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Obras da Ponte Bioceânica avançam: maior ponte entre Brasil e Paraguai está 60% concluída

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 23/09/2024 às 00:12
Obras da Ponte Bioceânica avançam: maior ponte entre Brasil e Paraguai está 60% concluída
Ponte Bioceânica está quase finalizada (Imagem: Reprodução)

As obras da rota bioceânica seguem em ritmo acelerado; a maior ponte entre Brasil e Paraguai conecta quatro países e promete reduzir distâncias em até 8.000 km.

Se você pensou que já tinha visto de tudo em termos de engenharia, prepare-se para se surpreender! A maior ponte entre Brasil e Paraguai está ganhando forma a passos largos, e as obras da rota bioceânica não param. A monumental Ponte Bioceânica já atingiu 60% de conclusão, prometendo revolucionar a conexão entre os países sul-americanos.

A Ponte Bioceânica é considerada uma das maiores e mais importantes obras da rota bioceânica. Com 1.294 metros de extensão total, ela conectará as cidades de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai. Essa estrutura colossal permitirá a ligação direta entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo distâncias em até 8.000 km e diminuindo o tempo de viagem em até 15 dias para exportações com destino ao mercado asiático.

No lado do Brasil, as obras da maior ponte entre Brasil e Paraguai não param

Do lado brasileiro, as obras avançam rapidamente. Já foram iniciadas a colocação das vigas longarinas protendidas, que vêm do Paraguai e percorrem um longo trajeto até o local da construção. Além disso, as pré-lajes estão sendo instaladas, formando a base do tabuleiro da ponte, que posteriormente receberá a concretagem. O mastro, estrutura fundamental que sustentará os cabos de aço da parte estaiada, também apresenta avanços significativos.

No lado paraguaio, o progresso é ainda mais notável. Os mastros já estão na fase final de execução, próximos ao topo onde serão fixados os estais. A ponte contará com um trecho central de 630 metros construído pelo método de ponte estaiada, o que exige precisão e equilíbrio na instalação das aduelas e dos cabos de aço.

Obras da rota bioceânica não se limitam

As obras da rota bioceânica não se limitam à ponte. Do lado paraguaio, a construção da Picada 500 está em andamento, conectando Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, na fronteira com a Argentina. Essa etapa enfrenta desafios devido às condições do terreno, exigindo tratamentos especiais para a execução da base e do asfalto.

Enquanto isso, os acessos à ponte estão prestes a começar. Previstas para iniciar em breve, as obras dos acessos incluirão a construção de um anel viário que ligará a BR-267 à nova ponte, passando por fora da cidade de Porto Murtinho. Com um investimento de mais de R$ 472 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), essa etapa contemplará também a instalação de postos de controle aduaneiro.

Maior ponte entre Brasil e Paraguai está sendo construída pelo consórcio PYBRA

A maior ponte entre Brasil e Paraguai está sendo construída pelo consórcio PYBRA, formado pelas empresas Tecnoedil, Construtora Cidade e Paulitec. A conclusão da ponte está prevista para dezembro de 2025, com os acessos sendo finalizados um ano depois.

As obras da rota bioceânica representam um marco na integração sul-americana. Ao conectar o Oceano Atlântico ao Pacífico, a rota promete tornar as exportações brasileiras mais competitivas, reduzindo custos e tempos de viagem. A expectativa é que essa nova infraestrutura fortaleça o comércio entre os países envolvidos e impulsione o desenvolvimento econômico da região.

E você, como acredita que a maior ponte entre Brasil e Paraguai impactará a economia e a integração dos países sul-americanos? Deixe sua opinião nos comentários!

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Rafaela Fabris

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