1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / O ponto mais alto do Brasil tem 2.995 metros de altitude, ficou fechado por quase 20 anos e sua jornada pela Floresta Amazônica é uma das mais desafiadoras
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

O ponto mais alto do Brasil tem 2.995 metros de altitude, ficou fechado por quase 20 anos e sua jornada pela Floresta Amazônica é uma das mais desafiadoras

Publicado em 04/07/2025 às 22:25
O ponto mais alto do Brasil: a jornada mística ao Pico da Neblina, na Amazônia
O ponto mais alto do Brasil: a jornada mística ao Pico da Neblina, na Amazônia
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com 2.995,3 metros, o Pico da Neblina é o teto do país, mas, ao contrário do que muitos pensam, não é onde o sol nasce primeiro. Conheça a verdade sobre os dois locais.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina, um gigante localizado no coração da Floresta Amazônica. No entanto, é fundamental esclarecer uma confusão comum: embora seja o mais alto, não é lá que o sol nasce primeiro. Esse título, conforme publicações como a do Guia do Estudante, pertence à Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba.

A jornada ao Pico da Neblina é uma expedição desafiadora e de profunda imersão cultural, que leva ao topo do país, enquanto a visita à Ponta do Seixas oferece o espetáculo do primeiro amanhecer em todo o continente americano. Ambos os locais são marcos geográficos de grande importância, cada um com sua própria singularidade.

Onde o sol nasce primeiro? A Ponta do Seixas, na Paraíba

O primeiro raio de sol a tocar o continente americano surge na Ponta do Seixas, em João Pessoa (PB). Isso acontece porque o local é o ponto mais oriental das Américas, ou seja, a porção de terra mais a leste de todo o continente.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Devido ao movimento de rotação da Terra (de oeste para leste), este é o primeiro lugar a receber a luz solar a cada novo dia. O espetáculo do amanhecer, que ocorre por volta das 4h30 da manhã, atrai turistas durante todo o ano. Próximo ao local, sobre uma falésia, fica o Farol do Cabo Branco, um dos cartões-postais da capital paraibana, que oferece uma vista panorâmica do Oceano Atlântico.

Pico da Neblina, o verdadeiro ponto mais alto do Brasil

O ponto mais alto do Brasil tem 2.995 metros de altitude, ficou fechado por quase 20 anos e sua jornada pela Floresta Amazônica é uma das mais desafiadoras
Pico da Neblina

O título de ponto mais alto do Brasil pertence, de forma incontestável, ao Pico da Neblina. Medições precisas realizadas pelo IBGE em 2004 confirmaram sua altitude em 2.995,3 metros.

Ele está localizado no norte do estado do Amazonas, na Serra do Imeri, uma formação que faz parte do Planalto das Guianas, em uma área de fronteira com a Venezuela. Sua localização exata, nas coordenadas 0º48’1” N e 66º0’25” O, o coloca dentro de duas importantes áreas de preservação: o Parque Nacional do Pico da Neblina e a Terra Indígena Yanomami.

Yaripo, a montanha sagrada dos Yanomami

O ponto mais alto do Brasil tem 2.995 metros de altitude, ficou fechado por quase 20 anos e sua jornada pela Floresta Amazônica é uma das mais desafiadoras
Yaripo, Yanomami

Para o povo Yanomami, o Pico da Neblina é um lugar sagrado. Em sua língua, a montanha é chamada de “Yaripo”, que significa “montanha do vento”. A relação dos indígenas com o local é de profundo respeito espiritual e cultural, sendo parte fundamental de seu território e de sua cosmovisão.

Após quase 20 anos fechado para o turismo, o acesso ao pico foi reaberto em 2022. A grande e importante mudança é que as expedições agora são organizadas e guiadas pela própria comunidade Yanomami, em uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Funai. Essa nova gestão garante que a atividade turística seja sustentável e respeite a cultura e a soberania do povo Yanomami sobre seu território sagrado.

A expedição ao Pico da Neblina, um desafio na floresta amazônica

Chegar ao ponto mais alto do Brasil é uma expedição que exige excelente preparo físico e mental. A jornada é considerada uma das mais difíceis do montanhismo nacional e é muito mais do que um desafio físico, sendo uma imersão na cultura indígena e na imensidão da Floresta Amazônica.

A aventura começa na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM). A partir dali, a expedição envolve transporte fluvial pelos rios Negro e Cauaburi, seguido por uma longa caminhada de dias pela floresta. O percurso é marcado por lama, alta umidade e terrenos íngremes. A expedição completa, desde a saída da cidade até o retorno, pode durar de 12 a 15 dias, uma verdadeira jornada ao teto do Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x