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O oleoduto da OTAN que abasteceu tanques e aviões na Guerra Fria e hoje serve civis na Europa

Escrito por Débora Araújo
Publicado em 20/06/2025 às 18:37
O oleoduto da OTAN que abasteceu tanques e aviões na Guerra Fria e hoje serve civis na Europa
Foto: IA
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Como o oleoduto secreto da OTAN, criado para abastecer forças na Guerra Fria, virou peça-chave para aeroportos e indústrias e mantém o combustível fluindo em paz na Europa.

Pouca gente sabe, mas sob os campos, estradas e cidades de parte da Europa existe uma rede de mais de cinco mil quilômetros de dutos que foi essencial durante a Guerra Fria e continua ativa até hoje. É o oleoduto da OTAN, oficialmente chamado de Central Europe Pipeline System (CEPS), um sistema estratégico criado para garantir combustível às forças militares aliadas e que, atualmente, também abastece o setor civil em diversos países.

O nascimento do oleoduto da OTAN na Guerra Fria

O oleoduto da OTAN começou a ser construído na década de 1950, em plena Guerra Fria. A ideia era clara: assegurar um fornecimento rápido, seguro e ininterrupto de combustível para os tanques, aviões e veículos das forças aliadas em caso de conflito com a União Soviética. A rede foi implantada em pontos estratégicos da Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Holanda, conectando refinarias, depósitos e bases militares.

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Essa estrutura permitia que, mesmo em cenário de guerra, os aliados mantivessem suas operações com o abastecimento necessário, sem depender de transporte por caminhões ou trens, mais vulneráveis a ataques. Os dutos transportavam querosene de aviação, gasolina e diesel, prontos para uso imediato em aeroportos e postos militares distribuídos pelo continente.

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Como o oleoduto da OTAN funciona hoje

Com o fim da Guerra Fria, o sistema foi se adaptando a novos tempos. Hoje, além de seguir abastecendo forças da OTAN, o CEPS passou a atender também o setor civil. Cerca de 25% do combustível transportado na rede tem uso comercial, servindo grandes aeroportos europeus como Frankfurt, Bruxelas e Amsterdã.

O sistema é operado pela NSPA (NATO Support and Procurement Agency), que monitora os dutos e depósitos 24 horas por dia. A rede conta com mais de 30 depósitos e capacidade de armazenar mais de 1 milhão de metros cúbicos de combustível. A manutenção e modernização são constantes, com investimentos em novas tecnologias de segurança, como sensores para monitoramento em tempo real e sistemas automatizados de bombeamento.

Um legado da Guerra Fria que integra Europa e segurança energética

O oleoduto da OTAN é mais do que um resquício da Guerra Fria, ele se tornou uma peça chave na logística energética do continente. Além de oferecer agilidade no fornecimento para operações militares e emergências, a rede traz vantagens comerciais, reduzindo custos de transporte e riscos de interrupção em aeroportos e indústrias estratégicas.

Nos últimos anos, o sistema também ganhou importância diante das novas discussões sobre segurança energética na Europa. Em um cenário de tensões geopolíticas, mudanças no mercado de combustíveis e busca por maior resiliência, o CEPS voltou ao centro dos debates sobre infraestrutura crítica.

O futuro de um sistema criado para a guerra, usado na paz

O oleoduto da OTAN segue sendo modernizado para atender às exigências atuais. Há planos de expansão e integração com novos países da Europa Central e Oriental, além de reforço na segurança cibernética e na proteção contra eventuais ataques físicos.

Mais do que um símbolo da Guerra Fria, a rede se tornou um exemplo de como uma infraestrutura militar pode evoluir e continuar servindo a sociedade civil, conectando regiões e garantindo o abastecimento seguro de milhões de pessoas na Europa.

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Débora Araújo

Débora Araújo é redatora no Click Petróleo e Gás, com mais de dois anos de experiência em produção de conteúdo e mais de mil matérias publicadas sobre tecnologia, mercado de trabalho, geopolítica, indústria, construção, curiosidades e outros temas. Seu foco é produzir conteúdos acessíveis, bem apurados e de interesse coletivo. Para sugestões de pauta, correções ou contato direto: deborasthefanecruz@gmail.com

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