O porta-aviões nuclear USS George Washington (CVN 73) participa do exercício SOUTHERN SEAS 2024, trazendo destróieres e navios-tanque para manobras conjuntas com a Marinha do Brasil, visando aprimorar o treinamento militar e fortalecer a cooperação entre os países.
O porta-aviões nuclear USS George Washington (CVN 73) chegou ao Rio de Janeiro para participar do exercício SOUTHERN SEAS 2024, em parceria com a Marinha do Brasil. Este evento marca uma colaboração importante entre as marinhas dos Estados Unidos e do Brasil, promovendo o treinamento e a troca de conhecimentos.
Junto com o USS George Washington, chegaram também o destroyer USS Porter (DDG 78) e o navio-tanque USNS John Lenthal (T-AO 189). Esses navios seguirão para o Japão após o exercício, onde o USS George Washington substituirá o USS Ronald Reagan, que esteve implantado no país por 10 anos.
USS George Washington é um porta-aviões nuclear da classe Nimitz
O USS George Washington é um porta-aviões nuclear da classe Nimitz, construído em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington. Este é o sexto navio de sua classe e traz consigo uma poderosa ala aérea composta por 90 aviões e helicópteros, incluindo os modernos F/A-18 Super Hornet e F-35C Lightning II, que conforme o Poder Naval, teve que fazer um pouso de emergência na Base Aérea Naval de São Pedro de Aldeia (RJ).
- Rússia choca o mundo ao lançar míssil balístico intercontinental em escalada sem precedentes contra a Ucrânia
- Caça Sukhoi Su-75 promete revolução: modular, acessível e já atrai interesse de mais de 10 países no Oriente Médio e África!
- Portugal surpreende com plano ousado para dobrar seu território e impulsionar a economia, reposicionando-se como potência mundial no setor marítimo!
- Suécia pede aos cidadãos que se preparem para a guerra: cinco milhões de famílias recebem panfletos com orientações sobre como preparar suas casas para um possível ‘guerra nuclear’
Durante o exercício SOUTHERN SEAS 2024, a Marinha do Brasil e a Marinha dos Estados Unidos realizarão manobras conjuntas, treinamento de combate e exercícios de defesa. A chegada do USS George Washington ao Brasil demonstra a importância da cooperação entre os dois países e fortalece as capacidades militares regionais.
A participação do USS George Washington no exercício SOUTHERN SEAS 2024 reforça a aliança entre os Estados Unidos e o Brasil
O porta-aviões está equipado com avançados sistemas de defesa, incluindo dois lançadores de mísseis Sea Sparrow e duas armas de ponto Phalanx CIWS de 20 mm. Esses sistemas são essenciais para a proteção contra ameaças aéreas e mísseis antinavio.
Historicamente, o USS George Washington enfrentou desafios significativos. Em 2008, um incêndio a bordo feriu 37 tripulantes durante uma viagem para o Japão. Mais recentemente, durante um período de manutenção entre 2020 e 2021, o navio sofreu uma onda de suicídios entre seus marinheiros. No entanto, superados esses problemas, o porta-aviões agora está pronto para seu novo papel no Japão.