1. Início
  2. / Construção
  3. / Obras da mineradora Vale são iniciadas em Itabira, Minas Gerais, para eliminação da barragem Pontal
Localização MG Tempo de leitura 3 min de leitura

Obras da mineradora Vale são iniciadas em Itabira, Minas Gerais, para eliminação da barragem Pontal

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 08/02/2022 às 19:18
Vale - mineradora - obras
Foto: Reprodução Google Imagens / defatoonline

Primeira de 5 previstas, a mineradora Vale iniciou as obras de eliminação da barragem em Minas Gerais

Na última segunda-feira, 7 de fevereiro, a mineradora Vale começou as obras para eliminar o dique 4 da barragem Pontal, em Itabira, no estado de Minas Gerais. Essa barragem é a primeira das cinco estruturas a montante que têm previsão de serem descaracterizadas pela Vale e reintegradas ao meio ambiente ainda em 2022. A mineradora tem aproximadamente R$ 10 bilhões de provisões para o Programa de Descaracterização da empresa.

Leia também:

De acordo com a Vale, as obras na cidade de Itabira irão acontecer em uma área interna da mineradora, sem causar impactos nas vias locais. O rejeito que for removido na obra terá como destino uma área especificamente preparada dentro do próprio Sistema Pontal. O dique que será descaracterizado não recebe rejeitos da mineração desde o ano de 2014 e possui cerca de 3,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

Barragens que representam riscos

Devido a sua técnica de construção, as barragens a montante são vistas como perigosas, por isso, a Vale pretende descaracterizar todas as suas barragens a montante. A construção do corpo da barragem se dá a partir da utilização de rejeitos por meio de alteamentos sucessivos sobre o próprio rejeito depositado, em sentido contrário ao fluxo da água.

Ao final dessa obra, o dique 4 da barragem de Itabira não terá mais como função a retenção de rejeitos e vai estar totalmente reintegrado ao meio ambiente.

Após ocorrer a tragédia em Brumadinho, que deixou dezenas de mortos, feridos e desabrigados, a Vale fez o mapeamento de 30 barragens, das quais sete foram descaracterizadas pela mineradora, sendo quatro delas no estado de Minas Gerais e três no estado do Pará.

Já para o ano de 2022, a expectativa da Vale é de concluir a descaracterização de dois diques e de uma barragem em na cidade de Itabira, a qual já iniciou as obras; de uma barragem no município de Congonhas e de um dique auxiliar em Nova Lima, ambas as cidades também localizadas no estado de Minas Gerais.

Sobre a Vale

A Vale S.A. é uma mineradora multinacional brasileira, fundada em 1942 pelo então presidente Getúlio Vargas, e é uma das maiores operadoras de logística do país. Além disso, é uma das maiores empresas de mineração do mundo e também a maior produtora de minério de ferro, de pelotas e de níquel. Atualmente, a Vale emprega mais de 70.000 funcionários pelo país por meio de suas subsidiárias e é sediada em Rio de Janeiro capital.

Mineradora Vale fecha parceria com as líderes em tecnologia Schneider Electric e Aveva para melhorar operações

A Vale está com o plano de integrar, centralizar e monitorar  de forma remota as operações em suas unidades de Mariana e Itabira, no estado de Minas Gerais. Para atender à demanda da mineradora, a Schneider Electric, líder mundial em transformação digital, gerenciamento e automação de energia, e a Aveva, também líder mundial de software industrial, uniram-se nas operações. A mineradora Vale tem como principais produtoras de minério de ferro os complexos de Mariana e de Itabira, nos quais 75% da produção da mineradora no estado são realizados. Confira esta matéria na íntegra clicando aqui.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos