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O primeiro pneu de bicicleta que não fura e dura ‘para sempre’ está prestes a chegar ao mercado 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/09/2023 às 18:40
O primeiro pneu de bicicleta feito de nitinol, liga de níquel e titânio flexível que dura para sempre está prestes a chegar ao mercado 
Foto: Divulgação

O primeiro pneu de bicicleta que utiliza tecnologia da NASA está prestes a chegar ao mercado. A tecnologia do pneu que dura para sempre utiliza liga de níquel e titânio flexível.

Está prestes a chegar ao mercado dos Estados Unidos o primeiro pneu de bicicleta feito de nitinol, uma liga de níquel e titânio flexível desenvolvida pela Agência Espacial Norte Americana. O pneu da NASA, que recebeu o nome de Metl muda de forma para suportar condições adversas como calor intenso, não fura e promete durar para a vida toda. Pelo menos esta é a promessa do fabricante, a The Smart Tire Company.

Pneu da NASA que dura para sempre custa US$ 500 

Cada pneu pesa cerca de 400g e conta com bobinas coloridas ou transparentes. Segundo a empresa, eles são fáceis de instalar em bicicletas comuns de estrada. Embora sua construção seja em liga metálica com memória, os pneus disponibilizam aderência devido a uma banda de rodagem integrada com capacidade para rodar por quase 13 mil km.

A eventual troca da banda de rodagem custa US$ 10 por pneu. O pneu da NASA oferece um passeio leve e suave, com manuseio e durabilidade superiores, segundo a The Smart Tire Company.

Por ora, o pneu de bicicleta inovador está sendo comercializado apenas pela plataforma de financiamento coletivo Kickstarter e ainda não chegou ao varejo. Um par sai por US$ 500, o equivalente a R$ 2.445 na cotação atual sem adicionar impostos.

O valor é quase dez vezes mais caro que pneus de bicicleta comuns vendidos no mercado americano. O produto também será disponibilizado em pacotes pré-montados em aros de alumínio ou carbono, neste caso o valor sobe ainda mais para US$ 1.300 e US$ 2.300 respectivamente.

Pneu da NASA que dura para sempre não são preenchidos com ar

O pneu de bicicleta, desenvolvido para nunca furar, é o resultado de uma colaboração com a NASA, que anteriormente utilizou tecnologia semelhante em seus veículos rover planetários. Essa escolha foi lógica, visto que consertar um pneu furado na Lua ou em Marte seria extremamente desafiador.

É essencial ressaltar que, apesar de tecnicamente não ter ar, o pneu que dura para sempre é oco, contendo ar que não está pressurizado e não é necessário para manter a forma do pneu.

No cerne de cada pneu Metl há uma mola semelhante a um Slinky que envolve o pneu. Essa mola é composta por uma liga de memória de forma chamada NiTinol, que possui a resistência do titânio e, ao mesmo tempo, disponibiliza a flexibilidade da borracha.

Quando submetido à pressão, o NiTinol inicialmente se deforma, entretanto depois retorna à sua forma original. Essa propriedade possibilita que o pneu que dura pra sempre se comprima e se expanda suavemente, proporcionando uma condução suave parecida à de um pneu tradicional.

Vantagens do novo ‘pneu indestrutível’

Com essa nova tecnologia de pneus da NASA, os ciclistas terão a garantia de uma experiência mais suave e livre de problemas com pneus furados. A colaboração com a NASA destaca a confiabilidade e a durabilidade desses pneus inovadores. À medida que a tecnologia avança, a Smart Tire Company está na vanguarda, disponibilizando uma solução que elimina a preocupação de enfrentar pneus furados em sua jornada de bicicleta.

Além disso, a promessa de pneus que podem durar a vida útil da bicicleta torna essa opção ainda mais atraente para ciclistas de todos os níveis. Os pneus de bicicleta Metl estão disponíveis em uma variedade de tamanhos para suprir às demandas de vários estilos de ciclistas, desde a estrada até a trilha. Isso torna essa tecnologia acessível a um público extenso e diversificado de entusiastas de bicicletas.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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