de alternativas para o financiamento do projeto. Estima-se que o investimento de R$ 50 bilhões, que tornará a obra de infraestrutura a mais cara do país, tenha entre 72% e 80% de seu valor financiado em acordos de longo prazo (25 a 30 anos).

Segundo Figueiredo, a TAV Brasil deve falar com todos os bancos para tornar possível o início das obras, e provavelmente irá priorizar as alternativas internacionais, além de bancos privados.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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