1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Um novo motor, capaz de funcionar com qualquer combustível, sem pistões, sem cilindros e com emissões quase nulas, pode desafiar os carros elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 39 comentários

Um novo motor, capaz de funcionar com qualquer combustível, sem pistões, sem cilindros e com emissões quase nulas, pode desafiar os carros elétricos

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 01/06/2025 às 21:12
motor -
imagem: Reprodução
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Astron Aerospace revela motor que pode salvar a tecnologia a combustão: compacto como um cortador de grama, com potência de 160 cv e emissões quase nulas

Enquanto os países desenvolvidos correm para banir os motores a combustão até 2035, uma empresa americana aposta em um caminho completamente diferente: reinventar a tecnologia centenária dos motores térmicos com uma proposta quase limpa, compacta e leve como uma furadeira.

Um motor rotativo que desafia a lógica

A Astron Aerospace, sediada nos Estados Unidos, revelou ao mundo o Omega 1, um motor revolucionário que funciona sem pistões, sem cilindros e praticamente sem emissões de gases poluentes. Leve como um motor de cortador de grama — pesa apenas 16 kg — e capaz de operar com diversos tipos de combustíveis (inclusive não fósseis), o Omega 1 promete ser uma alternativa realista aos motores elétricos, especialmente em países onde a eletrificação total da frota é inviável.

Diferente dos motores convencionais, o Omega 1 usa um sistema rotativo modificado que lembra o antigo motor Wankel. No entanto, a tecnologia foi atualizada para atingir até 25 mil rotações por minuto, com torque de 230 Nm e potência de 160 cavalos — desempenho suficiente para veículos leves e aplicações aeroespaciais, segundo os desenvolvedores.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O funcionamento também é incomum: ele utiliza dois pares de rotores que operam em câmaras separadas — um par para admissão e compressão do ar, e outro para combustão e escape. Esses rotores giram em sentidos opostos com engrenagens sincronizadas, eliminando a necessidade de componentes pesados como virabrequins ou válvulas. O resultado é um conjunto altamente eficiente, compacto e com manutenção reduzida.

Tecnologia limpa, leve e versátil

O design do Omega 1 permite que ele trabalhe com qualquer combustível capaz de mover os rotores, incluindo alternativas sustentáveis. A empresa afirma que o motor tem emissões quase nulas de gases do efeito estufa, graças à separação entre a câmara de admissão (fria) e a de combustão (quente), o que evita a contaminação por óleo — um problema comum em motores rotativos do passado.

Além disso, a alta pressão de combustão alcançada — em torno de 14 bares — indica uma eficiência acima da média. Isso, combinado com seu peso reduzido, o torna ideal para aplicações em carros, barcos e até aeronaves.

De acordo com a Astron Aerospace, o protótipo do Omega 1 já está em operação e pode ser escalado facilmente: “Se for necessário mais potência, basta acoplar dois ou mais motores em sequência, como fazemos com turbinas aeronáuticas.”

Alternativa real em um mundo elétrico?

A proposta surge em um momento em que a União Europeia e outros blocos econômicos se preparam para proibir a venda de carros a combustão até 2035, como parte da meta de zerar as emissões líquidas de carbono.

Mas, como lembra a própria Astron Aerospace, nem todos os países estão prontos para essa transição: infraestrutura de recarga, alto custo dos elétricos e dependência de minerais raros ainda são gargalos. Em economias emergentes, a substituição da frota por elétricos puros é vista como um desafio logístico e financeiro.

Assim, se o Omega 1 conseguir ser produzido em escala e com preço competitivo, pode se tornar uma ponte entre o presente e o futuro, oferecendo uma solução intermediária com menor impacto ambiental e custo acessível.

“Não se trata de reviver o passado. Trata-se de reinventar a combustão para o século XXI”, diz o fundador da Astron Aerospace em entrevista à imprensa americana.

YouTube Video

Inscreva-se
Notificar de
guest
39 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Clodoaldo
Clodoaldo
06/06/2025 21:00

Assunto sobre motor ótimo, problemas estes anúncios **** não consegue ler assunto devido estes demônios de anuncios

Janilson
Janilson
06/06/2025 17:45

Só faz 2 anos que inventaram esse motor, parabéns pela rapidez na reportagem

Sérgio Ricardo Firmino
Sérgio Ricardo Firmino
05/06/2025 08:41

Espetáculo

Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x