O revolucionário motor Wärtsilä 31 agora gera energia limpa e renovável. Veja como essa tecnologia pode estabilizar redes de energia renovável com hidrogênio
Um dos maiores motores do mundo se transformou em um gerador de energia limpa. Originalmente projetado para queimar diesel, combustível dual ou gasolina para navios-tanque e porta-contêineres, o motor marítimo Wärtsilä 31 tem uma nova vida gerando eletricidade renovável e limpa.
Eficiência do Motor e Produção de Energia Limpa
O motor Wärtsilä 31 está no Livro Guinness dos Recordes por ser o motor marítimo de 4 tempos mais eficiente já fabricado em sua classe. Ele também detém a maior potência por cilindro em motores de diâmetro equivalente. Pode ser configurado com 8 a 16 cilindros e com uma potência de saída que varia entre 4,6 MW e 10,4 MW a 720 e 750 rpm, gerando uma enorme quantidade de energia.
Essa empresa finlandesa é mais conhecida por fabricar os maiores motores de combustão do mundo, notavelmente o RTA96-C, com 27 metros de altura, 13 metros de comprimento e 82.028 kW de potência. O motor Wärtsilä 31 é consideravelmente menor, com um máximo de 4,7 metros de altura e 8,7 metros de comprimento, e funcionando com combustível fóssil, pode gerar até 9.800 kW de energia.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Um raro “Peixe do Juízo Final” de 3 metros, conhecido por supostamente prever terremotos, foi encontrado em costa dos EUA
O diâmetro e curso do cilindro (31 x 43 cm) podem parecer enormes para aqueles do mundo automotivo, mas em comparação com alguns dos motores maiores da empresa, que têm cilindros grandes o suficiente para caminhar dentro deles, são relativamente compactos.
Transição para Geração de Energia Limpa com Hidrogênio
Convertido em gerador, a versão 31SG-H2, preparada para hidrogênio, pode funcionar com gás natural, ou uma mistura de gás natural e 25% de hidrogênio, ou pode ser atualizada para funcionar com 100% hidrogênio, promovendo a geração de energia limpa. Também existe uma versão flexível em relação a combustíveis, o 31H2, projetada para funcionar nativamente com hidrogênio puro, mas também aceita gás natural ou combustíveis misturados.
Ambos prometem ser os maiores geradores de hidrogênio do mundo quando lançados, assumindo que haja hidrogênio suficiente disponível para operá-los.
A central de energia de hidrogênio está projetada para estabilizar uma rede baseada em energias renováveis, aumentando ou diminuindo rapidamente sua produção para apoiar fontes de energia limpa intermitente como a solar e a eólica. Tudo isso sem tempo mínimo de ativação ou desativação e com a capacidade de se sincronizar com a rede elétrica em apenas 30 segundos com o simples pressionar de um botão. Ao utilizar hidrogênio, a Wärtsilä pode gerar eletricidade 100% livre de carbono.
O Papel do Gás Natural na Transição Energética
“Devemos ser realistas em que o gás natural desempenhará um papel em nossos sistemas de energia durante anos. Nossos motores flexíveis em relação a combustíveis podem usar gás natural hoje para proporcionar flexibilidade e equilíbrio, permitindo que a energia renovável prospere. Depois, podem ser convertidos para funcionar com hidrogênio quando este estiver disponível, preparando-nos para o futuro no caminho para a neutralidade de carbono.”
- Anders Lindberg, Presidente da Wärtsilä Energy
Certificação e Confiabilidade da Planta de Hidrogênio
O conceito de planta de energia da Wärtsilä foi certificado na fase 1 pela TÜV SÜD, uma organização focada em proteger as pessoas e o meio ambiente e assegurar o cumprimento regulatório. Deve passar por mais duas certificações antes de que sua construção possa começar. Espera-se que seus motores preparados para hidrogênio estejam disponíveis para entrega em 2026.
Com mais de um milhão de horas de operação e mais de 1.000 MW de instalações até agora, a Wärtsilä tem um histórico comprovado de confiabilidade. Estamos interessados em saber que tipo de eficiência essa máquina colossal pode alcançar e como poderia se comparar em termos de economia a longo prazo em escala industrial frente a uma operação de células de combustível grandes, que poderiam converter o hidrogênio diretamente de volta em eletricidade e água.
Vía www.wartsila.com