O reparo de navios gigantes em estaleiro é uma operação impressionante que envolve técnicas avançadas e um planejamento cuidadoso. Este processo garante a manutenção e a segurança dessas embarcações essenciais para o transporte global.
Navios, como qualquer outra estrutura que passa longos períodos na água, acumulam organismos indesejados, como algas e pequenos animais. Esse fenômeno, chamado biofouling, aumenta o arrasto dos navios, reduzindo sua velocidade e causando danos ao casco, o que leva a reparos caros. Para solucionar esse problema, os estaleiros aplicam uma tinta especial chamada anti-incrustante.
O processo de reparo começa com a preparação da superfície do casco. Especialistas limpam e polem a área, removendo ferrugem e vestígios de biofouling. Em navios grandes, como porta-aviões e cargueiros, isso é crucial para garantir a aderência da nova camada de tinta. Com a superfície limpa, a equipe aplica a tinta anti-incrustante usando pistolas de spray ou rolos, dependendo do tamanho do navio.
As tintas anti-incrustantes modernas são mais complexas e amigáveis ao meio ambiente do que as antigas, que usavam substâncias tóxicas como arsênio e mercúrio
Hoje, os revestimentos utilizam polímeros como silicone ou epóxi, além de enzimas naturais e compostos de cobre que impedem a formação de colônias de moluscos no casco. Outro aspecto crucial no estaleiro é a manutenção dos tanques de lastro, que ajudam a manter a estabilidade dos navios.
- Maior motor do mundo é do tamanho um prédio de três andares e 108.920 cavalos de potência — Potência equivalente a 1200 carros populares
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
Esses tanques são regularmente inspecionados para detectar corrosão, rachaduras ou deformações. Drones são frequentemente utilizados nessas inspeções, pois podem acessar espaços apertados de forma segura e eficiente. Técnicas avançadas, como a detecção ultrassônica, ajudam a identificar problemas precocemente.
Durante a construção dos navios ou após as inspeções, os tanques de lastro recebem uma camada de tinta epóxi para proteger contra corrosão. A aplicação é feita com pulverizadores de alta pressão, que garantem uma cobertura uniforme e eficiente.
O estaleiro é um lugar onde a tecnologia e a habilidade manual se encontram. Os pintores marinhos, especializados em trabalhar com superfícies de aço, usam equipamentos sofisticados para aplicar os revestimentos necessários, prolongando a vida útil dos navios e garantindo sua operação segura.
O reparo de navios em estaleiro é um processo vital e altamente especializado que envolve desde a limpeza e preparação do casco até a aplicação de revestimentos avançados. Esse trabalho meticuloso garante que os navios continuem operando de forma eficiente e segura nos mares do mundo.