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O túnel ferroviário que vai revolucionar a China: uma obra monumental de 602 metros ligando o país à fronteira com a Rússia

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 01/02/2025 às 17:38
O túnel ferroviário que vai revolucionar a China: uma obra monumental de 602 metros ligando o país à fronteira com a Rússia
A construção do túnel ferroviário Suifenhe será realizada com técnicas avançadas de escavação e reforço estrutural para garantir segurança e eficiência. O projeto, com 602 metros de extensão, prevê o uso de tuneladoras modernas para substituir três túneis centenários sem interromper o tráfego ferroviário, com conclusão prevista para maio de 2025.
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Uma construção estratégica que promete transformar o transporte e o comércio entre China e Europa, substituindo três túneis centenários e impulsionando a logística internacional.

A China está prestes a entregar mais um projeto de infraestrutura de cair o queixo: o túnel ferroviário Suifenhe, localizado ali pertinho da fronteira com a Rússia. Com 602 metros de extensão, ele vai substituir três túneis ferroviários que já têm mais de 120 anos, modernizando um dos principais pontos de conexão entre os dois países.

Esse novo túnel ferroviário não é apenas uma questão de infraestrutura, mas também um passo estratégico da China para expandir sua influência comercial e logística. Ao modernizar essas conexões históricas, o país mostra que sabe muito bem como equilibrar passado e futuro no desenvolvimento de sua malha ferroviária.

O impacto comercial e logístico do novo túnel ferroviário

A China usa ferrovia porque é um meio de transporte rápido e eficiente para movimentar mercadorias em um país gigantesco. Além de reduzir custos logísticos e fortalece o comércio internacional, conectando suas indústrias a mercados na Europa e Ásia.
A China usa ferrovia porque é um meio de transporte rápido e eficiente para movimentar mercadorias em um país gigantesco. Além de reduzir custos logísticos e fortalecer o comércio internacional, conectando suas indústrias a mercados na Europa e Ásia.

Com previsão de conclusão para maio de 2025, o túnel Suifenhe tem uma missão clara: turbinar o comércio entre China e Europa. O país vem investindo pesado na expansão do seu sistema ferroviário, tornando o transporte de mercadorias muito mais eficiente e reduzindo o tempo de viagem para vários destinos internacionais.

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Hoje, a rota ferroviária de carga China-Europa movimenta cerca de 900 trens de carga por ano, transportando algo em torno de 88.000 unidades equivalentes a vinte pés (TEU). A ideia é tornar esse fluxo comercial mais dinâmico e menos dependente de rotas marítimas e rodoviárias.

Suifenhe como ponto estratégico do comércio internacional

Localizado na província de Heilongjiang, o porto de Suifenhe é uma verdadeira peça-chave no corredor leste de comércio entre China e Rússia. Sua infraestrutura ferroviária conecta várias cidades chinesas a destinos europeus, como Madri, Varsóvia e Duisburg, fortalecendo ainda mais as relações comerciais entre os dois continentes.

Com esse novo túnel ferroviário, a China dá um grande salto na facilidade de transporte de mercadorias, otimizando rotas e reduzindo os custos logísticos para empresas que operam entre a Ásia e a Europa.

Infraestrutura ferroviária chinesa e os megaprojetos em andamento

O túnel Suifenhe é só um dos muitos projetos ferroviários ambiciosos em que a China está apostando. Nos últimos anos, o país tem investido pesado na expansão e modernização de sua infraestrutura de transporte para aumentar a integração regional e global.

Um grande exemplo disso é a ponte-túnel de 49,7 km que está sendo construída para conectar Shenzhen e Zhongshan. Com um custo estimado de 4,8 bilhões de dólares, esse projeto pretende reduzir significativamente o tempo de viagem entre as duas cidades chinesas, impulsionando ainda mais a economia na região do Delta do Rio das Pérolas.

O túnel Tianshan Shengli e a revolução no transporte interno

Outro projeto que chama atenção é o túnel Tianshan Shengli, com seus impressionantes 22 km de extensão. Ele reduziu drasticamente o tempo de viagem entre Urumqi e Korla, na região autônoma de Xinjiang. Antes, percorrer os 480 km entre essas cidades levava muitas horas, mas agora o trajeto é feito em menos de duas horas.

Esse tipo de iniciativa mostra como a China está apostando na sua malha ferroviária para encurtar distâncias, melhorar a logística e estimular o desenvolvimento econômico de várias regiões.

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Geraldo Silveira
Geraldo Silveira
03/02/2025 13:14

Cadê o mapa da China com a localização do túnel. Assim fica muito vago

Silvio de Barros Pinheiro.
Silvio de Barros Pinheiro.
02/02/2025 21:03

Essas notícias pecam por não falar das bitolas.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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