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Obra da Ponte Bioceânica que promete revolucionar comercio do Brasil e está avaliada em mais de 1 BILHÃO chega a 60% concluída

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 18/09/2024 às 12:47
Atualizado em 21/09/2024 às 14:40
A Ponte Bioceânica, que vai transformar o comércio entre Brasil e Paraguai, avança rapidamente e já ultrapassa 60% de conclusão!
A Ponte Bioceânica, que vai transformar o comércio entre Brasil e Paraguai, avança rapidamente e já ultrapassa 60% de conclusão!

A monumental Ponte Bioceânica, avaliada em mais de 1 bilhão, está prestes a revolucionar o comércio internacional, conectando o Brasil ao Pacífico.

Em meio ao avanço acelerado da infraestrutura na América do Sul, uma obra colossal desponta como a grande promessa para revolucionar o comércio internacional e a logística no continente.

O Brasil e o Paraguai estão prestes a testemunhar a conclusão de um dos projetos mais ambiciosos da história recente: a Ponte Bioceânica.

Mas o que torna essa ponte tão especial? O impacto que ela terá nas rotas comerciais globais é apenas o início da história. Os detalhes por trás dessa construção impressionante e suas implicações são de tirar o fôlego.

Avanço significativo nas obras

Segundo atualizações do portal Rota Bioceânica, a construção da Ponte Bioceânica, avaliada em mais de 1 bilhão de reais, já ultrapassou a marca de 60% de conclusão.

Essa obra é vista como peça-chave para a integração regional, ligando o Brasil ao Paraguai através do Rio Paraguai e conectando as cidades de Carmelo Peralta, no Paraguai, a Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.

Esse corredor rodoviário permitirá uma ligação direta entre os oceanos Atlântico e Pacífico, prometendo revolucionar o transporte e reduzir significativamente os tempos de viagem.

Além disso, conforme relatado pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, essa infraestrutura colocará o Chaco paraguaio em um ponto estratégico no circuito comercial internacional.

O impacto dessa rota no transporte de mercadorias não apenas entre os países vizinhos, mas também no comércio global é gigantesco.

Progresso no lado paraguaio

As obras no lado paraguaio têm avançado rapidamente. Entre os marcos recentes está a instalação das lajes de concreto que servirão de calçadas para pedestres na ponte.

De acordo com a Itaipú Binacional, que financia o projeto, a construção também progrediu significativamente em uma das principais torres da ponte, conhecida como “Pila 13”.

Essa torre desempenha um papel vital, pois será responsável por suportar grande parte do peso da estrutura colossal da ponte.

Além disso, a conclusão de estruturas de suporte que garantirão a durabilidade e a segurança da ponte reforça o compromisso do Paraguai em acelerar essa obra de importância estratégica.

Obras no lado brasileiro

No Brasil, os trabalhos também estão a pleno vapor. Conforme informam os responsáveis pelo projeto, estão sendo construídas novas estruturas no acesso à ponte, incluindo um viaduto que permitirá uma entrada mais fluida de veículos.

Essa parte da obra é crucial para garantir que o trânsito de veículos pesados e leves ocorra sem interrupções, permitindo uma integração perfeita entre as rodovias brasileiras e paraguaias.

Além do viaduto, estão sendo realizadas obras de reforço nas fundações da ponte, essenciais para garantir que a estrutura resista às intempéries e ao tráfego intenso esperado.

A supervisão das obras é de responsabilidade do Ministério de Infraestrutura do Brasil, que trabalha em conjunto com o MOPC paraguaio para garantir o sucesso do projeto.

Financiamento e supervisão da obra

A Ponte Bioceânica é um empreendimento de grande envergadura, sendo financiado pela Itaipú Binacional.

A supervisão das obras cabe tanto ao governo paraguaio quanto ao brasileiro, com um foco claro em garantir que a ponte atenda a todos os requisitos de segurança e eficiência logística.

Investimentos e criação de empregos

O investimento de mais de 1 bilhão de reais gerou não apenas progresso estrutural, mas também oportunidades de emprego em diversas áreas.

De acordo com dados do Ministério da Infraestrutura do Brasil, a construção da ponte já criou mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. Esses empregos abrangem setores como engenharia, construção civil, logística e transporte, impactando positivamente as economias locais nas cidades fronteiriças.

A economia de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, por exemplo, já sente os efeitos desse grande projeto. Pequenos comércios, hotéis e restaurantes estão se beneficiando da presença de trabalhadores da construção e visitantes, gerando um ciclo de desenvolvimento regional impulsionado por essa obra monumental.

Além disso, espera-se que, com a conclusão da ponte, novos postos de trabalho surjam na área de logística e transporte, já que a nova rota irá demandar mão de obra qualificada para operar os fluxos de mercadorias que passarão pela região.

Impacto no comércio e na logística

Com sua conclusão, a nova passagem de fronteira revolucionará a logística local e internacional, conectando os mercados sul-americanos de forma mais direta e ágil.

Essa obra permitirá que o Brasil, um dos principais exportadores mundiais, tenha acesso facilitado ao Oceano Pacífico, reduzindo tempos de transporte e custos operacionais.

A ponte também colocará o Paraguai como um hub estratégico de comércio entre os continentes, transformando a região do Chaco em um ponto de convergência para mercadorias que trafegam entre os oceanos.

A expectativa é que a nova rota aumente em até 30% o volume de comércio entre o Brasil e os países da costa do Pacífico, facilitando o escoamento de produtos como grãos, carnes e minério de ferro, que atualmente dependem de rotas mais longas e custosas.

Oportunidades de crescimento econômico

Além de acelerar o comércio, a Ponte Bioceânica atrairá novos investimentos para a região, tornando-a atrativa para empresas interessadas em acessar mercados globais.

Empresas de logística, transportadoras e operadores portuários estão de olho na infraestrutura que se tornará uma rota vital para o comércio entre o Atlântico e o Pacífico.

Isso também deve atrair investimentos para portos e terminais em cidades brasileiras, como Santos e Paranaguá, que terão sua capacidade de escoamento de produtos ampliada.

Conclusão da obra e expectativas

O término das obras da Ponte Bioceânica está previsto para 2025, com o avanço atual em 60%, e espera-se que o impacto econômico seja imediato.

A nova rota trará benefícios logísticos para a exportação de produtos agrícolas, industriais e tecnológicos, posicionando o Brasil e o Paraguai como peças fundamentais no tabuleiro do comércio global.

Além disso, espera-se que o crescimento econômico das regiões adjacentes à ponte impulsione o desenvolvimento local, gerando novas oportunidades de negócios e emprego.

Com o Brasil se tornando um ponto estratégico de conexão entre o Atlântico e o Pacífico, como essa nova rota pode influenciar os preços e o tempo de entrega dos produtos que chegam ao mercado brasileiro?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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