1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / O Telescópio Espacial James Webb identificou uma galáxia espiral semelhante à Via Láctea
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

O Telescópio Espacial James Webb identificou uma galáxia espiral semelhante à Via Láctea

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 24/04/2025 às 19:45
Via Láctea
Esta imagem de Zhúlóng, a galáxia espiral mais distante descoberta até hoje, mostra seus braços espirais notavelmente bem definidos, um bojo central antigo e um grande disco de formação estelar, semelhante à estrutura da Via Láctea. Crédito da imagem: NASA / CSA / ESA / M. Xiao, Universidade de Genebra / G. Brammer, Instituto Niels Bohr / Arquivo Dawn JWST.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Estrutura complexa e bem organizada em estágio tão inicial do universo surpreende cientistas e pode reescrever parte da história da formação galáctica

Astrônomos fizeram uma descoberta surpreendente usando o Telescópio Espacial James Webb. Eles identificaram uma galáxia espiral gigantesca, chamada Zhúlóng, que existia apenas um bilhão de anos após o Big Bang. A revelação contraria as teorias anteriores sobre a formação das galáxias.

Zhúlóng: um “dragão” distante

Zhúlóng, nome que significa “Dragão da Tocha”, é a galaxia de disco mais distante já observada com braços espirais e estrutura de disco. Ela apresenta uma protuberância central, braços espirais bem definidos e um disco de formação estelar. Essas características são normalmente associadas a galáxias mais próximas e formadas há bilhões de anos.

Segundo o pesquisador Mengyuan Xiao, da Universidade de Genebra (UNIGE), o disco de Zhúlóng tem mais de 60 mil anos-luz de extensão e contém mais de 100 bilhões de massas solares em estrelas. O tamanho e a massa da galáxia são comparáveis aos da Via Láctea.

Nova visão do universo

A descoberta levanta questionamentos sobre a formação das galáxias. Durante muito tempo, acreditava-se que galáxias espirais massivas levavam bilhões de anos para se formar.

Esperava-se que as galáxias no primeiro bilhão de anos do universo fossem pequenas, irregulares e desorganizadas. Mas Zhúlóng apresenta uma estrutura madura em uma época considerada muito precoce.

A galáxia foi identificada em um desvio para o vermelho de 5,2, o que indica sua enorme distância e antiguidade. As imagens infravermelhas captadas pelo telescópio Webb estão mudando a forma como os cientistas compreendem o início do universo.

Programa PANORAMIC e o futuro das descobertas

Zhúlóng foi encontrada durante a pesquisa PANORAMIC, voltada para a detecção de objetos raros e distantes. A astrônoma Christina Williams, do NOIRLab, destacou o potencial desse tipo de pesquisa para desafiar os modelos atuais de formação de galáxias.

Para o professor Pascal Oesch, da UNIGE, essa é uma das descobertas que mostram como o telescópio Webb está transformando radicalmente a visão científica sobre o universo primitivo. A pesquisa completa foi publicada na revista Astronomy & Astrophysics.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x