As obras da rota bioceânica seguem em ritmo acelerado; a maior ponte entre Brasil e Paraguai conecta quatro países e promete reduzir distâncias em até 8.000 km.
Se você pensou que já tinha visto de tudo em termos de engenharia, prepare-se para se surpreender! A maior ponte entre Brasil e Paraguai está ganhando forma a passos largos, e as obras da rota bioceânica não param. A monumental Ponte Bioceânica já atingiu 60% de conclusão, prometendo revolucionar a conexão entre os países sul-americanos.
A Ponte Bioceânica é considerada uma das maiores e mais importantes obras da rota bioceânica. Com 1.294 metros de extensão total, ela conectará as cidades de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai. Essa estrutura colossal permitirá a ligação direta entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo distâncias em até 8.000 km e diminuindo o tempo de viagem em até 15 dias para exportações com destino ao mercado asiático.
No lado do Brasil, as obras da maior ponte entre Brasil e Paraguai não param
Do lado brasileiro, as obras avançam rapidamente. Já foram iniciadas a colocação das vigas longarinas protendidas, que vêm do Paraguai e percorrem um longo trajeto até o local da construção. Além disso, as pré-lajes estão sendo instaladas, formando a base do tabuleiro da ponte, que posteriormente receberá a concretagem. O mastro, estrutura fundamental que sustentará os cabos de aço da parte estaiada, também apresenta avanços significativos.
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
- Cidade brasileira se prepara para ter a MAIOR obra contra enchentes de sua história
- Governo aprova e estado de São Paulo terá NOVO aeroporto! Terreno e investimento total já confirmados
No lado paraguaio, o progresso é ainda mais notável. Os mastros já estão na fase final de execução, próximos ao topo onde serão fixados os estais. A ponte contará com um trecho central de 630 metros construído pelo método de ponte estaiada, o que exige precisão e equilíbrio na instalação das aduelas e dos cabos de aço.
Obras da rota bioceânica não se limitam
As obras da rota bioceânica não se limitam à ponte. Do lado paraguaio, a construção da Picada 500 está em andamento, conectando Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, na fronteira com a Argentina. Essa etapa enfrenta desafios devido às condições do terreno, exigindo tratamentos especiais para a execução da base e do asfalto.
Enquanto isso, os acessos à ponte estão prestes a começar. Previstas para iniciar em breve, as obras dos acessos incluirão a construção de um anel viário que ligará a BR-267 à nova ponte, passando por fora da cidade de Porto Murtinho. Com um investimento de mais de R$ 472 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), essa etapa contemplará também a instalação de postos de controle aduaneiro.
Maior ponte entre Brasil e Paraguai está sendo construída pelo consórcio PYBRA
A maior ponte entre Brasil e Paraguai está sendo construída pelo consórcio PYBRA, formado pelas empresas Tecnoedil, Construtora Cidade e Paulitec. A conclusão da ponte está prevista para dezembro de 2025, com os acessos sendo finalizados um ano depois.
As obras da rota bioceânica representam um marco na integração sul-americana. Ao conectar o Oceano Atlântico ao Pacífico, a rota promete tornar as exportações brasileiras mais competitivas, reduzindo custos e tempos de viagem. A expectativa é que essa nova infraestrutura fortaleça o comércio entre os países envolvidos e impulsione o desenvolvimento econômico da região.
E você, como acredita que a maior ponte entre Brasil e Paraguai impactará a economia e a integração dos países sul-americanos? Deixe sua opinião nos comentários!