Duplicação da BR-153/SP começa com investimento de R$ 550 milhões. Projeto vai reduzir acidentes, melhorar transporte de cargas e impulsionar economia regional
A duplicação da BR-153 em São Paulo saiu do papel. Nesta sexta-feira (29/9), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Triunfo Transbrasiliana assinaram a Ordem de Serviço para o início das obras no trecho que vai de Icém, na divisa com Minas Gerais, até São José do Rio Preto, cobrindo 51,7 quilômetros entre os km 0 e km 51,7.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, federais e também da Polícia Rodoviária Federal, reforçando o caráter estratégico da intervenção.
Primeiras ações no canteiro
Os trabalhos começaram ainda em 25 de agosto, com serviços de limpeza e supressão vegetal na faixa de domínio. Todas as atividades seguem a legislação ambiental.
-
Com R$ 4,04 bilhões, Linha 4-Amarela ganhará 3,3 km, duas estações e seis trens, mas obra pode levar até 64 meses para ser entregue
-
Linha 2-Verde: por que as obras foram suspensas e o que isso muda para você?
-
Minas Gerais prepara concessão rodoviária com pacote completo — 767 km, R$ 7,5 bilhões, 79 km duplicados, 162 acessos modernizados, passarelas, rotatórias e atendimento médico 24h
-
A madeira voltou com força na construção: prédios gigantes, shopping em SP e casas prontas em dias mostram que dá para poluir menos e construir mais rápido
O investimento total será de R$ 550 milhões, com prazo de conclusão estimado em quatro anos.
A expectativa é transformar o trecho em uma via mais segura, moderna e eficiente, beneficiando motoristas e o transporte de mercadorias.
Estrutura prevista para o Lote 01
O projeto contempla a duplicação completa dos 51,7 km, construção de quatro pontes e uma passarela de pedestres.
Além disso, estão previstas 12 interseções em desnível e três acessos em nível, reforçando a mobilidade e a segurança.
Também serão implantados quatro retornos em desnível e três passagens de fauna, que garantem preservação ambiental. Duas obras de arte especiais existentes passarão por ampliação e modernização.
Benefícios diretos e indiretos
A duplicação atende a uma demanda antiga da região. A intervenção deve reduzir acidentes, diminuir o tempo de viagem e aumentar a eficiência do transporte de cargas.
Outro ponto importante é a integração com rodovias estratégicas, como a Washington Luís (SP-310) e a Assis Chateaubriand (SP-425), ampliando a conectividade do interior paulista.
Além da melhoria para os usuários, a obra deve gerar empregos diretos e indiretos, movimentar a economia local e ampliar a arrecadação de tributos.
Os municípios próximos terão novas oportunidades em comércio, serviços e logística.
Para a ANTT, a assinatura da Ordem de Serviço reforça o compromisso com uma infraestrutura rodoviária mais segura, competitiva e transparente.