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O motor EA-827, que seria a base do consagrado Volkswagen AP, transformou a mecânica e o desempenho dos carros no Brasil e no mundo

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 19/10/2024 às 13:20
O motor EA-827, que seria a base do consagrado Volkswagen AP, transformou a mecânica e o desempenho dos carros no Brasil e no mundo
No Brasil, o motor EA-827 foi a base para o desenvolvimento do Volkswagen AP (Imagem: Reprodução/Veículos e Histórias)

Motor EA-827: o início do Volkswagen AP e a revolução na indústria automobilística

O motor EA-827, um projeto inicialmente pensado para a linha Audi, logo se mostrou uma peça fundamental para a evolução de várias marcas do Grupo Volkswagen, incluindo a criação do lendário Volkswagen AP. Esse motor não apenas ajudou a modernizar a mecânica automotiva, como também trouxe robustez e confiabilidade que conquistaram tanto o mercado europeu quanto o brasileiro.

Mas como o motor EA-827 passou de uma criação europeia para uma lenda nas estradas brasileiras? A resposta está na engenharia, nas adaptações e nas inovações mecânicas que o tornaram icônico.

O surgimento do motor EA-827 e sua evolução

O motor EA-827 foi desenvolvido na década de 1970, primeiramente para equipar os veículos da Audi. Sua mecânica foi desenhada com foco em robustez e flexibilidade, permitindo variações tanto a gasolina quanto a diesel, o que o tornava uma solução adaptável a diferentes mercados.

Conforme o tempo passou, a Volkswagen percebeu o potencial desse motor para atender às necessidades de seu portfólio e decidiu implementá-lo em modelos estratégicos. Assim, nasciam os primeiros carros com o motor EA-827, como o Passat, que logo se destacaria por suas características inovadoras, como a refrigeração líquida, algo raro em um mercado dominado por motores refrigerados a ar.

De acordo com especialista em mecânica ouvido pelo CPG, o motor EA-827 era simples de se modificar, o que facilitou sua adaptação às condições brasileiras. Com algumas melhorias, surgiram versões como o BR, BS, e finalmente o Volkswagen AP, que rapidamente ganhou prestígio.

O legado do Volkswagen AP

No Brasil, o motor EA-827 foi a base para o desenvolvimento do Volkswagen AP, que equipou carros lendários como o Gol, Voyage, Saveiro e Santana. A mecânica confiável, de fácil manutenção, fez com que o Volkswagen AP se tornasse uma das opções mais queridas dos motoristas brasileiros, especialmente aqueles que procuravam por veículos robustos e potentes.

O especialista em mecânica Marcos Vinícius, destaca que “o Volkswagen AP não apenas conquistou os consumidores pela durabilidade, mas também pelos motores que aguentavam bem adaptações, como o uso de etanol e até preparações para competições.”

A pergunta que fica é: será que algum outro motor conseguirá atingir o status lendário do AP no Brasil?

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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