O maior túnel ferroviário do mundo, localizado na Suíça, passa por uma reconstrução histórica após descarrilamento.
Você já ouviu falar do Gotthard? Se já foi à Suíça, deve estar familiarizado com o maior túnel ferroviário do mundo. Após um descarrilamento, esse icônico túnel está passando por uma reconstrução impressionante.
O Gotthard, maior túnel ferroviário do mundo, localizado na Suíça, é uma maravilha da engenharia e construção que começou a ser idealizada em 1947 pelo engenheiro Edward Gruner. Com 57 km de extensão, ele conecta o norte e o sul dos Alpes, sendo uma rota vital para o tráfego europeu de passageiros e mercadorias.
Nas últimas semanas, o túnel tem enfrentado desafios significativos. Em setembro de 2023, um trem de carga descarrilhou dentro do túnel, causando danos extensos aos trilhos ao longo de 7 km. O incidente foi tão grave que 16 vagões descarrilaram, levando ao fechamento parcial do túnel e desencadeando uma série de reparos urgentes.
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
- Cidade brasileira se prepara para ter a MAIOR obra contra enchentes de sua história
- Governo aprova e estado de São Paulo terá NOVO aeroporto! Terreno e investimento total já confirmados
Reparos e desafios do MAIOR túnel ferroviário do mundo
Os trabalhos de reparo já estão em andamento, mas não sem dificuldades. Os engenheiros precisam substituir trilhos danificados e garantir a segurança do túnel. A nova construção envolve condições adversas: temperaturas superiores a 40°C e uma quantidade enorme de poeira, obrigando os trabalhadores a pausas frequentes em contêineres de resfriamento.
O custo estimado para os reparos é de 130 milhões de francos suíços. Enquanto isso, soluções temporárias estão sendo implementadas para minimizar o impacto no tráfego ferroviário e rodoviário. A reabertura completa está prevista para setembro, mas até lá, apenas alguns trens de passageiros e cargas conseguem usar a rota.
História e impacto
A história do Gotthard é repleta de momentos marcantes. Desde a sua inauguração, o túnel reduziu significativamente o tempo de viagem entre Zurique e Milão, além de ter aliviado o congestionamento nas estradas europeias. É um projeto gigantesco, resultado de 17 anos de trabalho e um investimento de 10 bilhões de francos suíços.
A Suíça, conhecida por sua eficiência e precisão, tem enfrentado esse desafio com determinação. A nova construção do maior túnel ferroviário do mundo é uma prova do compromisso do país com a manutenção de sua infraestrutura de transporte vital.
No entanto, mesmo com todos esses desafios, o Gotthard continua sendo uma peça fundamental na rede de transporte europeia, conectando pessoas e mercadorias através dos Alpes. E, com os reparos em andamento, espera-se que ele continue a desempenhar esse papel crucial por muitos anos.