1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / O primeiro arranha-céu de São Paulo — construído em 1924, com 12 andares e 50 metros de altura, o Edifício Sampaio Moreira marcou o início da era vertical da capital
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

O primeiro arranha-céu de São Paulo — construído em 1924, com 12 andares e 50 metros de altura, o Edifício Sampaio Moreira marcou o início da era vertical da capital

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 09/10/2025 às 00:20
Com 12 andares e 50 metros, o Edifício Sampaio Moreira completa 105 anos como o primeiro arranha-céu de São Paulo e marco da arquitetura eclética.
Com 12 andares e 50 metros, o Edifício Sampaio Moreira completa 105 anos como o primeiro arranha-céu de São Paulo e marco da arquitetura eclética.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com 105 anos de história, o Edifício Sampaio Moreira segue como símbolo da verticalização paulistana, preservando sua arquitetura eclética e o legado de pioneirismo urbano iniciado em 1924.

O Edifício Sampaio Moreira, marco histórico da arquitetura paulistana, de 105 anos, reafirmando seu papel pioneiro na transformação urbana de São Paulo.

Projetado pelo engenheiro Samuel das Neves e pelo arquiteto Christiano Stockler das Neves, pai e filho, o prédio foi o mais alto da cidade entre 1924 e 1929 — período em que rompeu a paisagem horizontal e iniciou a era dos arranha-céus paulistanos.

Com 12 andares e 50 metros de altura, o edifício impressionava em uma época em que a maioria das construções tinha apenas quatro pavimentos.

Sua grandiosidade fez dele símbolo do progresso e da verticalização da capital. Na época, o edifício era o único alto da cidade.

Só perdeu o título com o Martinelli, em 1929. Sendo o primeiro arranha-céu de São Paulo.

Um projeto à frente de seu tempo

O empreendimento foi idealizado pelo português José Sampaio Moreira para uso comercial.

Desde a inauguração, o prédio abriga em seu térreo a tradicional Mercearia Godinho, fundada em 1890, e dispõe de 180 salas distribuídas ao longo de sua estrutura.

A planta arquitetônica também chama atenção por se aproximar do modelo norte-americano.

Ecletismo e ornamentação como identidade

O edifício foi construído no estilo eclético, típico do início do século XX, com rica ornamentação e detalhes minuciosos.

Essa combinação de estilos e o requinte estético contribuíram para consolidar o edifício como um ícone da paisagem urbana paulistana e um exemplo de arquitetura de transição entre o clássico e o moderno.

Restauro e preservação

O Sampaio Moreira é tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo).

Passou por uma reforma estrutural em 1990, que preservou seus principais elementos originais, como o painel de localização em madeira maciça com letras douradas, as escadarias de mármore de Carrara e as janelas de pinho-de-riga.

Os elevadores suecos Brothers mantiveram o design original, com portas de ferro vazado, espelhos trabalhados e adornos dourados.

Em 2010, o prédio foi desapropriado para sediar a Secretaria Municipal de Cultura.

As obras de restauro começaram em 2012 e concluíram-se em 2018, recuperando suas características originais e adaptando o espaço às normas atuais de acessibilidade e segurança. A reforma incluiu também um bloco anexo nos fundos com escadas de emergência.

Com 105 anos de história, o Edifício Sampaio Moreira segue como símbolo da memória e da verticalização paulistana — o ponto de partida da transformação que fez de São Paulo uma metrópole moderna.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
marketing service
marketing service
09/10/2025 01:05

Great article, thank you for sharing these insights! I’ve tested many methods for building backlinks, and what really worked for me was using AI-powered automation. With us, we can scale link building in a safe and efficient way. It’s amazing to see how much time this saves compared to manual outreach.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
2
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x