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O motor do helicóptero Chinook, com duas pás que giram em sentidos opostos para anular o torque e permitir que ele levante um caminhão

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 17/06/2025 às 08:59
Atualizado em 18/06/2025 às 16:32
Motor do helicóptero Chinook: a engenharia por trás das hélices que levantam um caminhão
Motor do helicóptero Chinook: a engenharia por trás das hélices que levantam um caminhão
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Conheça a tecnologia do motor do helicóptero Chinook e como seu design único de rotores em tandem o transformou em um ícone da aviação de carga pesada

O segredo de sua força e estabilidade está no design de seus rotores e no potente motor do helicóptero Chinook. Ao contrário dos helicópteros convencionais, o Chinook usa toda a sua potência para gerar sustentação, o que lhe permite realizar proezas como levantar um caminhão inteiro. Esta é a engenharia por trás de uma das aeronaves mais duradouras da história.

O Boeing CH-47 Chinook é um dos helicópteros mais reconhecidos do mundo, famoso por sua aparência com duas pás e sua incrível capacidade de levantar cargas pesadas. Desde seu primeiro voo, em 1961, ele se tornou uma ferramenta indispensável para operações militares e civis, transportando desde tropas e artilharia até contêineres e equipamentos de construção.

Como os rotores que giram em sentidos opostos anulam o torque desde 1961

O design mais marcante do Chinook são seus dois grandes rotores, um na frente e outro atrás. Essa configuração, chamada de rotor em tandem, é a chave para sua eficiência. As duas pás giram em sentidos opostos, uma no sentido horário e a outra no anti-horário. Esse movimento sincronizado anula o torque que, em um helicóptero comum, faria a fuselagem girar.

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Com o torque cancelado, o Chinook não precisa de um rotor de cauda. Isso permite que toda a potência gerada pelos motores seja usada para levantar a aeronave e impulsioná-la para frente. O conceito foi testado no voo inaugural do protótipo, em 21 de setembro de 1961, e provou ser um sucesso tão grande que se mantém até hoje.

O motor do helicóptero Chinook Lycoming T55 e seus 6.000 cavalos

O coração do Chinook são seus dois motores turboeixo Honeywell T55 (originalmente Lycoming T55). A evolução desses motores é o que permitiu que o helicóptero se mantivesse relevante por mais de 60 anos. As primeiras versões do CH-47A eram equipadas com motores de 2.200 cavalos de potência.

Ao longo das décadas, os motores foram aprimorados. A variante mais recente, a T55-714C, que equipa os Chinooks modernizados, entrega impressionantes 6.000 cavalos de potência. Esse aumento de quase três vezes na potência é o que permite que as versões mais novas, como o CH-47F, operem com mais eficiência em ambientes de alta altitude e temperatura, transportando cargas ainda mais pesadas.

Como o Chinook pode levantar um caminhão de 5 toneladas

A pergunta sobre levantar um caminhão é respondida pela sua imensa capacidade de carga externa. Graças à eficiência do motor do helicóptero Chinook e do sistema de rotores, a aeronave pode levantar até 11.793 kg (ou 26.000 libras) em seu gancho central.

Essa capacidade é mais do que suficiente para levantar muitos tipos de caminhões. Por exemplo, um caminhão militar M939 de 5 toneladas pesa cerca de 9.979 kg, valor que está confortavelmente dentro do limite do Chinook. Ele também é capaz de transportar dois veículos Humvee de uma só vez, suspensos por cabos.

Um projeto dos anos 50 em serviço até hoje, a modernização do CH-47F

O Chinook é uma das duas únicas aeronaves militares projetadas nos anos 50 que continuam em produção, junto com o avião de carga C-130. Isso só é possível graças a um programa contínuo de modernização. A versão atual em serviço no Exército dos EUA é o CH-47F.

Essa variante, introduzida no início dos anos 2000, possui melhorias significativas, como um cockpit totalmente digital, uma nova fuselagem que reduz a vibração e motores mais potentes. Essas atualizações garantem que o Chinook permaneça uma plataforma de ponta, capaz de atender às exigências das operações modernas.

Por que pilotos o consideram mais fácil de voar do que parece

Apesar de seu tamanho e complexidade, muitos pilotos consideram o Chinook surpreendentemente fácil de pilotar. O sistema de controle de voo automático traduz os comandos do piloto de forma intuitiva, fazendo com que a experiência seja parecida com a de um helicóptero convencional.

Mecanicamente, o sistema de rotores em tandem oferece uma grande vantagem: ele não sofre com a falta de “potência de pedal”, uma limitação comum em helicópteros de rotor único em certas condições de vento. Isso, somado à sua estabilidade superior ao pairar, torna o motor do helicóptero Chinook e seu design geral uma combinação de força e precisão admirada por seus operadores.

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Mariano
Mariano
18/06/2025 22:16

Infelizmente esse tipo de reportagem é pobre de imagens.

José Pedro França Rocha
José Pedro França Rocha
18/06/2025 16:53

Fiz o meu pedido e até agora não recebi nada

3manuel
3manuel
18/06/2025 07:26

Um assunto interessante, atual, mas com somente uma foto? E ainda de um detalhe? Não tem fotos em arquivo?

Mariano
Mariano
Em resposta a  3manuel
18/06/2025 22:14

Normalmente esse tipo de reportagem é pobre de imagens, é uma pena!

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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