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O maior túnel subaquático do MUNDO: A obra de US$ 7 Bilhões que está quase construída e redefinindo a engenharia sem usar perfuradoras!

Escrito por Carla Teles de Lima
Publicado em 26/01/2025 às 13:52
O maior túnel subaquático do MUNDO: A obra de US$ 7 Bilhões que está quase construída e redefinindo a engenharia sem usar perfuradoras!
O maior túnel subaquático do mundo vai ligar Alemanha e Dinamarca, com 18 km de extensão sob o Mar Báltico. Ele promete transformar viagens, reduzindo o trajeto de 45 minutos de balsa para apenas 10 minutos de carro!

Com 18 km de extensão, mergulhando 40 metros abaixo do Mar Báltico, o maior túnel subaquático do mundo está sendo construído com 89 seções pré-moldadas, prometendo revolucionar viagens e comércio entre Alemanha e Dinamarca.

Você já parou para pensar que algumas das maiores revoluções acontecem longe dos nossos olhos? Bem debaixo do Mar Báltico, um projeto colossal está redefinindo o que sabemos sobre construção: o Túnel Fehmarnbelt. E o mais impressionante? Ele está sendo construído sem uma única máquina de perfuração. Inovador, sustentável e ambicioso, este túnel de 18 quilômetros, que liga a Alemanha à Dinamarca, está prestes a se tornar o maior túnel subaquático do mundo.

Com um orçamento de US$ 7 bilhões e previsão de conclusão para 2029, o Fehmarnbelt é mais do que um feito de engenharia é um símbolo de progresso e colaboração.

Como o Túnel Fehmarnbelt está sendo construído sem perfuradoras

O túnel Fehmarnbelt vai passar por debaixo do Estreito de Fehmarnbelt, conectando Puttgarden, na Ilha Fehmarn (Alemanha), a Rødby, na Ilha Lolland (Dinamarca). Ele terá 18 km de extensão e estará localizado aproximadamente 40 metros abaixo do nível do mar.
O túnel Fehmarnbelt vai passar por debaixo do Estreito de Fehmarnbelt, conectando Puttgarden, na Ilha Fehmarn (Alemanha), a Rødby, na Ilha Lolland (Dinamarca). Ele terá 18 km de extensão e estará localizado aproximadamente 40 metros abaixo do nível do mar.

Quando pensamos em túneis, é comum imaginar gigantescas máquinas de perfuração cavando incansavelmente por montanhas ou debaixo do mar. Mas o maior Túnel Fehmarnbelt decidiu seguir outro caminho, apostando em um método revolucionário: as seções pré-moldadas.

Imagine construir um quebra-cabeça gigante, só que debaixo d’água. É exatamente isso que está acontecendo. Em vez de escavar o fundo do mar, os engenheiros estão fabricando 89 seções de túnel em terra firme. Cada segmento é uma verdadeira obra-prima de engenharia, com 217 metros de comprimento e pesando incríveis 73.500 toneladas.

Essas peças gigantes são cuidadosamente transportadas e posicionadas no fundo do mar. O nível de precisão é tão alto que até um milímetro faz diferença. Uma vez no lugar, elas são conectadas como se fossem blocos de LEGO, criando uma estrutura estanque e extremamente segura.

A instalação dessas seções não é brincadeira. A operação exige o uso de tecnologia avançada e equipes altamente especializadas. Cada segmento é abaixado lentamente até a posição exata, onde é conectado às demais peças. O resultado? Um túnel perfeitamente alinhado, pronto para resistir ao tempo e às forças da natureza.

Um projeto sustentável para o Mar Báltico

Construir um túnel desse porte no meio de um ecossistema delicado como o Mar Báltico não é tarefa simples. Mas o maior Túnel Fehmarnbelt prova que é possível aliar inovação à sustentabilidade.

Os engenheiros tomaram medidas rigorosas para minimizar os impactos ambientais. O ruído causado pela construção foi reduzido ao máximo, e o posicionamento das seções do túnel foi cuidadosamente planejado para evitar áreas sensíveis da vida marinha. Além disso, monitoramentos constantes garantem que o impacto seja o menor possível.

A sustentabilidade não para na construção. O túnel será equipado com sistemas de iluminação e ventilação altamente eficientes, reduzindo seu impacto ambiental a longo prazo.

Benefícios do túnel para viagens e comércio

Conforme Daily Galaxy, o impacto do Túnel Fehmarnbelt vai muito além da engenharia. Ele promete revolucionar viagens e comércio na Europa.

Hoje, cruzar o Estreito de Fehmarnbelt leva cerca de 45 minutos de balsa. Com o túnel, essa viagem será reduzida para apenas 7 minutos de trem ou 10 minutos de carro. Isso é como trocar uma estrada esburacada por uma rodovia de última geração.

Para as empresas, isso significa transporte mais rápido e confiável de mercadorias. A logística entre Alemanha e Dinamarca será fortalecida, abrindo novas oportunidades de comércio e estimulando o crescimento econômico em ambas as regiões.

Um símbolo de inovação e unidade europeia

O Túnel Fehmarnbelt não é apenas uma obra de infraestrutura; é um símbolo de cooperação internacional. Alemanha e Dinamarca uniram forças para criar algo que beneficiará não apenas seus países, mas toda a Europa.

Este projeto também mostra que inovação e sustentabilidade podem andar lado a lado. Ele redefine o que é possível na construção moderna e serve como exemplo para futuros projetos ao redor do mundo.

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Carla Teles de Lima

Falo sobre tecnologia, inovação e no setor de petróleo e gás, trazendo conteúdo atualizado e relevante sobre o mercado brasileiro. Todos os dias, compartilho informações sobre oportunidades de trabalho e as principais novidades do setor. Tem uma sugestão de pauta? É só enviar para o meu e-mail: carlatdl016@gmail.com.

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