1. Início
  2. / Automotivo
  3. / O sedan francês com motor turbo da BMW que custa o preço de um HB20: oportunidade ou dor de cabeça?
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

O sedan francês com motor turbo da BMW que custa o preço de um HB20: oportunidade ou dor de cabeça?

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 17/06/2025 às 11:40
Sedan francês com motor turbo da BMW por R$ 65 mil: oportunidade ou dor de cabeça?
Sedan francês com motor turbo da BMW por R$ 65 mil: oportunidade ou dor de cabeça?
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
14 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Com desempenho de esportivo e preço de HB20, o Citroën C4 Lounge THP 2017 é um sedan francês com motor turbo da BMW e uma tentação no mercado de usados, mas exige manutenção rigorosa.

O mercado de carros usados no Brasil apresenta dilemas intrigantes, e poucos são tão atraentes quanto o Citroën C4 Lounge THP 2017. Pelo preço de um compacto popular novo, cerca de R$ 65 mil, é possível levar para casa este sedan francês com motor turbo da BMW, que oferece desempenho, espaço e acabamento de um segmento superior.

Mas essa proposta de valor vem acompanhada de um alerta. O motor 1.6 THP é famoso por exigir uma manutenção rigorosa e especializada, o que levanta a questão: este carro é uma oportunidade imperdível para quem busca performance ou uma futura dor de cabeça financeira? A resposta depende inteiramente do perfil e da disciplina do comprador.

O coração BMW: O desempenho do motor 1.6 THP de 173 cv

O principal atrativo do C4 Lounge THP é, sem dúvida, seu motor. Fruto de uma parceria entre o grupo PSA (Peugeot-Citroën) e a BMW, o motor 1.6 THP (Turbo High Pressure) na sua versão flex entrega impressionantes 173 cv de potência e 24,5 kgf.m de torque a apenas 1.400 rpm.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Esses números se traduzem em um desempenho vigoroso. O carro acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 9,1 segundos, um desempenho que o coloca em pé de igualdade com rivais mais caros, como Honda Civic e Toyota Corolla da mesma época. É uma performance que supera com folga a de qualquer compacto 1.0, tornando a experiência de dirigir muito mais divertida e segura em ultrapassagens.

Mais que um motor: conforto, espaço e equipamentos de um segmento superior

O mercado de carros usados no Brasil apresenta dilemas intrigantes, e poucos são tão atraentes quanto o Citroën C4 Lounge THP 2017. Pelo preço de um compacto popular novo, cerca de R$ 65 mil, é possível levar para casa este sedan francês com motor turbo da BMW, que oferece desempenho, espaço e acabamento de um segmento superior.

O C4 Lounge não se destaca apenas pela performance. Seu espaço interno é generoso, graças à ampla distância entre-eixos de 2.710 mm, e o porta-malas de 450 litros atende bem às necessidades de uma família.

O acabamento interno também é um ponto forte, com painel de toque macio e materiais de qualidade que eram considerados premium para a época, um contraste nítido com os plásticos rígidos de carros de entrada. O modelo 2017 já vinha com uma moderna central multimídia com Apple CarPlay, um item essencial hoje em dia. A suspensão, calibrada para o conforto, absorve bem as irregularidades das ruas brasileiras.

Os problemas crônicos que deram má fama ao motor THP

A reputação do motor THP exige atenção. Embora o modelo flex 2017 tenha recebido atualizações importantes que corrigiram muitas falhas das primeiras gerações, alguns pontos são crônicos:

Corrente de comando: modelos mais antigos sofriam com o desgaste prematuro da corrente. Nas versões flex, o kit foi atualizado e se tornou mais robusto, mas ainda exige atenção a ruídos metálicos, especialmente na partida a frio.

Bomba de alta pressão: também mais comum nos modelos antigos, a falha na bomba de combustível de alta pressão foi bastante reduzida na versão flex, mas o uso de combustível de qualidade continua sendo crucial.

Carbonização das válvulas: este é um problema inerente a motores de injeção direta. Como o combustível não “lava” as válvulas de admissão, com o tempo pode haver acúmulo de carvão, o que exige uma limpeza preventiva periódica para manter o desempenho do motor.

O verdadeiro custo de manter este sedan francês com motor turbo da BMW

Este é o ponto decisivo. Embora o preço de compra seja atraente, o Custo Total de Propriedade do C4 Lounge THP pode ser alto. O valor do seguro é significativamente mais caro que o de um compacto, devido ao desempenho do carro e ao custo de peças importadas do motor.

A manutenção preventiva, como trocas de óleo (que deve ser o 0W30 sintético específico), tem custo razoável. O problema são os reparos não programados. Uma troca do kit de corrente pode custar entre R$ 3.000 e R$ 5.000, e uma nova bomba de alta pressão pode passar de R$ 3.000. É essencial que o comprador tenha uma reserva financeira para esses imprevistos.

Para quem o Citroën C4 Lounge THP 2017 é um bom negócio?

YouTube Video

A resposta para a pergunta inicial depende do perfil do comprador.

É uma oportunidade para: o entusiasta automotivo informado, que entende as exigências do motor THP e está disposto a seguir à risca um plano de manutenção preventiva com um mecânico especializado. Para este perfil, o carro oferece um pacote de performance e conforto inigualável pelo preço.

É uma dor de cabeça para: o consumidor comum que busca um carro para o dia a dia com baixo custo e pouca complicação. Para este comprador, que tem um orçamento mais apertado, o risco de um reparo caro torna a escolha perigosa.

Este sedan francês com motor turbo da BMW é uma compra inteligente para quem sabe o que está fazendo. Exige diligência e um orçamento para imprevistos, mas a recompensa é uma experiência de condução de um segmento superior pelo preço de um popular.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x