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O lendário Kadett GSi: Chevrolet esportivo nacional com toque italiano e que ainda não morreu!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 31/05/2024 às 20:14
Atualizado em 01/06/2024 às 01:29
gm - kadett gsi - chevrolet
foto/reprodução: quatrorodas

Há mais de 30 anos surge um ícone nacional conversível, um GM que virou febre no Brasil e no mundo e deixou concorrentes babando!

O Chevrolet Kadett GSi Conversível, um ícone da indústria automobilística brasileira, desembarcou nas ruas nos anos 90 com uma proposta ousada: combinar a elegância italiana com a potência e esportividade da General Motors (GM). Com sua carroceria enviada para ser finalizada na Itália pela renomada Bertone, o Kadett conversível trouxe uma receita única de sofisticação para enfrentar os importados. Vamos explorar os detalhes desse clássico que ainda impressiona os entusiastas automotivos, de acordo com quatrorodas.

O nascimento do kadett GSI conversível

No auge da abertura do mercado brasileiro aos carros importados, o Kadett GSi Conversível surgiu em 1991, acrescentando uma importante vogal ao nome da versão GS, lançada em 1989. Enquanto os primeiros BMW, Mercedes e Alfa roubavam atenções nas ruas, o GSi conseguiu se destacar como um dos carros mais exclusivos do mercado nacional. Mas o que tornava esse modelo tão especial?

A arte da dualidade: nacionalidade brasileira e italiana

O Kadett GSi Conversível era um verdadeiro cidadão do mundo automotivo. Sua complexidade de produção era inédita na indústria brasileira. Enquanto o Ford Escort XR3 era produzido localmente em parceria com a Karmann Ghia, o GSi adotava uma abordagem diferente. Suas estruturas metálicas eram fabricadas no Brasil e, em seguida, enviadas ao estúdio Bertone na Itália. Lá, as chapas ganhavam as formas do conversível, conferindo-lhe um toque italiano inigualável. Feito isso, a carroceria voltava ao Brasil, onde a mecânica era instalada e o carro recebia pintura, acabamento e capota. Uma verdadeira dualidade de nacionalidades!

Desempenho e comparativos

O GSi Conversível não era apenas um rosto bonito. Seu motor 2.0 de 121 cv proporcionava uma aceleração impressionante, levando-o de 0 a 100 km/h em apenas 10,7 segundos. Em comparação com seu concorrente direto, o Ford Escort XR3, o Chevrolet alcançava 175,4 km/h de velocidade máxima, superando os 168,4 km/h do Ford. No entanto, o XR3 mantinha uma pequena vantagem na economia de combustível. Afinal, mesmo com toda a potência, o GSi só piorava 2% em relação ao hatch fechado.

Manutenção e valor de mercado do kadett GSI

Dirigir um Kadett GSi é uma experiência nostálgica e emocionante. No entanto, como todo clássico, ele tem suas peculiaridades. Peças de acabamento podem ser difíceis de encontrar e caras, mas a manutenção mecânica é relativamente simples e acessível. Para colecionadores e entusiastas, o GSi é um verdadeiro tesouro, com seu valor de mercado muito acima da tabela FIPE para carros bem conservados.

Portanto, o Chevrolet Kadett GSi Conversível é uma combinação perfeita de elegância italiana, potência brasileira e nostalgia sobre quatro rodas. Se você cruzar com um desses raros exemplares pelas ruas, saiba que está diante de um pedaço da história automobilística nacional e internacional.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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