Com o decreto publicado no dia 1 de janeiro de 2023 para reestruturar o Ministério da Agricultura e Pecuária, entrou em vigor nesta terça-feira, 24 de janeiro. Contudo, a antiga Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação passou também a agregar com o cooperativismo, saiba mais!
Além disso, a Secretaria irá continuar sendo encarregada de temas super importantes como a Sustentabilidade, Inovação, Camada de Competitividade, Bioeconomia Agrícola e o Cooperativismo. Aliás, na quinta-feira, dia 19, foi nomeada a engenheira de alimentos Renata Bueno Miranda para assumir o cargo da SDI sendo a primeira mulher a assumir o comando da Secretaria.
Em um discurso Renata disse: “A SDI é focada na sustentabilidade, na inovação, competitividade, na agregação de valor às cadeias produtivas, mas com o foco no território com suas peculiaridades e autonomia. Esta Secretaria guarda a responsabilidade de modernizar e harmonizar o nosso sistema de produção, em relação à qualidade de vida da população brasileira e do mundo”.
Como manda o decreto, a Secretaria será responsável por formular as políticas públicas para a Inovação e o desenvolvimento rural que são fundamentadas em práticas agropecuárias, inovadoras e sustentáveis. O objetivo é promover integrações com outras políticas públicas.
-
Radar Agtech Brasil abre cadastramento nacional em outubro com foco em startups, investidores, inovação agro, foodtechs e ecossistema sustentável do agronegócio brasileiro
-
Agricultura familiar e a segurança alimentar ganham força com novas leis sancionadas por Lula que ampliam crédito, renda, alimentação escolar, combate ao desperdício e inclusão social
-
HSI e Kinea injetam R$ 70 milhões em Shopping que ganha expansão de 4 mil m² e planeja virar complexo multiuso
-
Do deboche à mudança em massa: por que mais de 263 mil brasileiros trocam o Brasil pelo Paraguai em busca de impostos baixos e futuro melhor
Desse modo, a partir disso irá buscar melhorias do ambiente brasileiro e da inovação da agropecuária e isso também inclui programas de conectividade, como ecossistema digital, bioeconomia de novas tecnologias, competitividade e sustentabilidade das cadeias produtivas sejam agrícolas, pecuária ou florestal.
Aliás, as melhorias também seriam voltadas para o cooperativismo e associativismo rural e até mesmo outras objetivas. Contudo, dividido em seis departamentos a SDI irá contar com o apoio do Departamento de Apoio e Inovação para a Agropecuária, também com o apoio do Departamento de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas e indicações geográficas entre outros órgãos. Nesse caso, o foco irá ficar na produção sustentável e até mesmo na agregação do valor.
De tal forma, a SDI irá continuar buscando o aumento das produções sustentáveis da agricultura que partirão para a implementação de planos, ações, programas e atividades. Um dos objetivos também é a recuperação de áreas degradadas, e o Sindicato irá promover o desenvolvimento e a disseminação de tecnologia sustentáveis, segundo Renata a modernização e a harmonização são parte de uma transformação de um sistema produtivo e mais sustentável.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.