1. Início
  2. / Automotivo
  3. / O motor movido à água em funcionamento pela primeira vez na história: 400 CV de potência e 6.500 RPM
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 10 comentários

O motor movido à água em funcionamento pela primeira vez na história: 400 CV de potência e 6.500 RPM

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 31/03/2024 às 00:08
Atualizado em 03/04/2024 às 18:12
motor - hidrogênio
Inovação automotiva: motor de hidrogênio alcança 410 CV. Tecnologia de injeção de água redefine eficiência
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Inovação automotiva: motor de hidrogênio alcança 410 CV. Tecnologia de injeção de água redefine eficiência

O motor de água está funcionando pela primeira vez na história. Ele possui 400 CV de potência e 6.500 RPM. Com a busca pela descarbonização ativa, os motores são um dos principais focos.

Há anos se fala na necessidade de alcançar uma mobilidade sustentável. Quando se menciona a tecnologia do futuro, nunca se pensa em combustíveis fósseis, mas em alternativas mais limpas como a eletricidade ou o hidrogênio.

Na busca por um transporte mais limpo, está sendo considerada a possibilidade de queimar o H com motores de combustão. Seu funcionamento é mais ineficiente que o método atual (o sistema de célula de combustível), mas mantém grande parte da essência desse tipo de propulsores, com um som de motor semelhante ao que encontramos nos motores a gasolina.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Chega um motor de água que nos surpreende com sua potência

É isso que pretende fazer o primeiro motor de água europeu. Na realidade, é o primeiro motor de hidrogênio europeu que tem um truque: a injeção de água, por isso o chamamos assim. Vem pelas mãos dos engenheiros da AVL Racetech, especialistas no desenvolvimento de tecnologias para competição e fornecedores de equipamentos desde a Fórmula 1 até a NASCAR.

Conforme comunicado em seu site, criaram um motor de combustão de 2 litros turboalimentado que desenvolve 410 CV de potência a 6.500 rpm e entrega um torque de motor de 500 Nm entre 3.000 e 4.000 rpm.

Essas cifras são típicas dos motores turboalimentados a gasolina de potência semelhante que, até então, estavam acima dos propulsores que queimavam hidrogênio. Para alcançar esses dados, alertam que é vital injetar água quente no sistema de admissão.

Por meio de injetores, pulverizam água no coletor de ar de admissão. De acordo com seu testemunho, isso torna possível uma ignição mais homogênea do H e evita autoignições prematuras ou detonações.

O motor de água é uma realidade, mas não como você pensava: ostenta 400 CV de potência

Agora é essencial que a peça termine seu período de testes e seja submetida a um exame em competição. Sua implementação em um terreno realista será vital para verificar até que ponto estamos diante de um sistema confiável ou não.

Seus resultados determinarão se é possível vê-lo como um projeto em grande escala ou uma boa ideia escrita em papel. A empresa tem fé que se trata de uma opção interessante além da já conhecida célula de combustível. Seu argumento é que é viável converter os motores de combustão a gasolina para hidrogênio e isso não deveria supor custos adicionais.

O motor de água não é algo tão novo

Embora pareça uma apresentação inovadora e futurista, já tínhamos visto esse conceito antes. A BMW já trabalhou com esse sistema. Então, pulverizaram água no coletor para baixar a temperatura do ar que “pousava” na câmara de combustão e exercer controle sobre essas autoignições prematuras geradas como resposta a uma temperatura excessiva.

Os alemães defendiam que esse sistema aumentava a potência e reduzia o consumo. Ao ter o ar frio uma densidade maior, aumentava-se o conteúdo de oxigênio na câmara de combustão e permitia uma pressão média mais alta durante a combustão, supondo um aumento da potência e do torque. Até diminuía o volume de partículas de óxido de nitrogênio, que são altamente prejudiciais para os seres humanos.

Por enquanto, temos que esperar para ver até onde chega esse novo motor de água com 400 CV de potência. Enquanto isso, continuam chegando alternativas como o motor impossível que poderia ser usado em carros.

Inscreva-se
Notificar de
guest
10 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Edison
Edison
07/04/2024 22:56

Nós anos 80 fiquei sabendo que um brasileiro que tiva realizado, mas se não me engano a Ford comprou os direitos, esperando a tal crise do petróleo que era anunciado

Fábio Sales
Fábio Sales
07/04/2024 05:19

Isso é tipo o dono da Gurgel… Foi o cara pra inventar o carro elétrico apresentou o carro até no Silvio Santos….
Aí veio lá o tesla depois de décadas e fez a evolução… Brasil era pra tô no topo com o elétrico ja a decadas

Elielson
Elielson
06/04/2024 20:39
  • Não há novidade alguma. Conseguimos rodar qualquer motor estacionario com hidrogênio gerando com catodo e anodo um radiador e um Eletro ventilador. O hho gerado e todo consumido pelo motor sem precisar armazenamento… Más enquanto não pensarmos que não precisamos do capitalismo do petróleo não teremos avanços.
Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x