Com um investimento colossal de US$ 35 bilhões, o Aeroporto Internacional Al Maktoum (DWC) em Dubai está em um ambicioso processo de expansão para se tornar o maior aeroporto do mundo. Conheça os detalhes desta megaobra e suas tecnologias futuristas.
Dubai está redefinindo o futuro da aviação global com um projeto de proporções históricas. O Aeroporto Internacional Al Maktoum (DWC), também conhecido como Dubai World Central, está passando por uma expansão maciça. O objetivo audacioso é transformá-lo no maior aeroporto do mundo em capacidade e escala.
Abordaremos a grandiosidade da expansão planejada, as metas de capacidade de passageiros e carga, o cronograma de desenvolvimento faseado que se estende até a década de 2050, e as tecnologias inovadoras que prometem revolucionar a experiência aeroportuária no DWC.
Por que Dubai precisa do maior aeroporto do mundo?
A decisão de expandir massivamente o Aeroporto Internacional Al Maktoum (DWC) é uma resposta estratégica às limitações de capacidade do atual hub de Dubai, o Aeroporto Internacional de Dubai (DXB). Fontes oficiais indicam que o DXB, consistentemente o mais movimentado do mundo para passageiros internacionais, está se aproximando de seu limite operacional devido à sua localização em uma área urbana densa.
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O Aeroporto Internacional Al Maktoum (DWC) é um pilar fundamental da Agenda Econômica de Dubai (D33), uma estratégia que visa duplicar o tamanho da economia do emirado e consolidá-lo entre as três principais cidades globais, segundo declarações do Presidente Executivo da Dubai Aviation City Corporation, Sua Excelência Khalifa Al Zaffin.
O novo aeroporto será o motor do desenvolvimento da vasta “aerotrópole” Dubai South, uma cidade planejada de 145 quilômetros quadrados que integrará zonas logísticas, comerciais e residenciais. Esta expansão é vital para Dubai manter e reforçar seu papel como um hub de aviação global proeminente, assegurando capacidade para o crescimento futuro do tráfego aéreo.
Os números impressionantes do novo Al Maktoum

A ambição de tornar o DWC o maior aeroporto do mundo é sustentada por números que delineiam um projeto de magnitude sem precedentes. A área total planejada para o DWC é de 70 quilômetros quadrados, o que é cinco vezes o tamanho do atual Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), de acordo com informações oficiais.
A capacidade final projetada é de impressionantes 260 milhões de passageiros por ano (MPPA) e 12 milhões de toneladas de carga anuais, o que ultrapassaria significativamente qualquer aeroporto existente atualmente. A infraestrutura planejada é igualmente grandiosa, incluindo cinco pistas paralelas de alta especificação operacional e mais de 400 portões de embarque para aeronaves na fase final do desenvolvimento. O custo estimado total do projeto é de aproximadamente US$ 35 bilhões (equivalente a 128 bilhões de Dirhams dos Emirados Árabes Unidos), com reconhecimento por parte das autoridades de que pode haver variações nesse valor.
Construção em etapas: o cronograma para o mega-hub de Dubai até 2050
A transformação do DWC no maior aeroporto do mundo será implementada através de um desenvolvimento faseado que se estenderá por várias décadas. A Fase 1 do projeto tem como meta alcançar uma capacidade de 130 milhões de passageiros por ano até 2030, com a conclusão total desta fase, elevando a capacidade para 150 MPPA, prevista para 2032. Esta etapa inicial inclui a construção do Edifício do Terminal Oeste, da Ala 1 (Concourse 1) e das pistas 2 e 3.
A Fase 2 seguirá com a edificação de uma segunda ala (Ala 2), aumentando progressivamente a capacidade e o número de portões de embarque. A Fase Final, que culminará na conclusão total do projeto, está projetada para ocorrer “bem para dentro da década de 2050”, conforme divulgado por fontes oficiais. Esta fase incluirá o desenvolvimento do Terminal Leste, as alas 3 e 4, e as pistas quatro e cinco, além da expansão de sistemas internos de transporte e conexões com a Etihad Rail e o Metrô de Dubai. A abordagem faseada permite flexibilidade e a incorporação gradual de novas tecnologias.
Tecnologia, inovação e sustentabilidade no maior aeroporto do mundo
O Aeroporto Internacional Al Maktoum não aspira apenas a ser o maior em tamanho, mas também um paradigma de inovação, sendo referido como o “aeroporto do futuro”. Um dos conceitos centrais é o de um “aeroporto sem fronteiras”, onde Inteligência Artificial (IA) e tecnologias avançadas, como biometria em “túneis inteligentes” para imigração, permitirão que os passageiros se movam rapidamente pelos pontos de controle, como destacado por Khalifa Al Zaffin. A robótica também desempenhará um papel significativo no manuseio de bagagem, segurança, manutenção e em diversos serviços ao passageiro.
Sistemas de transporte automatizado (Automated People Movers – APM) subterrâneos e um sistema de manuseio de bagagem (BHS) de última geração garantirão a movimentação eficiente dentro do vasto complexo. O projeto também possui um forte compromisso com a sustentabilidade, visando a certificação LEED Gold. Iniciativas incluem o uso de energia solar (com meta de 42% das operações alimentadas por esta fonte), uma drástica redução no consumo de água (meta de 57%) e um objetivo futuro de zero resíduos enviados para aterro, conforme a visão da Dubai Aviation Engineering Projects (DAEP), entidade responsável pelo desenvolvimento do aeroporto.



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