Empresa brasileira vai expandir extração do minério para produção mundial de baterias de lítio em 2023
E o Brasil vai avançar mais uma vez a partir de março de 2023. Afinal, uma grande empresa do setor de exploração de lítio, vai expandir seus negócios. O lítio é muito usado para confecção de baterias para carro elétrico. Portanto, essa expansão é de interesse mundial, uma vez que a frota de veículos está se tornando elétrica.
O Brasil tem uma das maiores reservas do metal no mundo todo. Contudo, necessita de grande tecnologia para exploração. Entretanto, essa empresa brasileira tem uma tecnologia de exploração e deve levar o seu nome se tornando uma das quatro principais exploradoras de metais para as baterias. Sendo assim, o Brasil vai expandir seus negócios e trazer ainda mais investimento. Continue para saber mais!
Saiba mais sobre a participação do Brasil no mercado de lítio para baterias com o vídeo abaixo.
Frota de carro elétrico aumenta e demanda baterias de lítio, que possuem um valor elevado de mercado
O lítio tem uma demanda crescente, como citamos anteriormente, devido ao aumento da frota de carro elétrico no mundo. Ademais, especialistas apontam que em 2023 pode acontecer um grande salto na quantidade de veículos elétricos, chegando a 10,5 milhões. Além disso, para 2030 se espera que esse valor chegue a mais de 50 milhões.
- Corolla pode virar uma picape da Toyota? Corolla picape 2025 pode ser realidade para destronar S10, Hilux, Toro e outras
- Fiat Toro: de picape poderosa a bebedora de combustível? A insatisfação dos proprietários explode
- Nova lei de trânsito traz multa imperdoável, suspensão de 12 meses da CNH e vira pesadelo dos motoristas brasileiros
- Nova Ford Ranger elétrica chega ao mercado para surpreender e desbancar a Toyota Hilux: lançamento revolucionário promete mudar o jogo no mercado de picapes elétricas
Todavia, o lítio tem um custo relativamente bom para o mercado, tendo batido os US$84 mil a tonelada em 2022. Isso se deve à alta demanda que impactou a procura por baterias de lítio para suprir a colocação de veículos elétricos no mercado. Para você ter um comparativo, em 2021 o preço da tonelada era de apenas US$13,89 mil. Ou seja, vimos um aumento de quase 505% em menos de um ano.
Vale destacar que o lítio é um dos principais componentes das baterias usadas atualmente nos veículos elétricos. Contudo, muitos estudos estão surgindo apontando para uso de metais alternativos como nióbio, grafeno, cobalto, níquel, manganês, fosfato e ferro.
Projeto “Grota do Cirilo” da Sigma Lithium tem produção estimada em milhares de toneladas para 2023
A empresa Sigma Lithium tem sua sede em Vancouver, no Canadá, e uma grande filial em Minas Gerais, aqui no Brasil. Todavia, a companhia iniciou um projeto denominado “Grota do Cirilo” com uma perfuração de sucesso para extração do lítio. Sendo assim, se estima que as operações sejam aprimoradas e efetuadas em larga escala a partir de 2023.
Ademais, estima-se uma produção de 37 mil toneladas de carboneto de lítio a partir do próximo ano. E a partir de 2024, espera-se que esse valor quase dobre, ou seja, devemos chegar a produzir 72 mil toneladas por ano.
Brasil é destaque mundial na extração e comercialização de diversos metais, inclusive o lítio, para carro elétrico
Devido à extensão do Brasil e sua diversidade geográfica, temos muito para ser explorado e comercializado. Afinal, temos reservas imensas de níquel, manganês, ferro, grafita e tantos outros minerais de interesse mundial. E também, a maior reserva de nióbio, que também poderá ser usado em baterias no futuro.
Contudo, de acordo com órgãos governamentais, as principais reservas de lítio estão no Ceará, Tocantins, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba e Minas Gerais. Sendo assim, embora muitas atividades se concentrem na região mineira, muito poderá ser explorado pelas empresas nacionais em outras reservas pelo Brasil, expandindo ainda mais a produção.
Além disso, vale destacar que a entrada no mercado global de lítio para baterias de carro elétrico é inédita para nosso país. Afinal, temos algumas empresas que produzem e extraem lítio, mas apenas para aplicações como lubrificantes e graxas.