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Obra de R$ 20 bilhões do Metrô de SP vira campo de disputa entre construtoras e levanta alertas sobre prazos e financiamento

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 11/07/2025 às 22:04
Obra Bilionária do Metrô de SP: A Disputa pela Linha 19-Celeste e os Bastidores da Licitação
Obra Bilionária do Metrô de SP: A Disputa pela Linha 19-Celeste e os Bastidores da Licitação
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Com um custo estimado em R$ 20 bilhões, a nova linha do Metrô de SP que ligará a capital a Guarulhos atrai gigantes da construção, mas gera questionamentos sobre prazos e financiamento.

O Metrô de SP se prepara para realizar, ainda neste mês de julho, uma licitação bilionária para a construção de sua nova linha, a 19-Celeste. Considerado o maior projeto de infraestrutura do país, a obra tem atraído o interesse de grandes construtoras nacionais e estrangeiras, mas também gerado questionamentos sobre o modelo da concorrência.

De acordo com matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, a disputa pela nova linha do Metrô de SP é intensa. A análise dos bastidores revela as preocupações do setor privado com os prazos e o financiamento de um projeto que promete transformar a mobilidade na maior metrópole do país.

O que é a Linha 19-Celeste? O novo projeto de R$ 20 bilhões

A Linha 19-Celeste é a próxima grande expansão do Metrô de SP. A nova linha ligará a região central da capital paulista ao município de Guarulhos, um dos mais populosos do Brasil.

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O projeto total é estimado em pelo menos R$ 20 bilhões, incluindo obras, sistemas e a compra de trens. A fase de construção civil foi dividida em três grandes lotes, com a licitação marcada para os dias 22, 23 e 24 de julho de 2025.

Os gigantes da construção de olho na obra

Obra de R$ 20 bilhões do Metrô de SP vira campo de disputa entre construtoras e levanta alertas sobre prazos e financiamento

O tamanho do projeto movimentou o mercado. Pelo menos quinze grupos já participaram de visitas técnicas, e grandes nomes da construção estão analisando a licitação.

Entre as empresas interessadas, estão gigantes nacionais e internacionais como a espanhola Acciona (em consórcio com a Construcap), a Mendes Júnior (com a Power China), a Andrade Gutierrez e a Álya (antiga Queiroz Galvão).

O cronograma: quando a nova linha fica pronta?

O planejamento do Metrô de SP é ambicioso. A expectativa é assinar os contratos com as vencedoras da licitação ainda em 2025.

  • Início das Obras: A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2026, após o avanço das desapropriações.
  • Conclusão: A expectativa é que o empreendimento fique pronto em 2031.

Segundo o diretor de engenharia do Metrô, Roberto Torres, a divisão da obra em três lotes, com três “tatuzões” (as máquinas de escavação) trabalhando ao mesmo tempo, vai acelerar a construção.

A polêmica nos bastidores: os questionamentos do setor privado

Apesar do interesse, a licitação tem gerado preocupações no setor privado. Fontes do mercado apontam que o prazo para a entrega das propostas, mesmo após uma prorrogação de 45 dias, ainda é considerado curto para um projeto dessa complexidade.

Outras críticas se referem ao modelo de financiamento. As empresas terão que fazer um investimento inicial muito alto para a compra dos “tatuzões”, mas só receberão o pagamento do Metrô de SP depois de um longo período. Para alguns, esse modelo favorece construtoras estrangeiras, que têm acesso a financiamento mais barato no exterior.

A resposta do Metrô de SP: planejamento e recursos garantidos

O diretor de engenharia do Metrô de SP, Roberto Torres, rebateu as críticas. Ele afirmou que o projeto tem um planejamento estruturado e que os recursos para a obra virão do orçamento do Estado, que “não tem problemas de caixa”. Segundo ele, já existem R$ 400 milhões reservados para as desapropriações deste ano.

Sobre o financiamento, Torres mencionou que instituições como o Banco Mundial e o BNDES têm apoiado as obras do Metrô e que não faltará dinheiro para cumprir o cronograma. Ele também justificou que os atrasos em obras passadas do Metrô de SP foram causados por problemas das construtoras na época da Operação Lava-Jato, e não por falta de planejamento.

E você, acredita que a Linha 19-Celeste ficará pronta no prazo, em 2031? Deixe sua opinião nos comentários.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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