1. Início
  2. / Automotivo
  3. / O Honda HR-V 2026 manteve o que já agradava: motor turbo eficiente e condução esportiva, mas perdeu terreno ao oferecer menos espaço no porta-malas e tecnologia defasada
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 3 comentários

O Honda HR-V 2026 manteve o que já agradava: motor turbo eficiente e condução esportiva, mas perdeu terreno ao oferecer menos espaço no porta-malas e tecnologia defasada

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 07/09/2025 às 12:42
Honda HR-V 2026 aposta em visual e motor turbo, mas perde para rivais híbridos no porta-malas, consumo e preço até R$ 20 mil menores
Honda HR-V 2026 aposta em visual e motor turbo, mas perde para rivais híbridos no porta-malas, consumo e preço até R$ 20 mil menores
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
4 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Novo SUV da Honda manteve motor 1.5 turbo e proposta esportiva, mas perdeu espaço diante da concorrência que oferece híbridos mais baratos, com maior porta-malas e tecnologia embarcada.

O Honda HR-V 2026 chega ao Brasil praticamente sem mudanças mecânicas em relação à linha anterior. A Honda aposta no design esportivo e no já conhecido motor turbo como diferenciais para manter o SUV entre os mais vendidos. Entre janeiro e julho de 2025, foram 36.086 unidades emplacadas, colocando o modelo como o 4º utilitário mais vendido do país.

Apesar da boa aceitação, o HR-V enfrenta concorrentes cada vez mais fortes. Modelos híbridos de marcas como BYD e Haval oferecem mais tecnologia, maior eficiência no consumo e preço até R$ 20 mil mais baixo. Isso pressiona o modelo da Honda a atualizar sua proposta.

O que mudou no HR-V 2026

O Honda HR-V 2026 manteve o que já agradava: motor turbo eficiente e condução esportiva, mas perdeu terreno ao oferecer menos espaço no porta-malas e tecnologia defasada

As mudanças ficaram restritas a detalhes visuais e de acabamento.

A versão Touring ganhou grade frontal em preto brilhante, setas sequenciais e lanternas traseiras 100% em LED.

São alterações estéticas que reforçam o apelo de sofisticação, mas sem impacto direto na mecânica ou no consumo.

Outro destaque é o design cupê, com linha de teto inclinada e posição de dirigir mais baixa, que aproxima o SUV da experiência ao volante do Honda Civic.

Essa característica segue como um dos atrativos para quem busca estilo esportivo em um utilitário.

Pontos fortes do modelo

O motor 1.5 turbo continua sendo o principal trunfo do HR-V.

Com 177 cv, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, oferecendo retomadas ágeis e bom desempenho em ultrapassagens.

A suspensão equilibra conforto e firmeza, transmitindo segurança tanto na cidade quanto na estrada.

Além disso, o câmbio com trocas manuais no volante e a posição elevada da alavanca reforçam a condução esportiva.

Para motoristas que priorizam prazer ao dirigir, o conjunto segue competitivo frente aos rivais.

Limitações e falhas tecnológicas

Apesar dos avanços, o HR-V ainda apresenta falhas em recursos de assistência.

O piloto automático adaptativo reduz a velocidade de forma brusca em situações desnecessárias, o assistente de faixa só atua acima de 72 km/h e o alerta de ponto cego ocupa toda a tela da multimídia ao acionar a seta.

Outro ponto crítico é o porta-malas de apenas 354 litros, o menor entre os concorrentes diretos.

O VW T-Cross entrega 373 litros, o Hyundai Creta 422 litros e o Toyota Corolla Cross 440 litros, todos mais práticos para famílias que precisam de espaço.

Rivais híbridos em vantagem

O cenário se torna mais desafiador quando se olha para os rivais híbridos.

O Haval H6 One custa R$ 199 mil — quase R$ 10 mil a menos que o HR-V Touring — e já entrega conjunto híbrido convencional.

O BYD Song Pro, por R$ 189.990, é híbrido plug-in e roda até 62 km só na energia elétrica, além de custar quase R$ 20 mil a menos.

Esses modelos oferecem maior eficiência energética e pacotes tecnológicos mais completos, o que torna o custo-benefício mais atrativo para consumidores que priorizam economia de combustível e conectividade.

Vale a pena comprar o HR-V 2026?

O Honda HR-V 2026 segue como opção sólida para quem busca motor turbo eficiente, condução esportiva e a confiabilidade da marca.

No entanto, perde espaço frente a rivais que entregam mais tecnologia, maior porta-malas e preços mais competitivos.

Para motoristas que valorizam desempenho e estilo, o HR-V ainda é um bom negócio. Já para famílias que precisam de espaço interno e economia, os híbridos concorrentes podem ser escolhas mais inteligentes.

E você, acredita que a Honda deveria apostar em uma versão híbrida para manter o HR-V competitivo no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários — queremos ouvir quem vive essa realidade no dia a dia.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Luiz Alberto
Luiz Alberto
07/09/2025 14:47

A Honda deveria lançar a versão Híbrida turbo em lugar da EXL pelo mesmo preço que já é muito caro e oferece muito pouco.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
07/09/2025 14:45

Trocar um Haval por isso aí é muito amor 😂😂☝️😂😂😂😂

Jeferson Simões
Jeferson Simões
07/09/2025 14:33

Acho que o ideal é melhorar o tamanho do porta malas, rever essa questão é fundamental, pois se usar o sistema Magic Seat perde-se a capacidade de mais um passageiro. A Honda já produz o Civic Híbrido, o problema aí é o preço, ou seja, se fizer esse sistema e o preço subir como no irmão sedan, fica complicado vender na mesma proporção.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x