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O PERIGO de voar no ATR 72 da VOEPASS – antiga PASSAREDO! Seguro ou perigoso? Youtuber falou sobre o tema 11 dias antes da queda da aeronave com 62 pessoas

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 09/08/2024 ร s 15:12
O PERIGO de voar no ATR 72 da VOEPASS - antiga PASSAREDO! Seguro ou perigoso? Youtuber falou sobre o tema 11 dias antes da queda da aeronave com 62 pessoas. (Imagem: reproduรงรฃo)
O PERIGO de voar no ATR 72 da VOEPASS – antiga PASSAREDO! Seguro ou perigoso? Youtuber falou sobre o tema 11 dias antes da queda da aeronave com 62 pessoas. (Imagem: reproduรงรฃo)

Na tarde desta sexta-feira (9), um acidente aรฉreo envolvendo um aviรฃo da Voepass Linhas Aรฉreas, anteriormente conhecida como Passaredo, abalou a regiรฃo de Vinhedo, no interior de Sรฃo Paulo.

A aeronave, um modelo ATR-72, transportava 58 passageiros e quatro tripulantes em um voo que partiu de Cascavel, Paranรก, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Sรฃo Paulo.

Conforme dados da Agรชncia Nacional de Aviaรงรฃo Civil (Anac), esse tipo de aviรฃo comporta atรฉ 68 passageiros, sendo amplamente utilizado em voos regionais no Brasil.

O incidente ocorreu na รกrea do bairro Capela, prรณximo ร  rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). O aviรฃo caiu por volta das 13h28, conforme relatado pela Polรญcia Militar ร  EPTV.

O local exato da queda foi dentro do condomรญnio residencial Recanto Florido, deixando os moradores em pรขnico. Equipes de resgate, incluindo o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polรญcia Militar, foram rapidamente mobilizadas, com hospitais nas cidades vizinhas de Vinhedo e Valinhos em prontidรฃo para receber possรญveis feridos.

A tragรฉdia que se desenrolou na tarde de hoje ganha um contexto ainda mais preocupante quando lembramos do vรญdeo recente postado no canal Estevam Pelo Mundo, no YouTube. Gravado hรก apenas 11 dias, o vรญdeo traz uma anรกlise minuciosa do youtuber sobre a Voepass e o modelo de aeronave envolvido no acidente. Estevam, conhecido por suas viagens e anรกlises detalhadas de experiรชncias aรฉreas, destacou alguns pontos que agora parecem premonitรณrios, diante dos eventos que se seguiram.

Alerta no vรญdeo do canal Estevam Pelo Mundo

No vรญdeo publicado, Estevam mencionou suas preocupaรงรตes com a Voepass, empresa que passou por diversas transformaรงรตes ao longo dos anos, inclusive uma mudanรงa de nome. Ele destacou a manutenรงรฃo das aeronaves como um ponto de atenรงรฃo, sugerindo que o envelhecimento da frota e a frequรชncia dos voos poderiam impactar a seguranรงa operacional.

“O ATR-72 รฉ um aviรฃo muito utilizado em voos regionais, especialmente por companhias menores como a Voepass,” disse o youtuber. “Embora seja confiรกvel, a manutenรงรฃo constante รฉ crucial para garantir a seguranรงa dos passageiros.”

Estevam apontou que, embora a empresa siga os padrรตes de seguranรงa internacionais, as limitaรงรตes financeiras das companhias aรฉreas menores podem comprometer a qualidade da manutenรงรฃo preventiva.

Outro ponto que chamou atenรงรฃo no vรญdeo foi a descriรงรฃo detalhada do modelo ATR-72. Estevam explicou que o aviรฃo, por ser um turboรฉlice, รฉ mais econรดmico para voos curtos, porรฉm, apresenta desafios especรญficos em termos de operaรงรฃo e manutenรงรฃo.

Ele mencionou que o ATR-72 exige um cuidado especial com o trem de pouso e os sistemas de controle de voo, รกreas que, se nรฃo forem bem monitoradas, podem levar a falhas crรญticas.

Relevรขncia das observaรงรตes de Estevam

A conexรฃo entre o acidente e as observaรงรตes feitas no vรญdeo se torna ainda mais relevante quando consideramos o histรณrico da Voepass e as operaรงรตes do modelo ATR-72.

Estevam, em sua anรกlise, mencionou que havia voado em um aviรฃo do mesmo modelo recentemente e relatou uma experiรชncia de turbulรชncia acentuada durante o pouso.

Ele sugeriu que, apesar de ser comum em voos regionais, essas turbulรชncias poderiam ser um indicativo de desgaste nos componentes do aviรฃo, especialmente em aeronaves mais antigas.

“ร‰ importante que as companhias aรฉreas faรงam revisรตes regulares e invistam em tecnologia para detectar problemas antes que eles aconteรงam,” afirmou Estevam no vรญdeo.

“Como passageiros, devemos estar cientes de que aviรตes mais antigos podem apresentar mais riscos, especialmente se operados por empresas que enfrentam dificuldades financeiras.”

Esse vรญdeo, gravado com o intuito de informar e alertar os passageiros sobre os cuidados ao escolher voos em aeronaves menores, agora ganha uma nova dimensรฃo apรณs o acidente. Estevam nรฃo estava apenas compartilhando uma experiรชncia de voo; ele estava oferecendo um alerta sobre questรตes de seguranรงa que muitas vezes passam despercebidas pelos passageiros.

Impacto do acidente da Voepass e as investigaรงรตes

Com o acidente, as autoridades jรก iniciaram uma investigaรงรฃo para determinar as causas da queda. Especialistas em aviaรงรฃo apontam que a condiรงรฃo climรกtica na hora do acidente pode ter sido um fator contributivo, mas nรฃo descartam a possibilidade de falha mecรขnica.

O Centro de Investigaรงรฃo e Prevenรงรฃo de Acidentes Aeronรกuticos (Cenipa) estรก mobilizado para analisar os destroรงos e as caixas-pretas da aeronave, que sรฃo essenciais para reconstruir os momentos finais do voo.

Segundo fontes prรณximas ร  investigaรงรฃo, uma das hipรณteses รฉ de que uma falha no trem de pouso tenha ocorrido, conforme mencionado por Estevam em seu vรญdeo. No entanto, a Voepass emitiu uma nota afirmando que todas as manutenรงรตes estavam em dia e que a aeronave envolvida no acidente passou por uma revisรฃo completa hรก apenas dois meses. A empresa tambรฉm afirmou que estรก colaborando plenamente com as autoridades para esclarecer os fatos.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na รกrea desde 2015, com seis anos de experiรชncia em revista impressa e mais de 12 mil publicaรงรตes online. Especialista em polรญtica, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se vocรช tiver alguma dรบvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Nรฃo aceitamos currรญculos!

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