Um projeto ambicioso promete construir uma ferrovia moderna entre Salvador e Feira de Santana, reduzindo o tempo de viagem pela metade e transformando a realidade de milhões de baianos.
Salvador, primeira capital do Brasil, e Feira de Santana, gigante econômico do interior baiano, estão prestes a se conectar de uma forma revolucionária. Um projeto de um novo trem brasileiro promete encurtar a distância e o tempo entre as duas cidades, oferecendo uma alternativa rápida, segura e sustentável para os milhares de passageiros e para o transporte de cargas que hoje dependem de uma rodovia congestionada.
A conexão estratégica prestes a mudar
Salvador, fundada em 1549, não é apenas uma das cidades mais antigas das Américas, mas também o maior centro urbano do Nordeste, com mais de 2,4 milhões de habitantes. A cerca de 100 km de distância, Feira de Santana se destaca como o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste, um motor econômico para a Bahia com mais de 600.000 habitantes.
Diariamente, milhares de pessoas percorrem o trajeto entre as duas cidades pela BR-324, uma das rodovias mais perigosas e movimentadas do estado. O resultado são congestionamentos frequentes e um alto custo logístico. Essa realidade, no entanto, está com os dias contados graças a um projeto que promete revolucionar a mobilidade na região.
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Como funcionará o novo trem brasileiro
A proposta é a construção de uma ferrovia de aproximadamente 100 km de extensão. O objetivo é claro: criar uma ligação eficiente entre a capital e o interior. O traçado, ainda em definição, deve passar por municípios estratégicos como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro.
A viagem, que atualmente pode levar até duas horas em horários de pico, será reduzida para apenas 35 minutos. Além de passageiros, a ferrovia será de tráfego misto, permitindo o transporte de grandes volumes de carga. Produtos industriais, agrícolas e bens de consumo poderão circular de forma mais econômica e ecológica entre o polo logístico de Feira de Santana e o Porto de Salvador. Este trem brasileiro é visto como um verdadeiro eixo de desenvolvimento regional.
Do papel à realidade nos trilhos, o novo trem brasileiro
A ideia ganhou força em 2023, com o interesse da CCR Metrô Bahia. Em 2024, o projeto avançou e foi assumido pelo Governo Federal. A empresa TIC Bahia LTDA protocolou um pedido de outorga junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), viabilizando a construção pelo modelo de autorização ferroviária, que dispensa licitação.
O projeto ainda está em fase inicial, dividido em três grandes etapas:
Estudo técnico e definição do traçado: Atualmente em andamento.
Licitação e viabilidade: Inclui avaliação ambiental e garantias financeiras.
Construção e implantação: A expectativa é que as obras comecem em um prazo de 1 a 2 anos, após a liberação da ANTT.
É importante notar que o pedido da TIC Bahia ainda está em fase de avaliação interna na ANTT.
O que esperar da nova ferrovia
Os benefícios previstos são vastos e impactam diversas áreas. Economicamente, a construção e operação devem gerar milhares de empregos diretos e indiretos, além de valorizar imóveis em cidades ao longo do traçado.
Socialmente, a transformação na mobilidade trará mais qualidade de vida para trabalhadores e estudantes, reduzindo o tempo gasto no trânsito. O transporte ferroviário também é comprovadamente mais seguro. Do ponto de vista ambiental, a substituição de carros, ônibus e caminhões por trens contribui significativamente para a redução da emissão de CO2, tornando o transporte mais sustentável.
Um exemplo da Bahia para o Brasil
A expectativa é que a conclusão dos estudos e a autorização definitiva da ANTT ocorram ainda em 2025. O sucesso deste projeto pode servir de modelo para outros estados, impulsionando a retomada do transporte ferroviário de passageiros no país. Já se discute a possibilidade de expandir a linha, conectando Feira de Santana a outras cidades importantes.
Este trem brasileiro não é apenas uma obra de infraestrutura. Ele representa o resgate da cultura ferroviária nacional, aliada à tecnologia moderna e a uma visão de futuro mais sustentável para a mobilidade no Brasil. O que antes era um sonho, está cada vez mais perto de se tornar realidade sobre os trilhos.
Com informações do Canal Construction Time.
A Bahia, governada pelo PT, vai construir uma ferrovia de primeiro mundo. Gostei da piada. Agora conta aquela do Joãozinho na sala de aula, hahahahahahahahahaha