O Venom F5 Evolution acaba de redefinir o que é possível para um carro de rua movido a gasolina. Equipado com impressionantes 2.059 cavalos
Enquanto a indústria automotiva caminha para o futuro elétrico, a Hennessey Special Vehicles aposta na evolução do motor a combustão. Em parceria com a Ilmor Engineering, a empresa desenvolveu o motor de combustão interna de produção mais potente do mundo, gerando impressionantes 2.059 cavalos de potência.
Potência sem precedentes
O novo motor faz parte do pacote Evolution, que custa US$ 285.000 (cerca de R$ 1.668.760), valor cobrado à parte do veículo.
O pacote é compatível com os Venom F5 já existentes e traz diversas atualizações. Entre elas estão pistões ovais projetados pela Ilmor, válvulas de escape de titânio, tampas de válvulas leves e bielas de alumínio.
-
Dicas para evitar acidentes de carro em cruzamentos congestionados
-
Novo SUV brasileiro é mais potente que Toyota Corolla Cross, mais barato que um mini SUV, faz 705 km com um único tanque e promete fazer inveja ao Hyundai Kona e Kia Niro
-
Toyota Yaris Cross: novo mini SUV mais barato do Brasil, chega ao mercado em outubro fazendo 32 km/l, com nota máxima em segurança no ASEAN NCAP e surpreende consumidores
-
Nova Toyota Hilux 2027 surpreende com motor híbrido turbodiesel de 204 cv, câmbio de 8 marchas e pacote Adas completo: o que muda no visual, interior e tecnologia?
A potência extra é possível graças a turbocompressores Precision 76/80 Next Gen e injetores de combustível de alto fluxo. Além dos 2.059 cavalos, o motor “Fury” entrega impressionantes 200 kgfm de torque.
Desempenho de tirar o fôlego
Com um câmbio manual automatizado de sete marchas e embreagem única, toda a força do motor é enviada às rodas traseiras. A Hennessey manteve a tração traseira para garantir uma experiência de direção mais visceral e direta.
A aceleração do Venom F5 Evolution impressiona. Segundo a empresa, o carro atinge 320 km/h em apenas 10,3 segundos.
Para comparação, o Bugatti Chiron Super Sport realiza o mesmo feito em 12,1 segundos, enquanto o Rimac Nevera precisa de 10,9 segundos.
Aprimoramentos aerodinâmicos
A aerodinâmica do F5 também passou por melhorias. Sob a orientação do especialista Dr. Mark Handford, conhecido por seu trabalho na Fórmula 1 e IndyCar, o Venom F5 Evolution recebeu um divisor dianteiro redesenhado, novos defletores na parte inferior do carro e persianas nos arcos das rodas dianteiras.
Outro destaque é o Gurney Flap adicionado ao spoiler traseiro, aumentando a estabilidade em altas velocidades. Esses ajustes visam maximizar o desempenho e a segurança em velocidade extrema.
Além do desempenho brutal, o pacote Evolution traz itens para aumentar o conforto dos ocupantes. Há opção de suporte para bebidas em fibra de carbono, assentos Touring com reforço adicional e um novo sistema de escapamento Touring.
Com essas melhorias, a Hennessey mostra que, mesmo em tempos de eletrificação, ainda há espaço para a evolução dos motores a combustão.