Entrega dos módulos solares permite início da montagem das peças na usina, que marca a estreia da Neoenergia na geração fotovoltaica centralizada
Obras de construção do complexo de energia solar da Neoenergia estão a todo o vapor! A empresa recebeu os primeiros módulos solares importados da usina Neoenergia Luzia, localizada na Paraíba. Ao todo, serão instaladas 228.780 peças do modelo CS7N, fabricado pela Canadian, com potências unitárias de 650Wp, 655Wp e 660Wp. O empreendimento terá potência total de 149,3 MWdc, suficiente para abastecer mais de 150 mil residências, e marca a estreia da empresa na geração fotovoltaica centralizada.
Leia também
- Operadores, técnicos, engenheiros, estagiários e muito mais candidatos com e sem experiencia convocados para vagas de emprego na multinacional Subsea 7
- Produção dos campos marítimos no pré-sal registram recorde com 2,9 milhões de barris de petróleo dia e 98,6 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, correspondendo a cerca de 75% do total nacional
- Canadá inicia recrutamento recorde de brasileiros para preencher centenas de vagas de emprego; não há limite de idade para os candidatos
- Currículo e carteira de trabalho nas mãos amanhã (15/03) para concorrer ao mutirão de vagas de emprego URGENTES para técnicos, engenheiros e mais, abertas pela empresa de óleo e gás Infotec
Os painéis solares escolhidos pela Neoenergia para a nova usina de energia solar apresentam mais eficiência do que outros modelos do mercado por serem bifaciais, ou seja, podem captar a radiação solar direta e também a irradiação refletida pelo solo na face inferior do módulo. Além disso, serão instalados trackers da STI Norland que possuem um sistema de seguidores que acompanham o posicionamento do sol ao longo do dia, ampliando ainda mais a captação da luz solar.
Assista o vídeo abaixo da instalação da primeira estaca de sustentação dos 233 mil painéis solares
“A usina solar Luzia é um projeto estratégico para a ampliação da nossa capacidade instalada em energia limpa e para a diversificação do nosso portfólio de geração com a introdução da fonte fotovoltaica, cumprindo os nossos compromissos de contribuir para a descarbonização e o desenvolvimento sustentável do país. A instalação do parque gera também benefícios socioambientais para a região e desenvolvimento econômico, além da criação de cerca de 800 empregos nas obras”, afirma a diretora de Renováveis da Neoenergia, Laura Porto.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Módulos da sina solar da Neoenergia na Paraíba foram fabricados na China e levados em navios do Porto de Shanghai até o Porto de Suape, em Pernambuco.
Os módulos foram fabricados na China e levados em navios do Porto de Shanghai até o Porto de Suape, em Pernambuco. De lá, foram enviados por transporte terrestre até Santa Luzia, uma distância de aproximadamente 400 quilômetros.
Para transportar todos os componentes, são necessários 435 contêineres. Cada módulo mede 2,3 metros de comprimento e 1,3 metro de altura e pesa 34,4 quilos. Se colocados lado a lado, a soma é de aproximadamente 300 quilômetros, ou seja, a distância entre Recife (PE) e Natal (RN). A área da planta é de aproximadamente 300 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol.
A construção da usina solar foi iniciada em maio de 2021, com antecipação em relação ao plano de negócios. A previsão da companhia é que a operação comercial do novo empreendimento seja iniciada no segundo semestre deste ano.
A usina solar está localizada no município de Santa Luzia, no Sertão Paraibano, e possui sinergia operacional com o Complexo Eólico Neoenergia Chafariz e a linha de transmissão Neoenergia Santa Luzia, que tiveram a operação comercial iniciada em 2021. O parque fotovoltaico está alinhado ainda ao posicionamento da companhia na liberalização do setor elétrico brasileiro e terá a sua energia voltada ao Ambiente de Contratação Livre (ACL).