Com frota própria de elétricos chineses e blindagem nível III-A, a Rhino cresce 30% ao mês e já mira operações no Rio de Janeiro
Quando chegou a São Paulo em 2021, o empresário russo Daniil Segunin se surpreendeu com o cenário da segurança urbana. Ao perceber a quantidade de executivos que dependiam de veículos blindados, identificou ali uma oportunidade de negócio. Três anos depois, em 2024, nasceu a Rhino, empresa que se apresenta como uma versão premium dos aplicativos de transporte, mas com frota exclusiva de carros blindados.
Operação e crescimento no mercado paulista
Em pouco mais de um ano e meio de funcionamento, a Rhino já soma aproximadamente 300 mil atendimentos em São Paulo.
A plataforma atua em três frentes: viagens rápidas, corridas agendadas e serviço de concierge, este último voltado para deslocamentos de longa distância, inclusive interestaduais.
-
Novo BYD Yuan Plus 2026 é registrado no Brasil com 313 cv e recarga ultrarrápida de 150 kW
-
Estado do Nordeste vai ter o primeiro polo automotivo do estado: fábrica da GM vai montar carros elétricos e criar milhares de empregos em Horizonte
-
Oficinas pequenas estão ficando pra trás: donos dizem que consertar carro novo virou um pesadelo cheio de códigos e taxas das montadoras
-
Fora de linha desde 2019, Ford Fiesta com motor 1.6 e autonomia de até 15 km/l ainda atrai por ter ABS, airbags e ótimo custo de manutenção
O foco principal no momento está nas corridas rápidas. Elas concentram a demanda em bairros do centro expandido da capital, como Itaim, Moema e Paraíso.
O tempo médio de espera é de sete minutos e o valor médio por corrida gira em torno de R$ 70.
Segunin afirma que o próximo passo será lançar esse mesmo formato no Rio de Janeiro, ampliando a presença da marca no eixo sudeste.
Frota própria de blindados e padrão de qualidade
Apesar da comparação inevitável com a Uber, a Rhino tem um modelo distinto. A companhia mantém frota própria e adota seleção rigorosa para seus motoristas.
Qualquer candidato pode tentar, mas é necessário passar por diferentes etapas de avaliação e por um treinamento intensivo de um dia.
O executivo dá um exemplo simples: como os carros pertencem à empresa, os condutores são orientados a nunca desligar o ar-condicionado.
A padronização também se reflete nos veículos. Após testar modelos como Corolla Cross, Taos e Jeep Compass, a escolha final foi o chinês BYD Song Plus, considerado o mais eficiente em métricas de satisfação.
Todos os automóveis recebem blindagem nível III-A, o máximo permitido para civis no Brasil. A quantidade de carros em circulação, no entanto, não é divulgada pela companhia.
Investimentos e resultados financeiros
Desde a estreia, a Rhino atraiu atenção de fundos internacionais. Foram três rodadas de investimento em menos de dois anos.
A mais relevante ocorreu no fim de 2024, quando a empresa captou US$ 3 milhões. Entre os investidores esteve um fundo de Londres, cuja identidade é mantida em sigilo.
O faturamento cresce em ritmo acelerado. Segundo Segunin, a receita da empresa aumenta cerca de 30% mês a mês.
Ele explica que a Rhino já poderia operar em equilíbrio financeiro, mas optou por reinvestir os recursos para acelerar o avanço no mercado.
Para o empresário, manter o foco no crescimento rápido é estratégico. “Poderíamos ter resultados diferentes se priorizássemos o equilíbrio agora, mas escolhemos injetar mais recursos porque acelerar é mais importante neste momento”, destacou.
Perspectivas
Com o mercado paulista consolidado e a expansão para o Rio de Janeiro a caminho, a Rhino busca se firmar como referência em transporte seguro.
A aposta em frota própria, padronização e blindagem reforça a proposta de oferecer diferenciais em um setor cada vez mais competitivo.
Com informações de Istoé Dinheiro.
Gostaria de saber como faço para trabalhar com eles como motorista
Que vergonha, uma cidade turística que já foi capital do país precisar de carros blindados devido a violência urbana. Surreal.
Só esqueceu de investir nos motoristas, que tem regras CLT mais querer paga PJ
26 reais a hora noturno e 20 diunar
Pra um motoristas que geralmente nem conseguem ir no banheiro