1. Início
  2. /
  3. / O primeiro navio híbrido abastecido a gás natural liquefeito das Américas
Tempo de leitura 3 min de leitura

O primeiro navio híbrido abastecido a gás natural liquefeito das Américas

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 11/04/2019 às 06:34

Sem categoria

navio Harvey retrofit híbrido PSV

A Harvey Gulf, empresa norte-americana de transporte marítimo, selecionou uma solução Wärtsilä para o primeiro retrofit híbrido de navio de suprimento de plataformas nas Américas.

Uma instalação de retrofit híbrida, com uma solução de armazenamento de energia do grupo de tecnologia Wärtsilä, aumentará a eficiência e o desempenho ambiental da embarcação Harvey Energy, pertencente à Harvey Gulf, disse a empresa nesta terça-feira. O navio é o primeiro abastecido a GNL e será o primeiro híbrido adaptado para PSV nas Américas. O pedido com a Wärtsilä foi realizado em abril de 2019.

“A empresa também encomendou um sistema de baterias da GE para o Harvey Supporter”, comentou o CEO da Harvey Gulf, Shane Guidry.

“Temos o prazer de trabalhar com a Wärtsilä e a GE para fornecer os dois primeiros sistemas de baterias da América para navios de serviço de petróleo e gás”, acrescentou ele.

De acordo com a Harvey Gulf, a instalação de uma solução híbrida de bateria de 1450 kW da Wärtsilä reduzirá as emissões de escape do navio, o consumo de combustível e o nível de ruído. Espera-se que as economias totais de custo de combustível estejam na faixa de 10 a 20%. A capacidade da bateria será suficiente para navegar dentro e fora do porto com energia elétrica, ao mesmo tempo em que fornece energia elétrica para o hotel quando atracada, o que reduzirá os níveis de ruído e poluição na área do porto.

Além disso, a capacidade de operar com energia da bateria ajudará na capacidade de manobra durante operações críticas de posicionamento dinâmico (DP) na plataforma offshore.

Incluídos na solução estão o Energy Storage System, o Energy Management System, o transformador e o drive, todos montados dentro de um único contêiner. O projeto também incluirá a integração com os sistemas existentes de distribuição de energia Wärtsilä, gerenciamento de energia e automação integrada. O equipamento Wärtsilä está programado para entrega em dezembro de 2019.

“Fizemos uma parceria com a Wärtsilä há vários anos devido à sua experiência significativa em tecnologia de motores a GNL e motores bicombustíveis, que se encaixam muito bem com a missão da Harvey Gulf de ter a frota mais eficiente em termos de combustível de embarcações de suprimento de plataformas nas Américas. Quando decidimos aprimorar essas características instalando a tecnologia híbrida, a Wärtsilä foi a escolha natural ”, disse Shane Guidry.

“Além disso, o excelente conhecimento da Wärtsilä sobre nossa empresa e nossos negócios resultou em um suporte de serviço muito forte após a entrega da embarcação. Esse suporte se comprovou em zero tempo de inatividade não programado nos cinco PSVs movidos a GNL na frota de Harvey Gulf. Acreditamos que nosso projeto mútuo terá um impacto considerável no mercado e impulsionará o impulso ambiental em direção a soluções sustentáveis ​​no mercado offshore ”.

As soluções híbridas da Wärtsilä são baseadas em um módulo de energia híbrido totalmente integrado. Isso combina motores, um sistema de armazenamento de energia usando baterias e componentes eletrônicos de potência otimizados para trabalhar juntos através de um sistema de gerenciamento de energia desenvolvido pela Wärtsilä. Enquanto a Harvey Energy será o primeiro PSV nas Américas a ter um retrofit híbrido, a Wärtsilä já completou uma série de retrofits híbridos para PSVs na Europa.


Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos