1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / O mercado de hidrogênio verde no Brasil está mais próximo do que nunca e São Paulo vai concentrar discussões em um dos maiores eventos da América Latina neste segmento
Localização SP Tempo de leitura 2 min de leitura

O mercado de hidrogênio verde no Brasil está mais próximo do que nunca e São Paulo vai concentrar discussões em um dos maiores eventos da América Latina neste segmento

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 15/08/2022 às 10:32
Hidrogênio verde produzido por fontes renovaveis
Hidrogênio verde produzido por fontes renováveis seria a forma ideal | Fonte: Divulgação

Líder global na tecnologia de eletrólise da água, principal rota para produção de hidrogênio verde em larga escala, a thyssenkrupp participará da Smarter E South America, que acontece entre os dias 23 e 25 de agosto, em São Paulo (SP). Um dos principais eventos do setor de energia da América Latina, a Smarter E trará, além da exposição, um congresso com amplo programa de palestras, incluindo um side event organizado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) para discutir o desenvolvimento do mercado de hidrogênio verde no Brasil, marcado para o dia 24, das 13h às 19h30.

Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp para a América do Sul, está entre os palestrantes e abordará o panorama e as expectativas para aplicação do hidrogênio verde em diferentes setores no Brasil:

“O hidrogênio verde e seus derivados, como amônia verde e metanol verde, devem movimentar algo em torno de US$ 20 a 30 bilhões até 2040 no País, com custos de produção bastante competitivos e potencial uso para descarbonizar setores como siderurgia, refinarias e mobilidade. Fatores como a matriz energética com ampla participação de fontes renováveis e a localização geográfica estratégica dos portos marítimos em relação aos potenciais mercados consumidores, principalmente a Europa, fazem do Brasil um candidato natural a se tornar um dos maiores produtores e exportadores de hidrogênio verde do mundo”, destaca Alvarenga. 

Primeira Planta de Hidrogênio Verde Industrial do Brasil

Recentemente, a thyssenkrupp firmou um contrato com a Unigel, uma das maiores empresas químicas da América Latina, para fornecer sua tecnologia de eletrólise da água para a primeira planta de hidrogênio verde em escala industrial do Brasil. A fábrica também vai produzir amônia verde e, quando entrar em operação, será a maior desse gênero no mundo.

Com capacidade atual de manufatura de eletrolisadores de 1 GW por ano e atualmente ampliando a cadeia de fornecimento para atingir 5 GW por ano, a thyssenkrupp, por meio de sua unidade thyssenkrupp nucera, é a empresa com maior capacidade de fornecimento de plantas de larga escala de eletrolise de água para produção de hidrogênio verde no mundo, tendo já fornecido mais de 150 plantas de amônia e mais de 600 plantas de eletrólise em diversos países no decorrer das últimas seis décadas.

A edição de 2022 da Smarter E será realizada no Expo Center Norte. Mais informações podem ser obtidas no site https://www.thesmartere.com.br/inicio

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos