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“O mais potente do mundo” – Toyota apresenta motor turbo 2.0 litros com 600 cavalos, superando até o Mercedes-AMG

Escrito por Lucas Carvalho
Publicado em 13/09/2024 às 14:52
“O mais potente do mundo” – Toyota apresenta motor turbo 2.0 litros com 600 cavalos, superando até o Mercedes-AMG
Foto: Reprodução

A Toyota desenvolveu um motor turbo 2.0 litros de 600 cavalos, superando o Mercedes-AMG A 45 em 200 cavalos e garantindo o título de motor mais potente do mundo. Descubra essa inovação incrível

Enquanto o mercado automobilístico global avança em direção à eletrificação, a Toyota surpreende ao continuar investindo no desenvolvimento de motores a combustão de alta performance. A gigante japonesa está projetando um novo motor turbo de 2,0 litros que promete revolucionar o setor, atingindo a impressionante marca de 600 cavalos de potência.

Isso representa um aumento significativo em comparação com o atual líder do mercado, o M139 da Mercedes-AMG, que desenvolve 400 cavalos.

O futuro dos motores a combustão

Nos últimos anos, muitos países têm adotado medidas rigorosas para incentivar a migração para veículos elétricos. A Europa, por exemplo, já estabeleceu uma legislação que proíbe a venda de carros movidos a gasolina e diesel a partir de 2035.

Nos Estados Unidos, a Califórnia adotou uma abordagem semelhante, planejando proibir o registro de novos veículos a combustão. No entanto, mesmo diante desse cenário, algumas montadoras continuam apostando em motores térmicos.

A Toyota, em particular, segue nessa linha, desenvolvendo tecnologias que buscam combinar alta performance e sustentabilidade.

A Toyota não está sozinha nesse esforço. Em parceria com a Subaru e a Mazda, a empresa trabalha no desenvolvimento de motores a gasolina de nova geração, que incluem versões de 1,5 e 2,0 litros.

A aposta da marca é que, mesmo com as regulamentações ambientais se tornando mais rígidas, ainda haverá um mercado significativo para veículos a combustão.

Além disso, a Toyota está comprometida em tornar seus motores compatíveis com combustíveis neutros em carbono, minimizando os impactos ambientais e assegurando a viabilidade dessas tecnologias a longo prazo.

Um motor que supera o concorrente da Mercedes

O M139 da Mercedes-AMG, lançado em 2019, é amplamente reconhecido como o motor 2.0 litros mais potente do mundo. Com seus 400 cavalos de potência e 500 Nm de torque, ele equipa o AMG A 45, um dos modelos mais prestigiados da montadora alemã.

No entanto, a Toyota pretende superar esse marco com seu novo motor turbo de 2,0 litros, que deve entregar nada menos que 600 cavalos. Isso representa uma densidade de potência impressionante de 300 cavalos por litro, algo que poucas montadoras conseguiram alcançar até o momento.

Essa nova versão superesportiva do motor 2.0 turbo da Toyota reflete o compromisso da marca em se manter à frente na competição de desempenho.

O desenvolvimento desse motor também destaca o foco da empresa em manter viva a paixão pelos carros esportivos, mesmo em um momento em que muitos fabricantes estão migrando para o mercado de veículos elétricos.

Diversas versões para atender a diferentes perfis de consumidores

A Toyota não está desenvolvendo apenas uma versão superesportiva desse motor. A marca planeja lançar várias variantes, cada uma com diferentes níveis de potência, a fim de atender a uma ampla gama de consumidores.

A versão mais básica do motor turbo de 2,0 litros oferecerá aproximadamente 300 cavalos e 400 Nm de torque, uma opção mais acessível para aqueles que buscam uma performance sólida sem abrir mão da eficiência.

Já para quem procura um equilíbrio entre potência e versatilidade, a Toyota oferecerá uma variante intermediária com cerca de 400 cavalos de potência e 550 Nm de torque. Essa versão se posicionaria como uma alternativa direta ao Mercedes-AMG A 45, permitindo que os entusiastas de performance escolham a opção que melhor se adapta ao seu perfil.

Todas essas versões estarão disponíveis com uma escolha entre câmbio automático de 8 velocidades ou câmbio manual de 6 velocidades, proporcionando ainda mais personalização para os consumidores.

Aplicações futuras

Os novos motores desenvolvidos pela Toyota estão sendo projetados para equipar dois modelos icônicos da marca: o roadster MR2 e o Celica. Esses veículos, que são sinônimos de esportividade e inovação, receberão as novas versões do motor 2.0 turbo, o que deve elevar ainda mais o desempenho de ambos os modelos.

De acordo com a imprensa japonesa, o MR2 será produzido em número limitado e estará disponível, inicialmente, apenas no mercado local. O preço sugerido para o MR2 e o Celica gira em torno de €60.800, ou cerca de 10 milhões de ienes.

Apesar de o futuro do setor automobilístico estar fortemente orientado para a eletrificação, a Toyota acredita que os motores a combustão ainda terão um papel relevante nas próximas décadas. A empresa estima que, até 2030, cerca de 70% dos veículos em circulação ainda serão movidos por motores a combustão.

No entanto, para enfrentar as regulamentações ambientais, a Toyota está desenvolvendo motores que podem funcionar com combustíveis neutros em carbono, ajudando a reduzir as emissões de CO2 e prolongar a vida útil dos veículos térmicos.

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Lucas Carvalho

Jornalista experiente com ampla atuação na cobertura de temas relacionados a petróleo, gás e energia renovável. Especialista em análises aprofundadas e tendências do setor, com enfoque em inovações tecnológicas e impacto ambiental. Autor de artigos relevantes na área.

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