O Honda Civic LX 1997 marcou a histรณria da indรบstria automotiva nacional e ainda desperta curiosidade. Vamos relembrar os detalhes deste รญcone.
O Honda Civic LX 1997 nรฃo foi apenas mais um carro, ele foi o primeiro Honda produzido em solo brasileiro. Um marco que mexeu com o coraรงรฃo de muitos entusiastas de carros e cravou seu nome na histรณria da indรบstria nacional. Se vocรช acha que รฉ exagero, basta perguntar a qualquer apaixonado por veรญculos sobre o impacto desse modelo e verรก sorrisos nostรกlgicos.
Esse carro nรฃo sรณ trouxe a tradiรงรฃo japonesa para o Brasil, mas tambรฉm inaugurou uma nova era para a produรงรฃo de automรณveis no paรญs. ร como uma cรกpsula do tempo que transporta os entusiastas de volta a uma รฉpoca em que dirigir era uma experiรชncia totalmente diferente. Vamos mergulhar nos detalhes do icรดnico Honda Civic LX 1997 e descobrir por que ele foi e continua sendo tรฃo especial.
Honda Civic LX 1997 marcou uma geraรงรฃo e ainda segue vivo
Em 1997, o Honda Civic LX 1997 marcou o inรญcio de uma nova era para a indรบstria automotiva brasileira. Com sua fabricaรงรฃo na recรฉm-inaugurada fรกbrica de Sumarรฉ, Sรฃo Paulo, este modelo se destacou pelo seu design inovador, motor e consumo eficientes, e pelo pioneirismo na introduรงรฃo de novas tecnologias. Mas serรก que esse sedรฃ continua impressionando mesmo apรณs duas dรฉcadas?
-
Sedรฃ hรญbrido da BYD promete rodar atรฉ 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geraรงรฃo anterior, mas ainda รฉ um dos favoritos dos motoristas de app: o sedรฃ automรกtico da Nissan com porta-malas gigante e manutenรงรฃo barata
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas รฉ mais econรดmica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preรงos e o que muda nas novas versรตes
Motor 1.6 de 16 vรกlvulas que entregava 106 cavalos de potรชncia
O Honda Civic LX 1997 foi o primeiro veรญculo a sair da linha de produรงรฃo da fรกbrica de Sumarรฉ, e com ele veio uma promessa: revolucionar o mercado automotivo nacional. Equipado com um motor 1.6 de 16 vรกlvulas que entregava 106 cavalos de potรชncia, ele oferecia uma performance que, para a รฉpoca, era vista como avanรงada.
Apesar de nรฃo contar com o sistema de comando variรกvel VTEC, presente nas versรตes mais robustas, o motor e consumo do Civic LX se mostravam altamente equilibrados. O carro alcanรงava uma boa relaรงรฃo entre desempenho e economia, o que rapidamente o tornou um dos favoritos dos brasileiros.
Conforto impressionante
Em termos de tamanho, o Civic LX 1997 tambรฉm nรฃo deixava a desejar. Com 4,45 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,62 metros, ele oferecia um dos interiores mais espaรงosos do mercado. Comparado a seus principais concorrentes da รฉpoca, como o Toyota Corolla e o Chevrolet Vectra, o Honda Civic LX 1997 se destacava pelo conforto, algo que foi crucial para conquistar os motoristas que buscavam um sedรฃ mรฉdio com um toque de sofisticaรงรฃo.
Destaques da engenharia e do conforto
Outro grande diferencial do Civic LX 1997 era a suspensรฃo independente nas quatro rodas, uma caracterรญstica incomum na รฉpoca e que garantiu ao veรญculo uma dirigibilidade superior. Essa suspensรฃo proporcionava nรฃo apenas conforto ao motorista, mas tambรฉm mais seguranรงa em curvas e terrenos irregulares. “O Honda Civic LX 1997 foi pioneiro em adotar tecnologias que, atรฉ hoje, permanecem como padrรฃo na linha Civic”, comenta Rogรฉrio Silva, entusiasta automotivo e colecionador.
Embora oferecesse conforto e desempenho, havia uma crรญtica recorrente ao modelo: o porta-malas. Com apenas 337 litros de capacidade, o Civic perdia para concorrentes como o Fiat Tempra e o Chevrolet Vectra, que possuรญam maiores capacidades de carga.
No entanto, o acabamento interno e a qualidade dos materiais compensavam essa pequena desvantagem. O Honda Civic LX 1997 contava com detalhes em couro, vidros elรฉtricos nas quatro portas e retrovisores elรฉtricos, itens que eram considerados de luxo em meados dos anos 90.
Motor e consumo: o equilรญbrio perfeito?
Quando o assunto รฉ motor e consumo, o Honda Civic LX 1997 surpreendia. Apesar de seus 106 cavalos nรฃo serem os mais potentes, a eficiรชncia do consumo era um destaque ร parte. O modelo conseguia rodar bem em ambientes urbanos, equilibrando desempenho com economia. Nas versรตes com cรขmbio manual de cinco marchas, era possรญvel alcanรงar um consumo mรฉdio de 9 km/l na cidade e atรฉ 13 km/l na estrada. Um nรบmero excelente para um sedรฃ daquela รฉpoca.
A Honda jรก estava de olho no futuro. O Civic LX 1997 trouxe como inovaรงรฃo a opรงรฃo de cรขmbio automรกtico, algo que, mais tarde, se tornaria essencial para a maioria dos sedรฃs mรฉdios. Ele tambรฉm foi um dos primeiros a incorporar o conceito de “dirigibilidade suave”, combinando uma boa resposta ao acelerador com uma direรงรฃo hidrรกulica leve e precisa.
Nostalgia ou relevรขncia atual com o Honda Civic LX 1997?
O Honda Civic LX 1997 nรฃo รฉ apenas um carro do passado, รฉ uma mรกquina que carrega consigo a memรณria de uma รฉpoca em que a indรบstria automotiva brasileira comeรงou a se consolidar com mais forรงa.
Muitos colecionadores e fรฃs ainda buscam esse modelo, tanto pelo seu valor histรณrico quanto pela sua qualidade construtiva. Afinal, รฉ raro encontrar carros com mais de 20 anos em condiรงรตes tรฃo boas, e o Civic รฉ conhecido por sua durabilidade.
E vocรช, tem alguma histรณria com um Honda Civic LX 1997? Serรก que ele ainda impressiona depois de tanto tempo? Comente abaixo e compartilhe suas experiรชncias com este clรกssico da indรบstria automotiva!
Eu tenho um 1998 8 vรกlvulas muito bom econรดmico e nรฃo da manutenรงรฃo รณtima aquisiรงรฃo.