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Obras do Moegão atingem 52,5% de conclusão e devem impulsionar logística no Porto de Paranaguá

Publicado em 20/06/2025 às 22:05
Obras do Moegão no Porto de Paranaguá avançam e atingem 52,5% de execução. Equipamento ampliará capacidade logística e ferroviária do terminal, com entrega prevista para 2025.
Obras do Moegão no Porto de Paranaguá avançam e atingem 52,5% de execução. Equipamento ampliará capacidade logística e ferroviária do terminal, com entrega prevista para 2025. Fonte: Claudio Neves/Portos do Paraná.
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Obras do Moegão no Porto de Paranaguá avançam e atingem 52,5% de execução. Equipamento ampliará capacidade logística e ferroviária do terminal, com entrega prevista para 2025.

As obras do Moegão, considerado o maior projeto portuário público em andamento no Brasil, atingiram 52,5% de execução, segundo informou a Portos do Paraná. Com um investimento total superior a R$ 650 milhões, o megaprojeto promete transformar a operação do Porto de Paranaguá, ampliando significativamente sua capacidade logística e otimizando o escoamento de grãos por via ferroviária. A previsão de entrega da obra é dezembro de 2025, com início das operações estimado para 2026.

Moegão será um divisor de águas para o Porto de Paranaguá

A estrutura do Moegão está sendo construída para integrar 11 terminais portuários através de galerias aéreas e sistemas de esteiras transportadoras, eliminando a necessidade de descarregamentos individuais nos terminais.

Com isso, a movimentação diária, que hoje é limitada a 550 vagões, passará a comportar até 900 vagões por dia.

Essa centralização trará ganhos expressivos de tempo, produtividade e redução de manobras ferroviárias no perímetro urbano.

O presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou a importância estratégica do projeto:

“Estamos investindo em um projeto revolucionário no transporte de grãos por ferrovia, que ampliará a produtividade dos portos paranaenses.”

Redução do impacto urbano e aumento da eficiência

Um dos grandes diferenciais do Moegão está na sua capacidade de reduzir os cruzamentos de linha férrea dentro da cidade de Paranaguá.

Atualmente, existem 16 pontos de interseção; com a conclusão do projeto, esse número cairá para apenas cinco. Isso representa um ganho em mobilidade urbana e segurança viária para a população local.

Além disso, como os trens não precisarão mais acessar os terminais individualmente, as manobras ferroviárias serão minimizadas, acelerando o fluxo de entrada e saída das composições e otimizando toda a cadeia de transporte.

Como vai funcionar o Moegão?

O funcionamento do Moegão será pautado por um sistema logístico altamente eficiente. A estrutura contará com três linhas férreas independentes, capazes de receber simultaneamente até 180 vagões.

Os produtos, como grãos e farelos, cairão por gravidade nas moegas subterrâneas e, de lá, serão transportados por correias elevatórias até as galerias aéreas, que os distribuirão para os terminais.

Segundo Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná:

“As correias farão o transporte conectando os terminais à faixa portuária. Serão 1,7 km de galerias transportadoras.”

Cada galeria contará com três esteiras, com capacidade individual para movimentar até 2 mil toneladas por hora. A modularidade da construção garante agilidade na execução e eficiência no funcionamento.

Investimento robusto e financiamento estratégico

O projeto do Moegão conta com um investimento direto de R$ 592 milhões na construção das moegas e sistemas de transporte, além de R$ 61 milhões destinados à infraestrutura de acesso rodoviário e ferroviário.

O financiamento é realizado com recursos próprios da Portos do Paraná e apoio do BNDES, o que demonstra o comprometimento estadual com o fortalecimento da logística portuária.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex:

“As obras do Moegão avançam em velocidade máxima e trarão benefícios não só para as empresas que operam no Porto de Paranaguá, mas para toda a economia do Estado.”

Com o Moegão, o Porto de Paranaguá se posiciona como um dos principais hubs logísticos do Brasil para exportação de grãos, farelos e outros produtos agrícolas.

A nova estrutura aumentará a competitividade do porto e deve impulsionar ainda mais o crescimento das exportações do Paraná.

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Andriely Medeiros de Araújo

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