Com um custo estimado em R$ 20 bilhões, a nova linha do Metrô de SP que ligará a capital a Guarulhos atrai gigantes da construção, mas gera questionamentos sobre prazos e financiamento.
O Metrô de SP se prepara para realizar, ainda neste mês de julho, uma licitação bilionária para a construção de sua nova linha, a 19-Celeste. Considerado o maior projeto de infraestrutura do país, a obra tem atraído o interesse de grandes construtoras nacionais e estrangeiras, mas também gerado questionamentos sobre o modelo da concorrência.
De acordo com matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, a disputa pela nova linha do Metrô de SP é intensa. A análise dos bastidores revela as preocupações do setor privado com os prazos e o financiamento de um projeto que promete transformar a mobilidade na maior metrópole do país.
O que é a Linha 19-Celeste? O novo projeto de R$ 20 bilhões
A Linha 19-Celeste é a próxima grande expansão do Metrô de SP. A nova linha ligará a região central da capital paulista ao município de Guarulhos, um dos mais populosos do Brasil.
-
Isolado há décadas, Jalapão só agora iniciou a construção de um novo aeroporto para atender turistas e moradores
-
Túnel subaquático brasileiro vai usar mesma tecnologia da megaobra que conecta Dinamarca e Alemanha — entenda os planos da nova infraestrutura
-
As 10 melhores cores para pintar a parede externa e ter uma fachada incrível
-
Com motor robusto e potente, a motoniveladora John Deere 670G tem a troca de marchas mais suave da indústria e cabine confortável para ser operada por horas
O projeto total é estimado em pelo menos R$ 20 bilhões, incluindo obras, sistemas e a compra de trens. A fase de construção civil foi dividida em três grandes lotes, com a licitação marcada para os dias 22, 23 e 24 de julho de 2025.
Os gigantes da construção de olho na obra
O tamanho do projeto movimentou o mercado. Pelo menos quinze grupos já participaram de visitas técnicas, e grandes nomes da construção estão analisando a licitação.
Entre as empresas interessadas, estão gigantes nacionais e internacionais como a espanhola Acciona (em consórcio com a Construcap), a Mendes Júnior (com a Power China), a Andrade Gutierrez e a Álya (antiga Queiroz Galvão).
O cronograma: quando a nova linha fica pronta?
O planejamento do Metrô de SP é ambicioso. A expectativa é assinar os contratos com as vencedoras da licitação ainda em 2025.
- Início das Obras: A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2026, após o avanço das desapropriações.
- Conclusão: A expectativa é que o empreendimento fique pronto em 2031.
Segundo o diretor de engenharia do Metrô, Roberto Torres, a divisão da obra em três lotes, com três “tatuzões” (as máquinas de escavação) trabalhando ao mesmo tempo, vai acelerar a construção.
A polêmica nos bastidores: os questionamentos do setor privado
Apesar do interesse, a licitação tem gerado preocupações no setor privado. Fontes do mercado apontam que o prazo para a entrega das propostas, mesmo após uma prorrogação de 45 dias, ainda é considerado curto para um projeto dessa complexidade.
Outras críticas se referem ao modelo de financiamento. As empresas terão que fazer um investimento inicial muito alto para a compra dos “tatuzões”, mas só receberão o pagamento do Metrô de SP depois de um longo período. Para alguns, esse modelo favorece construtoras estrangeiras, que têm acesso a financiamento mais barato no exterior.
A resposta do Metrô de SP: planejamento e recursos garantidos
O diretor de engenharia do Metrô de SP, Roberto Torres, rebateu as críticas. Ele afirmou que o projeto tem um planejamento estruturado e que os recursos para a obra virão do orçamento do Estado, que “não tem problemas de caixa”. Segundo ele, já existem R$ 400 milhões reservados para as desapropriações deste ano.
Sobre o financiamento, Torres mencionou que instituições como o Banco Mundial e o BNDES têm apoiado as obras do Metrô e que não faltará dinheiro para cumprir o cronograma. Ele também justificou que os atrasos em obras passadas do Metrô de SP foram causados por problemas das construtoras na época da Operação Lava-Jato, e não por falta de planejamento.
E você, acredita que a Linha 19-Celeste ficará pronta no prazo, em 2031? Deixe sua opinião nos comentários.